Otis Redding, o Rei do Soul

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Por JNS

OTIS REDDING

Dreams To Remember

O imponente Otis Redding foi um artista, com uma estatura tão magnífica, que até hoje personifica a essência da Soul Music na sua forma mais pura, apesar da breve carreira artística.

O seu nome é sinônimo do termo SOUL, a música que surgiu da experiência negra na América através da transmutação do gospel e do Rhythm & Blues em uma forma de Funky, no seu secular testemunho nas artes. 

Redding deixou para trás um rico legado de gravações feitas durante um período de quatro anos, a partir das suas primeiras sessões para a Stax / Volt Records, em 1963, até a sua morte em 1967.

otis-redding-OF8M_o_tn.jpg

Ironicamente, embora Redding tenha impactado o circuito do R & B, com o lançamento de ‘Pain In My Heart’ em 1964, nenhum dos seus singles alcançaram melhor posição acima do número 21 da lista pop Top 40 até o lançamento póstumo de “(Sittin ‘On) The Dock of the Bay”.

“(Sittin ‘On) The Dock of the Bay” foi gravada apenas quatro dias antes da morte de Redding e permaneceu no 1º lugar nas paradas, por quatro semanas, no início de 1968, e tornou-se o marco que sintetizou o novo rumo assumido pelos cantores do Soul-Folk-Pop, exercendo forte influência na nova geração de artistas, a partir do Monterey International Pop Festival, no qual Redding se apresentou.

Otis Redding

Redding, nascido em Macon, na Georgia, com muito orgulho, se auto-proclamava um country boyque tinha tudo: uma grande voz, um enorme talento natural para compor e arranjar e uma natureza intensa e generosa que foi interrompida por um trágico acidente aéreo [ Otis, na foto acima, ao lado do seu avião].

DESCONSTRUINDO E HUMILHANDO SIR PÉ-FRIO JAGGER

A PUNHALADA TERMINAL DO OTIS MATADOR REDDING

As informações são do Rock & Roll Hall Of Fame com imagens da Internet

Sempre me lembro de você, Tamára Baranov, nas minhas orações.

Cadê você?

Abs!

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

9 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A História da Lendária Gravadora Stax

     

    O ‘REVOLVER’ ESTAVA ARMADO NA STAX RECORDS

    Além da extraordinária Janis Joplin, The Monkees e Elton John gravaram na Stax.

    O álbum Revolver, com canções repletas de referência ao Soul, seria gravado em Memphis.

     

    A ascensão da Stax Records, o rótulo lendário que ele ajudou a construir, e o conto trágico de Redding

    ROBERT GORDON / 18/01/2014

    “O meu cabelo levantou cerca de três centímetros e eu não podia acreditar que aquele cara tinha aquela voz.”

     

    Otis Redding was the jewel in the southern soul crown of Stax, the Memphis record label through whose doors he'd walked five years earlier as a driver and roadie, desperate to sing

    Otis Redding era a joia da coroa do Soul do sul da Stax, a gravadora de Memphis, onde ele tinha entrado há cinco anos como motorista e roadie, desesperado para cantar.

    Dois dias antes do acidente que o matou, aos 26 anos, Redding havia gravado os vocais para a dolente balada (Sittin ‘On) The Dock of the Bay.

    No dia 10 de dezembro de 1967, prejudicado pela baixa cobertura de nuvens e tempo frio, o avião particular de oito lugares transportando estrela do Soul de 26 anos, Otis Redding apresentou problemas.

    Há quatro milhas distante de Madison, no Wisconsin, um morador de Lake Monona ouviu o peculiar som alto do motor do avião voando baixo e saiu para vê-lo surgir através das nuvens e mergulhar na água.

    Dois dias antes do acidente, Redding completou uma sessão de gravação em duas semanas, quando gravou os vocais do material reunido para quase quatro novos álbuns, incluindo (Sittin’ On) The Dock of the Bay, uma balada sentimental que ele acreditava que poderia ser um grande sucesso.

    A canção estava quase terminada quando Redding deu uma pausa para tocar em Nashville, Cleveland e Madison. 

    ‘Otis enterrou a cabeça no estúdio antes de partir”, diz o guitarrista Steve Cropper” e disse: “Vejo você na segunda-feira.”‘

    Dos oito a bordo do bimotor Beechcraft, só trompetista Ben Cauley da banda de turnê de Redding The Bar-Kays sobreviveu. 

    (Sittin ‘On) The Dock Of The Bay alcançou o 1º lugar nos EUA e 3º no Reino Unido, mas, com a morte de Otis, a Stax perdeu talvez o seu talento mais brilhante. 

    Entre 1960 e 1975, a Stax colecionou 167 hits Top 100 pop e consolidou as carreiras de Redding, Isaac Hayes, Staple Singers, Sam & Dave, Booker T & the MG e Wilson Pickett.

    A banda de Otis Redding o Bar-Kays retratado fora do antigo cinema que se tornou estúdios Stax.  Quatro membros da banda morreram no acidente de avião que matou também Redding

    A Bar-Kays, a banda de Otis Redding, do lado externo do antigo cinema que se tornou os estúdios Stax. Quatro membros da banda morreram no acidente de avião que também vitimou Redding

    Mas a história da Stax é mais do que uma história de uma gravadora de discos. 

    Durante os anos 60 e 70, quando cada passo em direção à igualdade parecia provocar dois passos para trás na repressão e na retração, este pequeno grupo de pessoas em Memphis revelavam, pacificamente, a harmonia racial.

    Ao longo da América do Sul nesse período, a mistura de raças era nada menos do que um ataque ao reino social. Mas dentro da Stax, brancos e negros trabalhavam lado a lado desde o final da década de 50.

    Pessoas que não poderiam jantar publicamente juntos faziam um belíssimo trabalho musical que o público – negros e brancos – aplaudiam. Quando eles saíam do estúdio, os policiais brancos davam o baculejo para checar a segurança dos brancos que conversavam com os negros.

    Jim Stewart, um violinista amador, lançou o rótulo Satellite Records dentro uma garagem emprestada em 1957, enquanto trabalhava formalmente no First National Bank de Memphis.

    O acidente de avião que deixou Otis Redding mortos

    O avião acidentado que deixou morto Otis Redding

    Em 1960, Rufus Thomas e sua filha Carla entraram no novo estúdio da empresa, realocado em um antigo cinema em Memphis, e daí para as paradas nacionais com o primeiro grande sucesso da gravadora, Cause I Love You.

    O grupo racial misto Booker T & The MGs, formado por jovens músicos locais, tornou-se a banda da casa, e logo teria um sucesso mundial com o funky instrumental Green Onions. 

    E um motorista da Geórgia, que transporta amplificadores, se tornaria a primeira estrela mundial da gravadora.

    Redding pisou pela primeira vez na Stax, em agosto de 1962 como o driver para o guitarrista Johnny Jenkins. As gravações de Jenkins fracassaram, mas Redding permanecia, insistindo que ele poderia cantar, durante todo o dia.

    Em uma das sessões [baterista] Al Jackson disse: “O cara grande e alto, que dirige para Johnny, está me incomodando até a morte, querendo me obrigar a ouvi-lo cantar”, contou o guitarrista Steve Cropper MG.

    Os músicos tinham começado a deixar os instrumentos, quando eles finalmente deram a Otis a sua chance.  Chamaram-no até o piano e ele pediu ‘acordes de igreja’.

    “Nós começamos a tocar e ele começou a cantar These Arms of Mine”, diz Cropper. “O meu cabelo levantou cerca de três centímetros e eu não podia acreditar que aquele cara tinha aquela voz.”

    ‘Otis parecia ser uma pessoa com uma missão”, disse Jones, o organista da Booker T & The MG. “Ele nos pegou com essa missão e tornou-se um de todos nós.”

    Com a morte de Redding, Stax perdeu talvez o seu talento mais brilhante

    Com a partida de Redding, a Stax perdeu o seu mais brilhante talento

    Sam & Dave, um duo formado por Sam Moore e o padeiro Dave Prater, em um show de talentos da Flórida, tornaram-se a próxima grande descoberta da Stax, mas foi Isaac Hayes, um emergente produtor e compositor – que mais tarde brilhou e se tornou famoso por seu papel como Chef na série de desenhos animados do South Park  – que lhes deu o seu estilo, alimentando-os com sucessos Hold On, I’m Comin’ and Soul Man.

    Hayes, trabalhando em uma planta industrial frigorífica, havia sido rejeitado várias vezes por Stax antes de ser contratado como pianista que depois se tornou compositor e produtor de dezenas de hits. Dentro de alguns anos, ele se tornaria a maior estrela da gravadora.

    Isaac Hayes no escritório estúdios Stax em 1971 Um trabalhador em uma planta industrial frigorífica, que tinha sido rejeitado várias vezes por Stax antes de ser contratado como pianista e depois, um compositor e produtor de dezenas de sucessos

    Isaac Hayes no escritório dos estúdios Stax em 1971,  um operário de uma planta industrial frigorífica, tinha sido rejeitado várias vezes pela Stax antes de ser contratado como pianista e, mais tarde, se transformou em um compositor e produtor de dezenas de sucessos

    Poderosos cantores de Soul mudaram-se para a Stax.  Wilson Pickett, um cantor de  clubes de New York, não estava chegando a lugar nenhum, quando ele foi indicado para a Stax, em 1965, pelo parceiro da gravadora Atlantic Records de New York.

    Wilson Pickett

    Musicalmente, Stax e Wilson Pickett era um encontro celestial do Soul, mas Pickett não era nenhum anjo

    O produtor Jerry Wexler da Legendary Atlantic conhecia a beleza e as avaliações positivas recebidas por Pickett no palco e percebia o poder latente da sua vocalização para Soul. 

    “Antes que os Panteras Negras se transformassem em uma questão política, eu costumava chamá-lo de ‘Pantera Negra'”, diz Wexler.

    “E eu adorei a sua voz: era como se ela fosse feito de aço e arame, de tão bonita.”

    “Quando James Brown costumava gritar, era um grito… quando Pickett gritava, era uma nota musical – uma grande vantagem”.

    The Midnight Hour, uma canção na linha de ‘I can’t wait until the midnight hour’, com a melodia composta por Steve Cropper, foi trabalhada com a aprovação de Pickett e levou seis semanas para subir ao 1º lugar, passando quase três meses nesta posição. Musicalmente, para a Stax, Pickett era um toque feito no céu do Soul, mas Pickett não era nenhum anjo e o seu tempo na gravadora foi de curta duração.

    “Ele tinha uma personalidade corrosiva com um monte de gente”, diz Wexler.Adds Cropper: ‘Wilson cresceu na rua e ele levou isso com ele.”

    Em uma sessão de follow-up, a banda se rebelou. Ele tinha sido difícil antes e, naquele momento, The Midnight Hour tinha feito dele uma estrela. Pickett foi obrigado a buscar músicos de fora, oferecendo-lhes US $ 100 para cada um para eles voltarem para as gravações.

    ‘Os caras fecharam a cara”, diz Jim Stewart. “Eles disseram: ‘Não traga esse babaca aqui novamente. Não temos que aturar essa porcaria.'”

    Embora a Stax abrigasse estrelas em ascensão e muitos registros nas paradas, ela ainda eram uma empresa provincial, na primavera de 1966. 

    Carla Thomas foi muitas vezes apelidado de Rainha de Memphis Alma

    Carla Thomas, de Memphis, a Rainha do Soul

    Então, quando o telefone tocou e a voz rachada do outro lado disse que a chamada era da Inglaterra, eles se perguntavam se era uma piada.

    A incredulidade foi ainda testada quando o interlocutor se identificou como Brian Epstein, manager dos Beatles. 

    Como seu álbum Rubber Soul, de dezembro 1965 indicado, eles estavam dançando ao som do Soul e queriam gravar o próximo álbum na Stax.

    O segredo se espalhou rapidamente e, em pouco tempo, todo mundo em Memphis parecia saber. Logo as meninas estavam entrando na loja de discos, oferecendo dinheiro para obter informações, tentando comprar o vestido de secretária que usariam quando os Beatles entrassem pela porta.

    “Se eles queriam gravar, a Stax nãe era tão ruim”, diz o saxofonista com banda de sessão Stax os Mar-Keys, Don Nix. 

    “Eles tinham programado tudo e estava tudo definido. Eles chegariam em um helicóptero no telhado, mas a notícia vazou.”

    Uma vez que os fãs tinham confirmado a data oficialmente e a Beatlemania encontrava-se em polvorosa, os Beatles tiveram que cancelar a gravação.

    O álbum Revolver seria gravado em Londres com canções cheias de referência ao Soul. 

    No vídeo, Beatles por Earth, Wind & Fire

    [video:http://youtu.be/MKskYvTGEHE width:600 height:450]

    Os instrumentos de sopros e o estilo vocal em Got To Get You Into My Life são o hino mais óbvio ao Soul americano, mas o funk negro de Taxman e o ponche brilhante de Good Day Sunshine  também teria sido gravados em Memphis.

    Os Beatles cancelaram, mas artistas como Janis Joplin, The Monkees e Elton John gravaram na Stax. A Stax foi a fasquia para formar o grão do sentimento na música comercial.

    O funk dos Beatles inspirado na música negra americana

    [video:http://youtu.be/9ACvZdOKuWg width:600 height:450]

    A Instalação da Tristeza e a Insolvência da Stax

    Otis Redding comprou 270 acres próximo de Macon, na Geórgia, e construiu uma casa com 12 quartos para toda a sua família. Em um esforço para ver ma sua esposa e os filhos com maior frequência, ele comprou um avião. 

    Quando surgiram notícias da morte de Otis, Cropper lembra: ‘Temos uma ligação do Atlântico, dizendo: “Nós temos que correr atrás de alguma coisa. O que você tem? E eu imediatamente disse: Precisamos mostrar o nosso hit – eles ainda não tinham encontrado o corpo de Otis.’

    Cropper atirou-se na ação para concluir Dock Of The Bay. Ele acrescentou a guitarra elétrica e os sons das gaivotas e das ondas.”

    “Tentando trabalhar em algo assim, quando você não sabe onde um de seus amigos mais próximos está, é difícil.”

    “Todo mundo estava andando olhando para os pés por dois meses depois disso”, disse Marvell Thomas, músico da Stax.

    “Houve verdadeira tristeza naquele local. A Stax era um lugar feliz, lugar cheio de vivacidade, havia conversas nos corredores e muitos compositores para mostrar mais uma demo, mas ficou quase tudo parado.”

    O Country Boy da Geórgia e a Rainha do Soul de Memphis

    [video:http://youtu.be/tNWSI-AP1cA width:600 height:450]

    A Stax continuaria em atividade por mais sete anos, antes de se encaminhar para a insolvência.

    Nada em Memphis jamais seria o mesmo…

    Eu preciso rir e quando o sol está lá fora
    Eu tenho algo do que posso rir
    Eu me sinto bem de uma maneira especial
    Estou apaixonado e está um dia ensolarado

    [video:http://youtu.be/HHBQVvUs1os width:600 height:450]

    As informações do Daily Mail foram marteladas com vídeos da Internet

  2. Good Day Sunshine

     

    ‘REVOLVER’ dos BEATLES

    Seria gravado na STAX RECORDS de OTIS REDDING em MEMPHIS em 1966

    Isaak Hayes e Tori Praver

    Rookies - Sports Illustrated Swimsuit 2007

    Year: 2007 | Location: Memphis, Tennessee, United States, Stax Records | Photographed by Walter Chin | Model: Tori Praver

    [video:http://youtu.be/u_7Jg9luKD8 width:600 height:450]

  3. The Dock Of The Bay

     

    [video:http://youtu.be/d-8W8RuBJmQ width:600 height:450]

    [video:http://youtu.be/vEoDXZpazWI width:600 height:450]

    Roger Ridley – Grandpa Elliott – Blind Boy Paxton – Peter Bunetta – Washboard Chaz – Rudson Daniel e Enio Taquari – Cicinho de Assis – Char – Robert Luti – Pedro Aune – Pretinho da Serrinha – Thiago Queiroz – Leandro Joaquim e Marco Rafael – Braily Ramos, Carlos Puig_Haten e Felipe Lamoglia – Hideki Togi

    [video:http://youtu.be/Es3Vsfzdr14 width:600 height:450]

  4. Otis e o flower power.

    Já li em algum lugar que “(Sittin ‘On) The Dock of the Bay” seria uma resposta desencantada a “San Francisco (Be Sure to Wear Some Flowers in Your Hair)”- o hit solitário do Scott McKenzie – e , por extensão, ao flower power?

    Comparem.

    (Sittin’ On) The Dock Of The Bay

    Sittin in the morning sun,
    I`ll be sittin’ when the evening come,
    Watching the ships roll in,
    And I’ll watch ‘em roll away again, yeah,
    I’m sittin’ on the dock of the bay,
    Watching the tide roll away, ouh,
    I’m just sittin’ on the dock of the bay,
    Wasting time.

    I left my home in Georgia,
    Headed for the Frisco bay
    I have nothing to live for,
    Look like nothings gonna come my way,

    So I’m just go sit on the dock of the bay
    Watching the tide roll away,
    I’m sittin’ on the dock of the bay,
    Wasting time

    Look like nothings gonna change,
    Everything still remain the same,
    I can’t do what ten people tell me to do,
    So I guess I’ll remain the same, yes,

    Sittin’ here resting my bones,
    And this loneliness won’t leave me alone, yes,
    Two thousand miles I roam
    Just to make this dock my home

    Now I’m just go sit at the dock of the bay
    Watching the tide roll away, ooh
    Sittin’ on the dock of the bay
    Wasting time

    San Francisco (Be Sure To Wear Flowers In Your Hair)

    If you’re going to San Francisco
    Be sure to wear some flowers in your hair
    If you’re going to San Francisco
    You’re gonna meet some gentle people there

    For those who come to San Francisco
    Summertime will be a love-in there
    In the streets of San Francisco
    Gentle people with flowers in their hair

    All across the nation such a strange vibration
    People in motion
    There’s a whole generation with a new explanation
    People in motion people in motion

    For those who come to San Francisco
    Be sure to wear some flowers in your hair
    If you come to San Francisco
    Summertime will be a love-in there

    If you come to San Francisco
    Summertime will be a love-in there

    1. ‘San Francisco’

       

      O Hino da Geração Flower Power

      Los Angeles Times | Dennis McLellan | 21/08/2014

      “Se você estiver indo para San Francisco, certifique-se de usar algumas flores no seu cabelo”

      Scott McKenzie

      McKenzie nos anos 60

      O cantor Scott McKenzie criou, com John Phillips, do Mamas & the Papas, o hit de 1967 “San Francisco (Be Sure to Wear Flowers in Your Hair), que é, muitas vezes, descrita como um hino FDA geração ‘flower power ‘, mas ele ficava  desconfortável em ser um ícone do movimento.

      Scott McKenzie, cuja hit single “San Francisco (Be Sure to Wear Flowers in Your Hair)” capturou o espírito do movimento flower-power dos anos 60 e tornou-se um marco daquela  geracional, morreu aos tinha 73 anos, em agosto de 2012.

      McKenzie morreu no sábado em sua casa em Silver Lake, disse Matt Pook, um amigo de longa data. Uma declaração no site da McKenzie disse que estava acometido com a síndrome de Guillain Barre, uma doença que afeta o sistema nervoso.

      “Se você estiver indo para San Francisco, certifique-se de usar algumas flores no seu cabelo”,McKenzie cantou suavemente no seu maior sucesso, escrito por seu amigo de longa data, John Phillips, do Mamas & the Papas.

      Phillips foi inspirado a escrever a canção pelo grande afluxo de jovens do bairro Haight-Ashbury de San Francisco e pela “gentileza e o amor que ele sentia no movimento hippie”, disse Lou Adler, cuja Ode Records lançou “San Francisco”.

      “É aí que vem a linha de pessoas gentis”, disse Adler, que co-produziu “San Francisco” com Phillips, ao The Times. “John Phillips era um poeta e foi capaz de descrever em uma letra um visual eternizado pela geração flower power. Ele descobriu que a voz de Scott McKenzie era perfeito para a sua música tão suave e bonita.”

      “Scott cantava como um anjo. Ele tinha uma das vozes mais bonitas um hit  do rock ‘n’  roll que já teve “

      “San Francisco (Be Sure to Wear Flowers in Your Hair)”, que foi lançada em maio 1967, subiu para o 4º lugar na parada da Billboard e se tornou o hit número 1 no Reino Unido e na maior parte da Europa.

      [video:http://youtu.be/9PCg3ZfBhNo width:600 height:450]

      A canção foi lançada um mês antes do marcante Monterey Internacional Pop Festival, que Phillips e Adler produzido.

      McKenzie cantou “San Francisco” no set com o Mamas & the Papas’, e a canção foi utilizada ao com inserção dos elementos visuais do documentário sobre o “Monterey Pop” que se seguiu à sua abertura.

      Mas ter “San Francisco”, descrito como um “hino flower-power” ou a “pedra de toque geracional” deixava McKenzie desconfortável, disse Adler.

      “Scott era um cantor que gostava de cantar e os hits eram auxiliares para ele”, disse Adler. “Ele estava confortável com o sucesso do disco, mas não o que ele se transformou, em uma espécie de ícone para esse movimento.”

      Adler lembrou que participou de uma turnê mundial com McKenzie e The Mamas & the Papas, quando “San Francisco” ainda era a música número 1 do mundo, e Scott se vestia e possuí o olhar da geração da paz e do amor.”

      Grandes multidões recepcionaram o seu avião em cada aeroporto. Mas, em Amsterdã, quando todo mundo saiu do avião, McKenzie ficou para trás.

      “Demorou um pouco e, quando saiu, ele estava vestido como um cowboy”, disse Adler. “Ele nunca estava disposto a aceitar o papel de líder do movimento [flower power] movimento. Ele era uma alma muito gentil.”

      McKenzie ainda teve um hit “Like an Old Time Movie”, que foi gravado com a Phillips, mas, de acordo com o website Scott McKenzie, ele “saiu de cena” na década de 60, mudou-se para Joshua Tree, em 1970, e mais tarde fixou-se em Virginia Beach, no Estado da Virgínia.

      ETATS-UNIS - “Il you’re going to San Francisco…” Cet air, toujours sur nos ondes, était chanté par Scott McKenzie. L’artiste est décédé samedi, à l’âge de 73 ans. Son titre “San Francisco (Be Sure to Wear Flowers in Your Hair)” était devenu l’hymne de la contreculture dans les années 1960. Il avait été écrit par John Phillips, le leader du groupe “The Mamas and the Papas”. MaxPPP / Ingo WAGNER

      McKenzie em 2004

      Nascido Philip Blondheim em 10 de janeiro de 1939, em Jacksonville Beach, na Flórida., McKenzie desenvolveu um interesse em cantar e tocar guitarra quando era um adolescente em meados dos anos 50. Ele estava cantando em um grupo vocal, quando conheceu Phillips em Alexandria, na Virgínia.

      Eles formaram um quarteto chamado Abstracts, que se tornou o Smoothies em 1959. Depois de gravar alguns singles pop, McKenzie e Phillips formaram um trio folk com Dick Weissman, chamado Journeymen, que gravaram pela Capitol Records, no início dos anos 60.

      McKenzie teria recusado a oportunidade de participar do Mamas & the Papas na década de 60, preferindo tentar uma carreira solo.

      Mas no final dos anos 80, quando Denny Doherty, membro original Mamas and Papas,  deixou o grupo que ele e Phillips tinham formado, McKenzie substituiu Doherty.

      “Na verdade, eu peguei McKenzie, há quatro anos, para tocar guitarra em nossa banda de apoio”, disse Phillips ao The Times em 1990, “Ele estava fazendo trabalhos de jardinagem em Virginia Beach, andando de bicicleta e estava tão saudável como um beija-flor, mas depois que eu aparece, ele arruinou sua vida mais uma vez”.

      “Quando Denny saiu, era natural promover McKenzie para a linha de frente. Eu me lembro da noite em que disse a ele e ele quase entrou em colapso no local. Denny teve que voltar e dizer: ‘Você pode fazer isso’ – ele nunca teve qualquer confiança em si mesmo”.

      McKenzie coescreveu a canção “Kokomo”, com Phillips, Mike Love e Terry Melcher, que foi o hit número 1 dos Beach Boys em 1988 – aA canção foi usada no Tom Cruise filme “Cocktail”.

      Quando John Phillips deixou o Mamas & the Papas, por motivos de saúde, no início da década de 90, Doherty voltou para o grupo e McKenzie assumiu o lugar de Phillips. Phillips morreu em 2001 e Doherty em 2007.

      McKenzie fez turnê com o The Mamas & the Papas durante boa parte dos anos 90 e, posteriormente, apresentava-se, ocasionalmente, com eles, de acordo com o seu website.

      Ele não tinha nenhum membro próximo sobrevivente na sua família.

      As informações são de Dennis McLlan com imagens da Internet

      [email protected]

    2. ‘Sgt Pepper’

       

      ‘The Dock Of The Bay’

      Não é o álbum que Otis Redding teria feito, se tivesse vivido, e nunca saberemos o que ou como ele teria sido. Em vez disso, o registro, remendado na última hora, representa uma história alternativa da obra de Redding, reunindo algumas faixas inéditas ou pouco conhecidas a outras canções para concluir o álbum ainda nos primeiros dias após a sua morte. Das suas onze faixas, é provável que apenas “Open The Door”, gravada na primavera de 1967, teria sido liberada da mesma forma que seria desejada por ele no álbum. Este desejo de mudança é uma pista que também indica como Redding estava ansioso para modificar, não apenas a maneira que a soul music era percebida por não negros e o mundo não americano, mas também a maneira como ela soava.

      ‘Dock of The Bay’ foi composta após Redding ter ouvido ‘Sgt Pepper’, sentado em um barco alugado, aguardando o momento para tocar no Fillmore West. 

      Ele via a sua missão como a conclusão do que Sam Cooke começou e onde, com astúcia, ele deixou o braço aberto em ‘A Change Is Gonna Come’, de caráter reflexivo, que Redding ainda foi capaz de transformar em uma intimista e raivosa interpretação, geralmente, simultânea. 

      Ninguém Conhece Você (Quando Você Está Triste e Falido)

      [video:http://youtu.be/54j-qS6Onis width:600 height:450]

      [video:http://youtu.be/0b-OHZI1Q5w width:600 height:450]

      ‘PLEASE! PLEASE!’, ‘MAMA! MAMA!’, grita REDDING quatro anos antes de LENNON em ‘MOTHER’, “I CAN’T STAND THIS COLD…”

      Menos de uma década depois, McCARTNEY iria pedir educadamente: “OPEN THE DOOR AND LET ‘EM IN”, mas esta é uma urgência que transcende à marca do homem injustiçado.

      Sobre Hendrix, Redding e outras informações:

      http://nobilliards.blogspot.com.br/2009/09/otis-redding-dock-of-bay.html

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador