Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

Onde estão as telas de Félix Labisse?, por Luciano Hortencio

Onde estão as telas de Félix Labisse?

por Luciano Hortencio

Maria d’Apparecida, artista brasileira que passou mais de dois meses insepulta, deixou vasto acervo artístico cultural, nele incluídas várias telas de Félix Labisse, amigo pessoal da nossa Diva.

Com sua morte e não tendo ainda herdeiro conhecido, seu apartamento foi desocupado e seu acervo levado para um depósito em lugar desconhecido, sem que se saiba se as telas, os prêmios por ela recebidos do governo francês, suas cartas, fotografias, discos, objetos de arte e jóias estão em lugar seguro e bem acondicionados.

Segundo se sabe, o Consulado do Brasil em Paris não demonstrou interesse em se fazer representar na inventariação desse acervo. C’est vrai?

A fim de que nada se perca desse preciosíssimo acervo, peço ajuda para divulgar esse post. Divulguem-no, por favor.

Não deixemos que o acervo de Maria d’Apparecida vire “coisas que o tempo levou”.

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Essa é nossa questão

    Bom dia, Luciano.

    Onde estãos os bens de Maria d’Apparecida? Segundo as noticias é de que estariam num deposito. Mas não sabemos onde fica e não temos a lista do que foi inventariado. Eh desolador que as coisas tenham tomado esse rumo.Tenho esperança de que possamos encontrar tudo isso bem resguardado. Apesar da noticia de violação do apartamento d’Apparecida “com papéis espalhados e tudo revirado no apartamento” (fala do Oficial de Justiça), antes da desocupação total do imovel. E com herdeiro ou não, esperamos que ao cabo e ao fim, todas as coisas dela sejam devidamente encaminhadas. No caso especifico dos quadros, sem herdeiros, devem ir para um museu e, sendo Maria d’Apparecida apenas cidadã brasileira, o governo brasileiro, segundo um advogado francês, seria o herdeiro. Mas ai seria necessario que agissem.

    http://www.canalacademie.com/ida8746-Felix-Labisse-1905-1982-Le-monde-des-metamorphoses-d-un-surrealiste.html

    1. Como diria mamãe:

      Valei-me, meu São Francisco, mas que seja logo!

      O corpo de Maria d’Apparecida foi sepultado com mais de dois meses após sua morte.

      Que quem de direito não espere demais para preservar esse valiosíssimo acervo. Há obras frágeis e perecíveis, dependendo de seu acondicionamento.

      Abraço do luciano

      [video:https://www.youtube.com/watch?v=ILUNmqtaX84%5D

  2. Onde estão as telas de Félix Labisse?

    Prezados Senhores,

    Se não me falha a memória, Maria d’Apparecida, a quem conheci socialmente, teria recebido um prêmio muito importante exatamente por ter doado as obras de Félix Labisse, seu companheiro, ao governo francês…

    Cordialmente…

    Luiz Antonio

    1. Caro Luiz Antonio!

      Em tendo sido Félix Labisse companheiro de Maria d’Apparecida e seu grande amigo de vida toda, obviamente há muitíssima coisa dele e sobre ele no acervo de Maria d’Apparecida. Esboços, cartas, etc. O título do post foi no intuito de chamar a atenção para o acervo de Maria d’Apparecida, que está em um local desconhecido e arrolados sem a presença de alguém do Consulado do Brasil na França.

      Segundo informações que recebi da amiga Maria Luisa, uma colaboradora de Maria d’Apparecida afirmou que havia pelo menos vinte letas emolduradas no apartamento da Diva. É de se crer que tenha conservado pelo menos uns poucos como lembrança de Labisse.

      Abstraindo as telas que dão título ao post eu faço uma indagação ao amigo memorialista: O acervo de Maria d’Apparecida não é importante para a memória artístico musical do Brasil não?

      Em não tendo Maria d’Apparecida herdeiros legais, o que digo tão somente para argumentar, não deveriam os órgão ligados à memória serem contactado pelo Consulado ou Embaixada do Brasil na França para que fossem envidados esforços conjuntos para trazer esse acervo para o Brasil?

      É o acervo de uma artista condecorada pelo governo francês, reconhecida internacionalmente (muito pouco pelo Brasil) e seu acervo deve ser preservado. 

      Peço encarecidamente ao amigo que, na condição de pesquisador-chefe do Museu da Imagem e do Som do Rio de Janeiro, informe a quem de direito esse impasse. Alguém há de tomar alguma providência. Chamem o bispo, se preciso for, mas não deixemos que esse acervo se perca irremediavelmente.

      Forte abraço do luciano

  3. “Eu sonhei. E vi um mundo tão bonito.”

    Meu querido Luciano, cada um sabe de si, não é isso. Nos temos feito o que achamos necessario. O que nos parece justo e digno à pessoa de Maria d’Apparecida. Não estamos contra o Consulado. Nos pensamos que ele deveria ter agido de forma digna com a cantora brasileira e com respeito por aqueles que de fato enterram Apparecida e têm lutado para salvar alguma coisa de seu acervo, inclusive tentando encontrar possiveis herdeiros.

    “Cada um é o que é, quem falou não fui eu… Cada um de vocês é o seu proprio Deus… Vai e colhe o que puderes, és o que colheres, tens o que tiveres. Dai sem te quereres, pois o que tu queres; vai ter sem saberes.” 

    [video:https://youtu.be/hL2IjtzbkBQ%5D

  4. Então, nós também tínhamos a nossa Callas? Por que o Brasil é tão negligente com seus artistas, com sua cultura? Eh preciso trazer à luz essa artista e conservar dignamente a sua memória.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador