Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

Maria Josephina Mignone interpreta valsas de Ernesto Nazareth

O casal Francisco e Maria Josephina Mignone.

Ontem fui surpreendido pelo amabilíssimo pedido de Luiz Antonio de Almeida, pianista e Chefe de Pesquisa do Museu da Imagem e do Som – Rio de Janeiro. A solicitação do amigo Luiz Antonio foi no sentido de postar no nosso canal youtube as valsas FACEIRA e PÁSSAROS EM FESTA, de Ernesto Nazareth, na interpretação da pianista Maria Josephina Mignone.

Bom que se diga que as valsas não foram gravadas em disco pela célebre pianista, viúva do compositor e maestro Francisco Mignone. sendo até então inéditas na interpretação de Maria Josephina.

Não preciso dizer que prontamente atendi ao prazeroso pedido e compartilho as valsas FACEIRA e PÁSSAROS EM FESTA com os amantes da boa música.

 

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

13 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Odeon
    Odeon

    [video:http://youtu.be/yfyGYKtsPcA%5D

    Odeon, tango brasileiro publicado em 1909 pela Casa Mozart (E. Bevilacqua & Cia.) em edição custeada pelo autor, dedicado “à distinta empresa Zambelli & Cia.”, proprietária do Cinema Odeon. Desde 1909 Nazareth tocava na sala de espera do referido cinema, o mais luxuoso da cidade. Muitas pessoas frequentavam o Odeon só para ouvir Nazareth tocar, deixando inclusive de assistir aos filmes.

    Durante a vida de Nazareth, Odeon não foi uma peça de especial destaque, tendo sido gravada apenas em 1912,  pelo próprio compositor juntamente com Pedro de Alcântara ao flautim. Porém algumas décadas após a morte do compositor, Odeon tornou-se seu maior sucesso, especialmente depois que recebeu letra do poeta Vinícius de Moraes na década de 1960. Até 2012, alcançou a impressionante marca de 325 gravações comerciais, feitas em diversos países.

    Hoje Odeon figura no imaginário coletivo sendo um dos choros mais conhecidos do Brasil e do mundo, ao lado de Apanhei-te, cavaquinho e Brejeiro.

    Trechos publicados no site do Instituto Moreira Salles, Comemorativo dos 150 anos de Ernesto Nazareth.

  2. Vai fundo Gato Mestre!

     

    Tomado pela raiva, o Gato Mestre vai nadar de Fortaleza a Lisboa, sem fazer nenhum pit stop pra repor as energias e relaxar.

    No zovidos, ele levará fones pra tocar as valsinhas da Josephina – xá pra lá…

    Flui!

  3. Uma pena não ter gravado mais

    Uma pena não ter gravado mais Nazareth, a interpretação está divina, ela toma até algumas liberdades sutis bem legais. Olha que diante de tantos intépretes de Nazareth, esta está entre as melhores. Tenho apenas seus LPs com obras de Mignone. A propósito, Pássaros em Festa é um primor, meu pai gostava muito dessa valsa. Obrigado Luciano, um presentão.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador