Luciano Hortencio
Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.
[email protected]

Resgatando Leny Caldeira das “Coisas que o tempo levou”

por Luciano Hortencio

Sempre com a preocupação de resgatar artistas hoje esquecidos, tanto pela mídia quanto pela poeira do tempo, criei o Grupo Facebook COISAS QUE O TEMPO LEVOU e terei grande prazer de ter você nesse nosso grupo de resgate musical e de coisas antigas que merecem e vem ser relembradas.

Trago hoje a cantora Leny Caldeira e, como não tenho dados próprios para apresentar, trago à colação matéria contida no site Museu da Televisão Brasileira.

 

LENY CALDEIRA

BIOGRAFIA DE LENY CALDEIRA PARA O MUSEU DA TELEVISÃO BRASILEIRA, EM 2002

Leny Caldeira é nascida em 02 de novembro de 1932. 

Ela  começou sua carreira ainda criança em Belo Horizonte, pois é mineira, nascida em Itabira e criada na capital. Participou de programas infantis na Rádio Inconfidência, e também Rádios Guarani e Mineira – Associadas de BH, época em que parou, por causa dos estudos, os quais fez no colégio Isabela Hendrix.

Em 1957 foi a Buenos Aires em excursão com o colégio, cantando lá também em programa de Rádio Belgrano de Buenos Aires. Voltando, ficou no Rio de Janeiro onde passou a integrar o cast da Rádio Mayrink Veiga, onde ficou um ano e como lady-crooner, no musical de direção de Renata Fronzzi.

No Leme -Rio destacou-se muito como lady crooner. Vindo para S.P. integrou o cast da Rádio Bandeirantes e Boite Lord, ficando um ano na mesma. Foi contratada para integrar o cast da Rádio e TV Tupi Difusora, que então era TV Tupi Difusora, canal 3, logo em seguida, passando a ser canal 4 -TV Tupi de SP. Atuou também TV Tupi do Rio de Janeiro. Atuou em boates e orquestras famosas, como Silvio Mazzucca, Waldemiro Lemke , Dick Farney, por muitos anos.

Só na TV Tupi de SP ficou por 30 e poucos anos, participando de programas variados como “Antártica no Mundo dos Sons”, “Clube dos Artistas”, desde o tempo do radialista , produtor e apresentador Julio Nagib. Logo depois o programa passou para as mãos de Ayrton Rodrigues. Terminando a TV Tupi, Leny Caldeira foi para o canal 9, no qual teve um programa seu aos sábados, com duração de uma hora. Gravou também nas gravadoras Columbia do Brasil, Chanteclair e RCA Victor. Fez vários Lps, fitas e cartuchos.

Ficou em 1º lugar no programa “Astros do Disco”, na Televisão Record, durante 23 semanas, com a música “Confissão” gravada na Philips do Brasil com produção e direção de Alfredo Borba.

Leny Caldeira sempre foi considerada uma grande cantora, pelo timbre forte de sua voz e seu bom repertório.

https://www.youtube.com/watch?v=CykL-kTXM-c]

[video:https://www.youtube.com/watch?v=SUuBPXwRxVc

Luciano Hortencio

Música e literatura fazem parte do meu dia a dia.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Oi, Luciano,

    Oi, Luciano, não participo do facebook, mas trago minha contribuição aqui. Fiquei curioso com a bela cantora Leny Caldeira, que não conhecia, e fui pesquisar um pouco. Descubro que ela mora no asilo da SPAAN, Sociedade Portoalegrense de Auxílio aos Necessitados, e vai completar 84 anos. Aqui, numa apresentação na Câmara da capital gaúcha.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador