Os 80 anos de Nara Leão: quanta saudade!, por Rômulo Moreira

No dia 07 de junho de 1989 ela falece na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, aos 47 anos.

OS 80 ANOS DE NARA LEÃO: QUANTA SAUDADE!

Por Rômulo Moreira[1]

Nara Leão faria hoje 80 anos! Ela nasceu exatamente num dia 19 de janeiro, em Vitória, e com apenas doze anos já aprendia a tocar violão, instrumento que ganhou de seu pai. Dois anos depois, matriculou-se na Academia de Violão de Roberto Menescal e Carlos Lyra, e parou mais de estudar e de aprender.

Em novembro de 1959, ainda uma adolescente, participa do show “Segundo comando da operação Bossa Nova”, cantando “Se é tarde me perdoa” e “Fim de noite”; nessa época, já início dos anos 60, circulavam as primeiras notícias na imprensa carioca sobre a Bossa Nova.

Em março de 1963, no lendário restaurante Au Bon Gourmet, em Copacabana, Nara apresentou-se profissionalmente pela primeira, dividindo o palco com Carlos Lyra e Vinícius de Moraes, no espetáculo “Pobre menina rica”, iniciando as primeiras apresentações em programas de televisão, além de começar a gravação do seu primeiro disco.[2]

Pouco antes do golpe militar, em fevereiro de 1964, lançou o seu primeiro disco, “Nara”, inaugurando um repertório que promovia o encontro das composições de Carlos Lyra, Vinicius de Moraes e Baden Powell com os sambas de Cartola, Zé Ketti e Nelson Cavaquinho. O ano foi de ascensão profissional para Nara, afirmando-se como uma das maiores intérpretes do país; ao mesmo tempo, suas opiniões políticas e declarações em favor dos movimentos contrários à ditadura militar geraram polêmicas nos jornais.

Ainda em 1964, Nara assina um contrato com a Philips para a gravação de quase todos os seus futuros discos e faz shows em várias cidades brasileiras; em Salvador, conhece Maria Bethânia, Caetano Veloso e Gilberto Gil. Em setembro, Nara participa, ao lado de Sérgio Mendes, Tião Neto e Edson Machado, de uma turnê internacional (com apresentações no Japão), e no mês seguinte concede uma entrevista para a revista Fatos e Fotos em que anuncia sua ruptura com a Bossa Nova e seus compositores. Com o título “Nara de uma bossa só”, a matéria teria uma resposta dos seus antigos parceiros, na mesma revista, com o título “Resposta a Nara”.

Em novembro é lançado “Opinião de Nara”, segundo disco da cantora, com repertório na mesma linha do primeiro, tornando-se inspiração para o musical “Opinião”, escrito por Oduvaldo Vianna Filho, Paulo Pontes e Armando Costa, dirigido por Augusto Boal e encenado pela própria Nara, por Zé Ketti e João do Vale.

Em 1965, inicia o ano como uma das principais personalidades do país devido ao sucesso de seus discos e do espetáculo “Opinião”. No final de janeiro, por problemas na garganta devido ao uso intenso de sua voz, Nara precisa se retirar da peça e, em um primeiro momento, é substituída por Susana Moraes; logo depois a própria Nara indica como sua substituta a jovem cantora baiana Maria Bethânia.

Em março inicia as gravações do disco “O Canto livre de Nara”, e no mês seguinte participa da peça “Liberdade, Liberdade”, escrita por Millôr Fernandes e Flávio Rangel.[3]

(Aliás, a propósito, sobre “Liberdade, Liberdade”, o New York Times publicou, na edição do dia 25 de abril de 1965, um artigo em que se referia à peça como “o mais ambicioso dos espetáculos de protesto, refletindo o amplo sentimento existente entre os jovens intelectuais brasileiros de que o regime do presidente Humberto Castelo Branco, com sua forte posição anticomunista, é hostil à liberdade cultural e intolerante quanto a críticas de esquerda no que se refere às condições econômicas e sociais do País.”[4])

Em fevereiro de 1966 é lançado “Nara pede passagem”, trazendo novos compositores, como Sidnei Miller, Jards Macalé, Paulinho da Viola e Chico Buarque. Em maio, concede uma famosa entrevista para o Diário de Notícias, declarando sua oposição irrestrita, corajosa e contundente aos militares; a manchete “Nara é de opinião: esse exército não vale nada”, causou imensa repercussão e ameaças de prisão por parte do regime militar, mas também palavras solidárias de cronistas, como Rubem Braga e Carlinhos de Oliveira. Para ela, e em razão desse fato, Carlos Drummond de Andrade escreveu o poema “Apelo”:

Meu honrado marechal, dirigente da nação,
venho fazer-lhe um apelo:
não prenda Nara Leão

Narinha quis separar
o civil do capitão?
Em nossa ordem social
lançar desagregação?

Será que ela tem na fala,
mais do que charme, canhão?
Ou pensam que, pelo nome,
em vez de Nara, é leão?

Deu seu palpite em política,
favorável à eleição
de um bom paisano – isso é crime,
acaso, de alta traição?

Nara é pássaro, sabia?
E nem adianta prisão
para a voz que, pelos ares,
espalha sua canção.

Meu ilustre marechal
dirigente da nação,
não deixe, nem de brinquedo,
que prendam Nara Leão
.”[5]

No mesmo mês, Nara participa do debate “Que caminho seguir na música popular brasileira?”, organizado pela revista Civilização Brasileira, quando declarou: “Enquanto Roberto Carlos vai a todos os programas, todos os dias, o pessoal da música brasileira, talvez por comodismo, não vai. Existe até certo preconceito – quando eu vou ao programa do Chacrinha os bossa novistas me picham, eles acham que é ‘decadência’ ir a este programa”.

No mesmo ano, no Festival de Música Popular da Record, Nara defende duas músicas: “O homem”, de Millôr Fernandes e “A Banda”, de Chico Buarque, vencedora do Festival, ao lado de “Disparada”, de Geraldo Vandré; e grava seu quarto disco, “Manhã de liberdade”, trazendo “A Banda” como faixa de abertura.

No ano seguinte (1967), em maio, lança o disco “Vento de maio”, com composições de Chico Buarque e Sidnei Miller, destacando-se a bela capa do pintor Augusto Rodrigues, seu antigo professor de pintura. Nara ainda grava mais um disco, intitulado “Simplesmente Nara”, com capa de Lan, e com canções que iam de antigos nomes como João de Barro e Ari Barroso a novos compositores como Edu Lobo e Sueli Costa; participa do Festival de Música Popular da Record, cantando “A estrada e o violeiro”, com Sidnei Miller, e do II Festival Internacional da Canção, defendendo “Carolina”, de Chico Buarque. Viaja para Europa e faz apresentações em Paris.  

Em 1968 abre o ano estreando o show “Tique-taque”, no Teatro de Bolso, em Ipanema, ao lado do conjunto vocal Momento Quatro, cantando um repertório que juntava novas canções como “Tropicália”, de Caetano Veloso, e clássicos como “Três apitos”, de Noel Rosa e “Chega de saudade”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes.

E continua participando intensamente das manifestações públicas contra o regime militar; em primeiro de abril, quatro anos após o golpe militar e logo depois do assassinato do estudante Édson Luís, ela publica no jornal Última Hora um contundente texto, “É preciso não cantar”, onde escreveu: “É impossível cantar, sabendo que os estudantes estão sendo assassinados nas ruas. É preciso não cantar. A realidade está demais para ser cantada e celebrada.”[6]

Em julho do mesmo ano canta “O tema dos inconfidentes”, no Teatro Municipal do Rio de Janeiro, durante o espetáculo “Romanceiro da Inconfidência”, adaptação de Flávio Rangel para a obra de Cecília Meireles. Em agosto é lançado seu novo disco, trazendo apenas sua foto na capa. O repertório escolhido e os arranjos do maestro Rogério Duprat sinalizavam a sua afinidade com a Tropicália. Caetano Veloso está presente com o bolero “Lindonéia” (feito a pedido da cantora e inspirada em uma obra do pintor Rubens Gerchman) e com as parcerias com Torquato Neto “Deus vos salve essa casa santa” e “Mamãe coragem”. Participa também do antológico disco “Tropicália ou panis et circenses”, com a gravação de “Lindonéia”.

Em 1969 Nara diminui bastante suas atividades musicais no Brasil e em abril ela participa de uma temporada de shows em Portugal, ao lado de Chico Buarque e Vinícius de Moraes, ambos residentes na Europa durante esse período.  Lança o disco “Coisas do mundo”, com repertório que trazia, além do samba-título de Paulinho da Viola, algumas versões de sua autoria para músicas de Rolando Alarcón e Jacques Brel, e canções de Caetano Veloso, Jards Macalé e Sidnei Miller.

Em agosto, numa entrevista concedida a Tarso de Castro para o Pasquim, dá por encerrada sua carreira de cantora e, no final do ano, deixa o país para viver um período de exílio voluntário na Europa, residindo em Paris e passando a ter uma vida longe da fama que a acompanhava no Brasil; faz apresentações eventuais e versões de músicas brasileiras para cantoras francesas, como François Hardy. Ainda em Paris, grava um álbum duplo com canções do período da Bossa Nova, apenas com violão e piano, lançado com o título “Dez anos depois”.

No ano seguinte volta a morar no Brasil e participa do disco “Os maiores sambas-enredos de todos os tempos”, cantando “Nordeste, seu povo, seu canto e sua glória”. Grava um compacto duplo trazendo quatro versões de músicas estrangeiras, entre elas “Pai e filho”, uma versão de Cacá Diegues para “Father and son”, de Cat Stevens; as outras três canções eram versões de Nara para músicas de Georges Moustaki. 

Em 1972 participa como atriz, ao lado de Maria Bethânia e Chico Buarque, do filme “Quando o carnaval chegar”, dirigido por Cacá Diegues. No mesmo ano, é convidada para participar, como presidente, da comissão julgadora do VII Festival Internacional da Canção, realizado no Maracanãzinho. Após seguidas confusões entre a organização do festival, a censura e a comissão julgadora, Nara é retirada da presidência com o restante dos jurados. Em agosto, faz uma série de apresentações na boate Flag, no Rio de Janeiro. O registro dessa apresentação seria lançado em 1976 em um mini LP com o título “Palco, corpo e alma.”

Em 1973 participa do filme “Lira do delírio”, de Walter Lima Junior, e inicia uma série de shows com Chico Buarque e o MPB-4. Em agosto participa do espetáculo “Phono 73”, promovido pela gravadora Philips com todo seu elenco, depois transformado em três discos. Nara canta “Diz que fui por aí”, de Zé Ketti e H. Rocha e “Quinze anos”, de Naire e Paulinho Tapajós.

Em 1974 lança “Meu primeiro amor”, um disco especialmente intimista, com canções que ela tocava ao violão para seus filhos, e que lhe valeu o prêmio de Melhor Cantora do Ano, promovido pela Associação dos Críticos de Arte de São Paulo. Grava o compacto simples “A senha do novo Portugal”, com a canção “Grandola, vila morena”, de José Afonso, música que marcou o período da Revolução dos Cravos em Portugal.

Dois anos depois, em 1977, após um período dedicado aos estudos de psicologia e aos filhos, Nara retorna ao universo da música popular, gravando o disco “Meus amigos são um barato”, com parcerias com Tom Jobim, João Donato, Roberto Menescal, Ronaldo Boscôli, Gilberto Gil, Chico Buarque, Caetano Veloso, Edu Lobo, Dominguinhos e Sivuca. Volta a fazer shows e participa com Dominguinhos da série “Seis e meia”, no Teatro João Caetano.

Em 1978, sai em turnê com um show que reunia Dominguinhos e os grupos Ritmos Nordestinos e Os Carioquinhas, grupo de choro do Rio de Janeiro que trazia entre seus componentes os jovens violonistas Raphael Rabelo e Maurício Carrilho e a cavaquinista Luciana Rabelo; neste ano, grava o disco “E que tudo mais vá para o inferno”, dedicado inteiramente à obra de Roberto e Erasmo Carlos.

Em 1979, ano em que descobre problemas graves de saúde, lança em abril o disco “Com açúcar e com afeto”, dedicado às canções de Chico Buarque; durante o ano, faz uma série de viagens para divulgação do disco.

Recolhida dos shows, Nara dedica-se ainda mais ao violão, passando a ter aulas com Almir Chediak e lança o disco “Romance popular”, feito em parceria com Fagner e Fausto Nilo, contando com participações de músicos como Robertinho do Recife e Geraldo Azevedo e arranjos de Roberto Menescal, Oberdan, Lincoln Olivetti e Eduardo Souto Neto. Em abril Nara faz uma minitemporada de três shows para o lançamento do disco, na boate Horse Neck, no Rio de Janeiro. Em agosto estreia o mesmo show em São Paulo, no Teatro Tuca, com direção de Flávio Rangel.

Em maio de 1982 entra em estúdio para gravar um novo disco; dessa vez teria como parceiro João Donato em mais uma produção de Roberto Menescal. O disco é lançado no final do ano com o título “Nasci para bailar”.  Participa do festival MPB Shell, com a canção “Maravilha curativa”, de Miltinho e Kledir Amaral. Nesse período, Nara participa intensamente do processo de abertura política durante as primeiras eleições diretas para governador no Rio de Janeiro. Em dezembro estreia o show “Nasci para bailar” no Teatro da Lagoa, Rio de Janeiro, viajando depois por diversas cidades do país.

No início do ano de 1983 participa, ao lado de Chico Buarque e Fagner, de um show de desagravo para o poeta, compositor e intérprete português Sérgio Godinho, detido pela Polícia Federal brasileira.[7] Ainda nesse ano, Nara lança o disco “Meu samba encabulado”, gravado em parceria com a Camerata Carioca, Paulo Moura e os ritmistas Bira, Ubirani e Joviano, do Cacique de Ramos. O disco tem o repertório todo dedicado ao samba, com novos e antigos compositores; participa do Projeto Pixinguinha ao lado da Camerata Carioca, cumprindo um roteiro de shows por várias cidades brasileiras.

No ano seguinte, 1984, apresenta-se pela primeira vez apenas acompanhada de seu violão no show “Com açúcar e com afeto”, no antigo Teatro BNH, atual Teatro Nelson Rodrigues. Em fevereiro participa diretamente da campanha em favor das “Diretas Já” e lança o disco “Abraços e beijinhos e carinhos sem ter fim”, com arranjo e participação do pianista César Camargo Mariano, marcando a sua volta ao repertório da Bossa Nova.

Em 1985 inicia o ano com uma minitemporada de voz e violão na boate People, no Rio de Janeiro.  Em maio lança “Um cantinho e um violão”, disco bem recebido pela crítica e pelo público, recebendo convites para apresentações em Portugal, Paris e em várias cidades do Japão. A viagem ao Japão rende a produção do primeiro compacto de um artista brasileiro: gravado durante o mês de junho na Polygram do Japão e com o repertório todo dedicado à Bossa Nova, o título escolhido foi “Garota de Ipanema”.

Em 1986, período em que se agravaram os problemas de saúde, grande parte do seu tempo é dividido entre tratamentos e sua ainda ativa carreira musical. No ano seguinte, com um quadro de melhora, volta a fazer shows com frequência, quase sempre ao lado de Roberto Menescal. Em agosto é lançado o disco “Meus sonhos dourados”, com clássicos da música popular norte-americana, em versões brasileiras feitas por ela, Ronaldo Bôscoli e Fátima Guedes.

Em 1988 mais uma temporada de shows com grande sucesso na boate People, também no Rio de Janeiro, viajando por várias cidades.  Participa de comemorações dos trinta anos da Bossa Nova, com a apresentação em um show na praia de Copacabana, ao lado de Carlos Lyra, Luis Eça e do conjunto Garganta Profunda.  Durante o ano, Nara elabora e divide com Nelson Motta uma nova série de versões de músicas norte-americanas para gravar em seu último disco de carreira, encomendado pela Polygram do Japão e intitulado “My foolish heart”.

Em 1989, a cantora realiza seu último show em uma mini turnê por cidades do Norte do Brasil. No dia 07 de junho ela falece na Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, aos 47 anos.[8]

Nara é uma grande artista brasileira, e, como diria Drummond, é pássaro, sabia?


[1] Procurador de Justiça do Ministério Público do Estado da Bahia e professor de Direito Processual Penal da Universidade Salvador – UNIFACS.

[2] Um ano antes, em 1962, o Au Bon Gourmet reuniu João Gilberto, Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Otávio Bailly, Milton Banana e Os Cariocas, e entrou para a história, pois foi ali que foram executadas, pela primeira vez, canções como “Garota de Ipanema” e “Corcovado”. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq1006201130.htm. Acesso em 17 de janeiro de 2022.

[3] “Liberdade, Liberdade” estreou no dia 21 de abril de 1965, no Rio de Janeiro, numa produção do Grupo Opinião e do Teatro de Arena de São Paulo. Além de Nara Leão, participaram Paulo Autran, Oduvaldo Vianna Filho e, numa participação especial, Tereza Rachel.

[4] Disponível em: https://www.nytimes.com/1965/04/25/archives/new-plays-chide-brazilian-regime-productions-temper-protest-with.html. Acesso em 18 de janeiro de 2022. O artigo, já traduzido, está transcrito no livro “Liberdade, Liberdade”, publicado em 1977, pela L&PM Editores, pp. 9 a 11.

[5] “Apelo” (excerto).

[6] O artigo está parcialmente reproduzido na biografia “Ninguém pode com Nara Leão – Uma biografia”, de Tom Cardoso, lançada em janeiro de 2021, pela Editora Planeta.

[7] Disponível em: https://www.wort.lu/pt/cultura/sergio-godinho-levei-muitas-vezes-com-g-s-lacrimogeneo-na-cara-5cc2ef02da2cc1784e342e12. Acesso em 17 de janeiro de 2022.

[8] Disponível em: http://www.naraleao.com.br/index.php. Acesso em 18 de janeiro de 2022. Sobre Nara Leão, conferir CABRAL, Sérgio. “A figura de Nara Leão”, in: NAVES, Santuza Cambraia e DUARTE, Paulo Sérgio. (org.). Do Samba-canção à Tropicália. Rio de Janeiro: FAPERJ, 2003; e SOUZA, Tarik. “Nara canta a palavra nova”, in: O Som Nosso de Cada Dia. Porto Alegre: L&PM, 1983.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador