Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

O Cordão dos Puxa-Saco

 

Encontrei essa imagem na internet e imediatamente a associei ao CORDÃO DOS PUXA-SACO, marchinha carnavalesca de Roberto Martins e Frazão, interpretada pelos Anjos do Inferno.

Trago-a aqui com o intuito de descontrair as tensões dessa semana que antecede as eleições.

Acho que o Cordão dos Puxa-Saco poderia perfeitamente ser o MELÔ DO COXINHA, quer seja ele de esquerda, centro ou direita.

Abraço pra todo mundo!

luciano

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Mestre?

       

      Esse bocaberta sou eu

      Para você, ML, ver como são os nosssos amigos…

       

      Já troquei o “Raposão” pelo “Vovô” e isto não impediu que eu fosse sacaneado publicamente, desta forma.

    1. Grande abraço, Paulo Gurgel!

      EntreMentes

      O BLOG DO PAULO GURGEL

      20 dezembro, 2013

       

      O puxa-saco

       Origem da expressão
      Começou como uma gíria militar. Para definir os soldados (especialmente aqueles mais solícitos) que puxavam os sacos dos oficiais durante as viagens. Nesses sacos os oficiais guardavam suas roupas, e os soldados, ao puxá-los, passavam a ideia de subserviência. Com o tempo, as pessoas passaram a admitir que os sacos puxados poderiam ser anatômicos, daí o surgimento de novas expressões a estes relacionadas como babão e baba-ovo.
      Segundo a blogueira Gislaine Lima, puxa-saco tem até dia. É comemorado, informalmente, em 20 de dezembro por ser a data-limite para o pagamento da segunda parcela do 13º salário. Neste dia do ano, todos os puxa-sacos saem pelas ruas à procura do presente de Natal para os respectivos chefes.
      Sinônimos
      Adulador, capacho, chaleira, corta-jaca, incensador, lambe-botas (lambe-esporas), lacaio, pelego, sabujo, turibulário, xeleléu…
      Frases
      Cada frase do adulador é composta de um sujeito, um predicado e um cumprimento. (Georges Clemenceau)
      Nenhum puxa-saco suporta uma auditoria.
      O puxa-saco serve a quem não tem amigos de verdade.
      Formiga e puxa-saco há em todo lugar.
      Quem puxa saco, puxa tudo. Inclusive tapete.
      O puxa-saco sai até na radiografia do chefe. ►
      Músicas
      1 – O cordão dos puxa-sacos (c/Anjos do Inferno)
      Lá vem o cordão dos puxa-sacos / dando vivas a seus maiorais / quem está na frente é passado pra trás / e o cordão dos puxa-sacos cada vez aumenta mais. (Marchinha de Roberto Martins e Frazão)
      2 – O puxa-saco (c/ Jackson do Pandeiro)
      Vou arranjar o lugar de puxa-saco / pois puxa-saco tá se dando muito bem.
      3 – O xeleléu, (c/ Coronel Ludugero)
      Xeleléu, ô xeleléu / o teu lugar tá garantido lá no céu.
      4 – O puxa-saco (c/ Zeca Pagodinho)
      É um carrapato, uma cola, um chiclete / esse cara do chefe não quer desgrudar.
      O personagem Fagundes
      Criação do cartunista Laerte, é um puxa-saco de mão cheia. Todos os momentos de sua existência são dedicados a enaltecer o chefe – para o desespero deste! O “chefinho”, para Fagundes, será sempre o primeiro e único! 
      Títulos de algumas das tiras com este personagem: Todo mês compro a “Playboss”, a revista do puxa-saco de bom gosto. Alguém já lhe disse hoje que o senhor é simplesmente o máximo? Quem não vive para servir, não serve… In: Galeria do Fagundes
      Como dizer puxa-saco em inglês
      Acredito que há muita gente por aí dizendo: “puxa saco em inglês é apple-polisher“. Afinal, essa é a expressão mais referida para chamar alguém de puxa-saco em inglês. No entanto, saiba que o termo apple-polisher atualmente é raramente usado! Apesar de alguns dicionários ainda o registrarem, autores de livros insistirem em seu uso e professores fazerem questão de ensiná-lo a seus alunos, apple-polisher não é tão usado assim, embora alguns digam que as crianças – e olhem lá! – fazem mais uso dela! In: Inglês na ponta da língua
      Certamente não é pull bag!
      É de pequenino que se puxa o saquinho
      Ou: 10 maneiras de reconhecer um puxa-saco ainda na infância 

      Marcadores: 

      # posted by Paulo Gurgel @ 07:00  

  1. MPB

     

    A Mais Pura Brutalidade

    Você não me engana não, Maluco!

    Tomei conhecimento do seu post e, abaladíssimo, “acabei de tomar meu Diempax, meu Valium 10 e outras pílulas mais. Duas horas da manhã recebi, nos peito, um Triptanol 25 e vou dormir quase em paz”, depois de ter tomado essa infame peixeirada nas costas.

    Taí…

    [video:http://youtu.be/gdeP0CRasSM width:600 heigth:450]

    Traírão do Ceará, a sua maldade não tem cura!

    Se alguém, de alma pura, testemunhar esta raivosa aleivosia eivada da “mais pura brutalidade”, que é atirada contra o seu parceiro de longa data, vai ficar estarrecido pelo resto da vida – vai virar uma Esfinge Egípcia.

    Eu sei que você está se referindo, diretamente, ao Caipira-Mor – seu Puxa-Saco-Mor – o seu falecido amigo, que você chama de Don Jns.

    Preocupado com a sua saúde, pesquisei uma simpatia infalível pra curar a sua terrível bronquite e aquela enganosa alergia parisiense, mas, agora, depois dessa terrível desfeita, não vou fazer mais isso.

    Quero que você se exploda!

    A simpatia consiste na busca de uma frondosa gameleira em uma encruzilhada. À meia-noite de uma sexta-feira 13, ao trombar com o Robert Johnson tocando um blues rasgado, sob a copa da árvore, você vai tomar uns tragos de whisky com ele (por favor, liberte o seu lado blueseiro e todos os escorpiões que habitam o seu encardido bornal). Depois de invocar os Espíritos das Sombras, você vai cortar a casca que envolve o tronco da digna representante do Reino do Vegetal – Mizifio, cê também pode tomar meio copo de Ayhuasca, que não faz mal não. Depois de ouvir uns toques da viola do Robinho, você vai rezar três Pai Nosso e três Ave Maria e, iluminado pelos pirilampos ao redor, vai recolocar a casca no mesmo lugar onde você cuspiu (onde a casca foi removida). Neste momento você vai dizer três vezes: “Bye-bye Johnson!”.

    Salvador do LNO, afaste-se Dalí, sem olhar pra trás, para não quebrar a simpatia. Vá prá casa! Ao chegar, o “seu cachorro vai sorrir latindo”, mas dê um tempo prá certificar que não estãos reverberando nas suas “oreias sêcas” o velho blues do Mississipi. Acalme-se, antes de colocar as “Véinhas da MPB”  prá tocar na sua radiola velha. Depois desse ritual, você vai dormir em paz e vai ter um sono tranquilo. Você está curado. A sua saúde está igual a dum coco tirado daqueles coqueiros que podem envergar mas não vão cair, sob o forte ataque dos ventos insano do vistoso litoral cearense.

    [video:http://youtu.be/SnsBlY4rKwM width:600 heigth:450]

    Depois que você postou esse malfadado vídeo, denunciando os puxa-sacos, captei a sua indireta e me senti ofendido.

    Prá desforrar as minhas mágoas, não vou permitir que o jacarandoso Jejê fique contando outros causos hilariantes que, de bobeira, envio na forma de “mió caçoada” exclusiva procê.

    A partir de agora, vou curtir os meus rocks sossegados e não vou ajudá-lo a salvar as “Véinhas da MPB” que você, com razão, insiste em resgatar do trágico Alzheimer coletivo.

    Vou dar um perdido com a Lady Jane e a Penny Lane, porque um é pouco, dois é bom e três é demais – recomendo: tente, invente, faça algo diferente!

    [video:http://youtu.be/e29gObxAF-c width:600 heigth:450]

    [video:http://youtu.be/fD128MTBa58 width:600 heigth:450]

    Sei que vou esquecer tudo, definitivamente, quando encontrar a Dona Helena, para reabastecer o meu “Armazém das Emoções” e tomar umas margosas com ela – esqueça Comandante, porque você nunca será convidado pra participar desta corriola de responsa.

    [video:http://youtu.be/reXuuHikFVY width:600 heigth:450]

    Adeus – como disse a mim, o seu ex-amigo Jejê – “filho ordinário, filho ingrato”.

    Traumatizado, mas em processo lento de recuperação emocional, vou finalizar me jogando nos braços da Angie, porque ninguém é de ferro, uai!.

    [video:http://youtu.be/0dSkKCnW7y4 width:600 heigth:450]

    Tripudiar sobre os amigos dá nisso!

    Fui!

  2. Aos Lulus

     

    Não Sei
    Cora Coralina

    Não sei… se a vida é curta ou longa demais pra nós,
    Mas sei que nada do que vivemos tem sentido,
    se não tocamos o coração das pessoas.
    Muitas vezes basta ser:
    Colo que acolhe,
    Braço que envolve,
    Palavra que conforta,
    Silêncio que respeita,
    Alegria que contagia,
    Lágrima que corre,
    Olhar que acaricia,
    Desejo que sacia,
    Amor que promove.
    E isso não é coisa de outro mundo, é o que dá sentido à vida.
    É o que faz com que ela não seja nem curta, nem longa demais,
    Mas que seja intensa, verdadeira, pura… Enquanto durar”

    Abraço pro Lulu e beijo prá Lulu

  3. Dante e os puxa-sacos.

    A figura grudenta, asquerosa, disforme, nojenta e moldável com as circunstâncias, foi muito bem retratada por Dante, que reservou um vala especial no inferno para eles. Veja como isso se aplica de maneira justa aos diferentes baba-ovos que conhecemos na vida:

    “Na sequência aproximam-se da segunda vala, ouvindo os condenados dali bufar e bater em si mesmos com as palmas das mãos, em ambiente tão repugnante “que aos olhos e nariz fazia guerra” (che con li occhi e col naso facea zuffa- v. 108). Bem no seu fundo estão os bajuladores, imersos nas fezes. Diz Dante:

    Quivi venimmo; e quindi giù nel fosso
    vidi gente attuffata in uno sterco
    che da li uman privadi parea mosso.

    E mentre ch’ío là giù con l’occhio cerco,
    vidi un col capo sì di merda lordo,
    che non parëa s’ era laico o cherco. (v. 112-117)

    (”Ali chegamos; e lá no fosso/ vi gente chafurdada em tal esterco/ que parecia provir de privadas humanas./ E enquanto o fundo com os olhos eu investigava,/ vi um com a cabeça tão suja de merda/ que não distinguia se era leigo ou clérigo. “).
     

    Dante reconhece um dos condenados: é Alessio Interminei da Lucca, o qual esmurrando a própria cabeça afirma que as suas lisonjas o lançaram ali. O Canto conclui com Virgílio sugerindo a Dante olhar a bajuladora Taís mais adiante

    sì che la faccia ben con l’occhio attinghe

    di quella sozza e scapigliata fante
    che là si graffia con l’unghie merdose,
    e or s’accoscia e ora è in piedi stante.

    Taïde è, la puttana /…/ (v.129-133)

    (“de modo que atinjas com os olhos a face/ daquela suja e desgrenhada rameira/ que lá se arranha com suas unhas cheias de merda,/ e ora se agacha, ora se levanta./ É Taís, a puta /…/)”(segundo os comentaristas, ela é uma cortesã na peça “Eunuco” de Terêncio (6) )”

    Fonte: http://curtindoacomedia.blogspot.com.br/2009/08/inferno-canto-xviii.html

      1. Perfeito!

        “Mas suncê não tem sido muito bão
         Tem sido mau fio, mau marido
         Inda puxa saco de patrão”

        Divinos versos, no espírito de Dante. Engraçado que eu também me lembrei deles, logo depois ler sobre a vala dos aduladores. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador