Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

Natureza Bela, por Luciano Hortencio

Natureza Bela, por Luciano Hortencio

NATUREZA BELA, composição de Felisberto Martins e Henrique Mesquita, foi apresentada inicialmente como samba-enredo da Escola de Samba Unidos da Tijuca, em 1936, sendo seu título NATUREZA BELA DO MEU PAÍS. São informações de José Ramos Tinhorão no livro Pequena história da música popular, citado pelo amigo pesquisador Samuel Machado Filho, em comentário colocado em vídeo publicado no youtube.

Coube a Gilberto Alves a primazia de gravar o samba em 17 de julho de 1941, com a orquestra do maestro Fon-Fon, sendo o título reduzido para NATUREZA BELA e sem vinculação com o período momino. Disco 12.032-A, matriz 6715, lançado em setembro do mesmo ano.

NATUREZA BELA foi reeditada em março de 1947, constando do disco Odeon 12.771-A. A excelência do samba e a força interpretativa de Gilberto Alves deram margem a que o intérprete novamente o gravasse em 1960, disco Copacabana 6.113-B, matriz M-2658, tendo sido lançado em dezembro daquele ano.

Há que se salientar ainda a excelente gravação de NATUREZA BELA apresentada pelo Maestro Severino Araújo e sua Orquestra Tabajara, de 13 de abril de 1952, disco Continental 16.619-B, matriz C-2869, lançado no suplemento de setembro a dezembro da Gravadora Continental.

Trago aqui, graças à disponibilidade do amigo Miguel Ângelo de Azevedo, mantenedor do Arquivo Nirez, a gravação original de 1941, além da versão orquestral da Orquestra Tabajara, de 1952.

Aproveito o espaço para divulgar a NATUREZA BELA do meu Ceará, aqui representada pelo Rio Cocó, que atravessa o Parque Estadual do Cocó. As fotos foram batidas das pontes constantes na Avenida Engenheiro Santana Júnior e Sebastião de Abreu, bairro do Cocó, nessa cidade de Fortaleza.

https://www.youtube.com/watch?v=UERzq5nFqQQ]

[video:https://www.youtube.com/watch?v=0IPhSI_c55I

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Cheiro de natureza

    Dom Lulu não tenho imagens aqui na minha manga da diversa fauna e flora brasileiras, não obstante trago um pouco da primavera europeia que, enfim!, chegou.

    Image associée

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador