Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

O Coral do Estado do Ceará e seu cancioneiro, por Luciano Hortencio

Por Luciano Hortencio

Parece que quanto mais o tempo passa, mais a saudade aumenta. Feliz de quem sente saudade pois esse sentimento a gente tem somente daquilo que foi bom, importante e querido na vida da gente.

Sou muito feliz por ter muitas e muitas coisas a relembrar com saudade. Dentre essas boas recordações trago a saudade dos bons tempos que participava do movimento coral em Fortaleza. Comecei fazendo o Curso de Canto Coral, de responsabilidade do Conservatório de Música Alberto Nepomucento e Universidade Federal do Ceará, porém, assim como o ano de 1968, não terminei, uma vez que o Curso de Canto Coral foi extinto sem ver nem pra que… Coisas de 1968…

Embora não tenha concluído o Curso de Canto Coral, de três anos, por ter o curso sido extinto no meio do terceiro ano, comecei a cantar no Grupo Vocal O Canto do Aboio, onde coloquei em prática o que havia ali aprendido. O que a gente aprende, ditadura nenhuma toma. Participei ainda do Coral da Universidade Federal do Ceará, Coral do Estado do Ceará, Coral de Câmera do Ceará e Grupo Vocal Porta Voz. Cantei de 1968 até o ano de 2004. 

Em 1981 tive o prazer de participar do primeiro disco do Coral do Estado do Ceará e é esse trabalho que mostro hoje com muito orgulho e grande saudade.

Esse post é em homenagem à maestrina, professora e musicista DÁLVA STELLA NOGUEIRA FREIRE.

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

12 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Meu Rei

    “Como repórter, ao longo dos anos, comecei a conhecer juízes da Suprema Corte, figuras políticas, cientistas, escritores, poetas e detetives de homicídios. De um modo geral, prefiro passar o meu tempo com os músicos de jazz. Acostumados a correr riscos cada noite, eles sabem o que estão dizendo, e, sendo viajantes constantes, em várias cidades e países, são multiculturalistas de uma forma que não pode ser ensinado nas universidades. Quando eu era criança, em Boston, os músicos de jazz me pareciam maior que a vida, e alguns deles ainda o são.” — Nat Hentoff

    1. Nat Hentoff, pesadelo de todo

      Nat Hentoff, pesadelo de todo garcom.

      Se voce oferecer uma sobremesa pra ele ele vai levar 5 horas pra decidir se quer sorvete de chocolate, vanilla, ou strawberry…

      1. Decisão

        Dá, logo, uma banana flambada na pinga, uai!?

        Revelo, com muito gosto, que já tomei a magnífica “Decisão” de Sabinópolis do interior das Gerais.

        Recomendo!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador