Lágrimas na ribalta: morre a atriz Marília Pêra

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Atualizado às 12h com vídeos enviados por Luciano Hortencio

Jornal GGN – Marília Pêra morreu hoje, sábado, dia 5, no Rio de Janeiro. Ela tinha 72 anos. A atriz afastou-se recentemente do trabalho, por um ano, para tratamento de um desgaste ósseo na região lombar. Nos últimos meses lutou contra um câncer de pulmão.

Uma das mais completas artistas do Brasil, ela era atriz, cantora, bailarina, diretora, produtora e coreógrafa, com mais de 50 peças, perto de 30 filmes e cerca de 40 novelas, minisséries e programas de televisão estão em seu currículo. Seu último trabalho foi uma participação na novela “Pé na Cova”, da Globo.

Filha de atores, Marília Pêra nasceu em 22 de janeiro de 1943, no bairro do Rio Comprido, Zona Norte do Rio de Janeiro. Ainda criança, seus pais a levaram para os palcos.

Dos 14 aos 21 anos, atuou como bailarina em musicais e revistas como Minha Querida Lady (1962), protagonizado por Bibi Ferreira, e O Teu Cabelo Não Nega (1963), biografia de Lamartine Babo, como Carmen Miranda . Nessa época, trabalhou também em programas como Espetáculos Tonelux, Grande Teatro Tupi, Grande Teatro da Imperatriz das Sedas, Teatrinho Troll e Câmera Um.

Largou os estudos no primeiro ano científico para casar-se com o ator Paulo Graça Mello, em 1959. Depois disso estreou peças e musicais e foi se excursionar por Portugal. Depois de separar-se, Marília foi  contratada pelo diretor Abdon Torres, em 1965, para compor o elenco que iria inaugurar a TV Globo.

https://www.youtube.com/watch?v=FOG7ql10veQ]

[video:https://www.youtube.com/watch?v=idgti1hRWr4

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

19 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Marília Pêra

    Nassif,

    A notável Marília Pêra lutou bastante, mas não resistiu à doença.

    Sempre muito honesta e atriz que cantava, dançava e interpretava, a completa Marília se torna uma enorme perda para o teatro brasileiro.

  2. Nos anos 60 Marília Pera era

    Nos anos 60 Marília Pera era muito comediante, fazendo a gente se rir muito com o jeito engraçado. Disse algumas vezes que gostava de se inspirar em Dercy Golçalves, e, de fato, teve um tempo que se via semelhança entre elas. Enfim, foi mesmo uma artista completa, sob todos os aspecto. 

    Não tenho certeza, mas parece que com o casamento dela com Nelson Motta foi que nasceram suas filhas, não sei quantas. E foi um relacionamento longo e bem sucedido, mesmo após a separação, quando ambos prosseguiram amigos.

    Fiquei triste com essa notícia porque tinha uma admiração imensa por Marília Pêra, que espero possa estrear como a artista completa hoje mesmo lá no outro Plano, de preferência ao lado de Deus, Nosso Senhor, com suas bênçãos. 

  3. A vida escrachada de Joana Martini e Baby Stompanatto

    Conheci Marília Pera pela TV Tupi monocromática, nesse trabalho revolucionário escrito pelo revolucionário Bráulio Pedroso. Marília Pera e Hélio Souto, dupla impagável.

  4. E que não se esqueçam:
    1-

    E que não se esqueçam:

    1- Estreia dela na TV Globo em ROSINHA DO SOBRADO, em 1965 (PQP! 50 anos se passaram)

    2- Sueli, em Pixote, A Lei do Mais Fraco

    3- A antológica cena em CENTRAL DO BRASIL em que sua personagem dinheiro pro banco errado para Dora (Fernanda Montenegro)

    4- Todas as peças de teatro.

    Obrigado pelo seu talento, Marilia.

  5. Não entendo nada de teatro,

    Não entendo nada de teatro, portanto não tenho como avaliar o seu trabalho. Mas, Marilia Pera entra para a História como uma mulher de extrema direita, que apoiou Fernando Collor em 1989 e sempre esteve ao lado das pessoas mais nefastas deste País. Não vejo por que homenagea-la neste blog, há espaços mais adequados para tal. Como dizia meu falecido avô, lado de lá, lado de lá; lado de cá, lado de cá.

    1. Não é bem por aí.

      Heisemberg ( Procure princípio da incerteza no wikipedia) era um físico fodaço. Mas era Nazista. Não se deixou de se homenagear o físico pelas suas opções políticas.

      1. Então, estamos de acordo.

        Então, estamos de acordo. Marilia Pera pode ter sido uma excelente atriz, mas era fascista. Pode e deve ser homenageada por seus pares, mas não é o caso deste blogue, na minha opinião.

    2. Paulo P Ribeiro, o famoso

      Paulo P Ribeiro, o famoso ninguém, acha que Marília Pera entrará para a história por ter apoiado o Collor.

      Não há salvação pra essa alma.

    3. Marília Pera participou da

      Marília Pera participou da montagem de Roda Viva em plena ditadura militar e foi inclusive presa por isto. Se isto é ser de direita… o fato dela ter apoiado Collor não a diminui em nada. Aliás, quem foi que colocou o Collor de volta no governo pra ele roubar? Se eu não me engano foi o Lula.

  6. Um talento a menos, a ser

    Um talento a menos, a ser explorado pela elite monopolista corrupta.

    Como pessoa e artista sensível que era, deve ter somatizado o ambiente em que trabalhava, o qual não lhe fez bem.

    O artista é assim, capta o ínvisivel aos olhos comuns, transmite com seu talento e de forma metafórica (no caso de Marília Pera, com sua fina ironia) as contradições (injustiças) da realidade, mas muitas vezes não consegue se livrar das armadilhas dessas contradições, manipulações, extorções e seus quadros de estresse, geradores de doenças.

    Tudo passa ! A morte a todos iguala.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador