Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

Ora (direis), resgatar pérolas…

Por Luciano Hortencio

“Boa tarde, amigo Luciano. Tem dois dias que tento encontrar  a música que saía,numa bela voz feminina, quando Augusto Borges lia a crônica da semana no programa Ontem,Hoje e Sempre.

Não sei o nome da música, nem quem canta para eu baixar na NET. O amigo pode me ajudar posto ser expert no tema?

Antecipadamente agradeço.

Espedito Arnaldo Bezerra Soares”

 

Confesso que fiquei sem saber o que fazer para descobrir a música solicitada, porém, por mais que tentasse, não a recordava, mesmo sendo fã de carteirinha do Programa Ontem, Hoje e Sempre. Lembrei então do amigo Célio Lima Soares, meu amigo e companheiro do Coral de Câmara do Ceará, que canta com habitualidade no Programa do Augusto Borges e a ele pedi ajuda.

Não esperei muito, somente metade de um dia e dele recebi a boa nova:

“Luciano, falei com o Augusto Borges e ele me disse que a peça  se chama Violão Vadio ou Violão Vagabundo, mas não sabe o nome da cantora que fazia um vocalize durante a música.

Célio.”

 

De posse das valiosas informações caí em campo e consegui a gravação de VIOLÃO VAGABUNDO (Violão Vadio), interpretada em vocalize por Janine de Waleyne e Baden Powell, com o luxuoso acompanhamento de Ernesto Ribeiro Gonçalves, Joaquim Paes Henrique e Alfredo Bessa.

Compartilho, prazerosamente com todos!

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

23 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Violão Vagabundo

    Amigo Luciano, não fiz mais que minha obrigação, a melodia é muito bonita e o violão do Baden Powell incomparável. Grande abraço

      1. É um prazer e uma honra poder

        É um prazer e uma honra poder colaborar. A melodia trouxe-me à cabeça João Nogueira mas as vozes dele e do filho são muito parecidas. 

         

        Aproveitando sua resposta vou lançar um desafio. Creio que no final dos anos 60 houve um samba-enredo sobre a Noruega zombando da obrigatoriedade dos temas sobre História do Brasil. Parece-me que foi gravado pelo grupo Umas e Outras. Nunca mais ouvi. Você tem alguma dica?

         

        Obrigado.

         

        Pedro 

  2.  Janine de Waleyne,era uma

     Janine de Waleyne,era uma soprano  conceituada no cinema  e no teatro.Empretava sua voz ,com frequência  à dublagens de música e de textos. Nasceu em 1926 e morreu em 1987 e sua participação estendeu-se até  o final dos anos  70,quando optou pelo ensino deixando para trás suas bem sucedidas experiências .

      1. Nobreza brasileira

        Só mesmo nesta pátria, que apesar de tudo, conseguiu e consegue abraçar essas descendentes das monarquias européias (era moda utilizar esses nomes artísticos e não raras vezes eram realmente de procedência) e por elas foi abraçada, mas que se adaptaram e emprestaram suas vocações as artes desta terra:

         

        Jeanine Marcelle Duparcq de Waleyne;

        Márcia de Windsor (Márcia Couto Barreto);

        Lady Chuquer Volla Borelli de Bourbon (Lady Francisco);

        Elke Georgievna Grunnupp (Elke Maravilha)

         

        E tantas outras. O nome da Jeanine é que me chamou atenção e como sou muito ocupado (aposentado tem agenda muito carregada nesses tempos de leia à jato) e a dona aqui da casa está me cobrando agora prá ir no mercado buscar broa de fubá, rosquinhas de trigo, pé de moleque (grosso e ralado) e doce de figo em calda com queijo mineiro, não vai dar tempo de procurar e colar as fotos dessas belezas citadas.

  3. que voz lina dessa

    que voz lina dessa muler…

    mas juro que ela passaria para história se pelo menos dissesse com

    essa voz maravilhosa a letra do grande paulo cesar pinheiro….

    “quero ouvir o meu violão gemer

    até me serenizar”…

    mas dá pra sonhar ela dizendo isso, não?

      1. Gratíssimo, mestre Luciano!!

        Baden Powell é mesmo fenomenal,  tocava com um rosto sereno, místico, não é?

        Foi ele que trouxe até nós a Janine, que além de cantar também tocava este instrumento  que a Wikipedia chama de Ondes Martenot:

        http://Par ja:利用者:30rKs56MaE — ja:画像:Ondes_martenot.jpg, CC BY-SA 3.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=1019724

        Olha o que contam da descoberta dela por Baden: 

        En 1970, elle est sollicitée par le guitariste brésilien Baden Powell de Aquino, qui l’a découverte comme choriste de Salvatore Adamo. Ensemble ils enregistrent plusieurs albums, en petite formation ou en duo guitare-voix (album Images on guitar – Baden + Janine, 1972).

        En 1973, elle vocalise sur la chanson-titre de l’album Venham Mais Cinco de José Afonso.

        Au revoir, mestre Lucianô Hortenciô!!

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador