Morre ex-presidente nacional do PSDB Sérgio Guerra

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

Jornal GGN – Morreu hoje (06) o deputado federal Sérgio Guerra (PSDB-SP), presidente da legenda em Pernambuco e do Instituto Teotônio Vilela, órgão de estudos e formação política do PSDB, com sede em Brasília.

Também ex-presidente nacional do partido, Sérgio Guerra faleceu aos 66 anos por complicações de um câncer nos pulmões. Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, há mais de 20 dias para o tratamento da doença, que foi agravada por uma pneumonia.

Guerra nasceu em Recife, era economista e pecuarista, ingressou ao PMDB em 1981, elegendo-se deputado estadual no ano seguinte. Em 1986 foi reeleito pelo PDT e, três anos depois, filiou-se ao PSB, assumindo os cargos de secretário estadual de Indústria, Comércio e Turismo e de Ciência e Tecnologia, no governo Miguel Arraes.

Entrou para o PSDB em 1999, assumindo o mandato de senador em 2003, quando foi autor do projeto de lei que instituiu o Fundo de Apoio ao Biodiesel. Em Pernambuco, Sérgio Guerra foi o principal responsável pela aproximação do PSDB com o governador Eduardo Campos (PSB).

Foi na sigla que também coordenou as duas últimas campanhas presidenciais tucanas: a de Geraldo Alckmin, em 2006, e de José Serra, em 2010.

Foi presidente nacional do partido de 2007 a 2013. Em 2012, participou ativamente de uma reestruturação no partido, com maior investimento nas redes sociais.

Recentemente, como deputado federal, votou a favor da emenda constitucional PEC 37 – que limitaria o poder de investigação criminal a polícias, retirando a possibilidade do Ministério Público –, que posteriormente foi derrotada por 430 votos a 9.

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Sem querer ser meio que

    Sem querer ser meio que parecido com eles do lado de lá que numa hora destas sempre soltam a perola, mais ja sendo igual.

    Já foi tarde, deveria ter ido muito, mais muito antes.

  2. Mais perai, tem uma coisa

    Mais perai, tem uma coisa errada ai, esse sujeito nao pode ser de jeito nenhum um deputado federal pelo (PSDB-SP)

    Esse sujeito é la das bandas de Pernanbuco.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador