Um movimento para salvar a Casa de Guimarães Rosa

Jornal GGN – O movimento intitulado “Salvem a casa de Guimarães Rosa em Belo Horizonte” defende a total manutenção da casa onde o escritor viveu, transformando o imóvel em um centro cultural ou museu.

Enviado por Miram L.

Agenda confirma residência de Guimarães Rosa em BH

Da Rede Minas

O Agenda teve acesso exclusivo ao documento que comprova que o escritor mineiro Guimarães Rosa morou na casa localizada na rua Leopoldina, número 415, no bairro Santo Antônio. A residência, onde nas décadas de 80 e 90 funcionou o famoso Bar do Lulu, no momento está ameaçada de ser descaracterizada pela construção de um empreendimento imobiliário.

A prova que Guimarães Rosa realmente morou no local durante a adolescência é uma certidão de casamento do escritor com a sua primeira mulher, Lygia Cabral Penna. Nas redes sociais, o movimento “Salvem a Casa de Guimarães Rosa” tenta impedir que o espaço seja demolido e propõe a construção de um centro cultural para preservação da memória de Rosa. A casa integra um conjunto de treze imóveis da rua Congonhas que foi tombado pelo patrimônio municipal em 2007 e, que de acordo com a prefeitura, deve ser mantido e incorporado ao novo empreendimento.

Assista à reportagem completa:

https://www.youtube.com/watch?v=RfQffINwd5U width:700 height:394

Redação

5 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Por quê ?

    Não vejo interesse nesse imóvel, a não ser que Guimarães Rosa tenha escrito ali algumas de suas obras ou coisa assim, como ele era um diplomata, presumo que morado em vários lugares no mundo, então por que esse ? E se esse tal imóvel é onde funcionou o Bar do Lulu,aí é que não vejo nenhum interesse pois era um ponto conhecido pelo tráfico de drogas em BH, tendo ali inclusive ocorrido um assassinato de um jovem, 

  2. Adoro Grande Sertão: veredas.

    Adoro Grande Sertão: veredas. Um dos melhores livros já escritos pela humanidade. Acho importante preservar. Só que pergunto = e a família do escritor? Ninguém está interessado em manter a casa – de preferência com o dinheiro da família, sem lei rounet ou algo do gênero? 

  3. Excelente Matéria, o Brasil tem que preservar a História!

    Para quem não conhece, esta casa faz parte de um conjunto de casas tombadas na Rua Congonhas. Esta rua e estas casas foram o cenário do Filme Menino Maluquinho e hoje querem construir uma torres(ou torres) de mais de 20 andares no local. Mesmo que se preservem as casas a(s) torre(s) irão atrapalhar a visibilidade das casas e a iluminação da rua. Vale lembrar ainda que o bairro não tem condições de comportar tal empreendimento.

    A prefeitura deveria ter vergonha de até hoje não ter exigido a restauração das casas e também de cogitar a aprovação deste empreendimento.

     

     

     

     

  4. Publicação no Minas Gerais sobre a residência de Guimarães Rosa

    Temos duas publicações do Minas Gerais, escaneadas, do ano de 1932, referentes a “Correspondência de Oficiais e Praças em Operações”, em que se confirma a veracidade do fato de que Guimarães Rosa residia à Rua Leopoldina, 415. Caso seja do seu interesse, podemos enviá-las para reforço de sua materia. Se aqui tivesse alguma entrada para baixar documentos, nós os adicionaríamos. 

    Colaboradores:- Neuza Spínola e Antonio Alcântara

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador