A introdução esquecida do hino nacional, por Sérgio T.

Sobre o nosso hino e patriotismo

Por Sérgio T.

Será a verdade oculta da introdução do Hino Brasileiro? Quem informa é Ana Arcanja, da Cruz Vermelha Brasileira. Uma matéria importante, onde no final ela faz um pedido para que seja ensinado mais civismo às nossas crianças. Eu quero acreditar que seja verdade. A não ser, será uma bela pegadinha. Mas gostaria de confiar até prova em contrário, talvez porque precise, rs. Estava no Portal MLB (www.mhariolincoln.jor.br) com todos os créditos legais de quem fez a matéria. Hoje está fora do ar… O que não é bom…

https://www.youtube.com/watch?v=OHoJ_96C8XU width:700 height:394

Redação

17 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Revolução constitucionalista

    Alguém leva isso a sério?

    Introdução é meramente uma sequencia de arranjos musicais, sem letra. Que alguém tenha “criado” letra tubo bem, isso não faz da brincadeira uma verdade eterna.

    Além disso chamar a tentativa golpista paulista de 32 de “Revolução Constitucinalista”? Que constituição?

  2. Este tema foi comentado aqui

    Este tema foi comentado aqui há cerca de dois anos: https://jornalggn.com.br/blog/luisnassif/sobre-a-letra-perdida-da-introducao-do-hino-nacional.

    Os versos da introdução não faziam parte da letra original do Hino. Foram acrescentados na década de 1880. Já a letra atual do Hino, de 1909, não previa os versos da introdução. Mas penso que, em algum grau, esses versos hoje esquecidos serviram de inspiração a Osório Duque Estrada.

  3. Introdução do Hino

    Comecei no grupo escolar em 1968 em São Paulo, e cantávamos esses versos na “introdução” do hino antes de adentrarmos as salas de aula. Mas essa obrigatoriedade não durou nem naquele mesmo ano.

  4. Ainda tem introdução?

    O hino nacional, para não dizer “nosso hino”, porque dá uma cacofonia horrorosa, já é quilometrico e ainda querem acrescentar-lhe uma introdução gongórica. Pelo amor de Deus, sem nenhuma patriotada, já passa da hora de esquecerem “nosso hino” e comporem outro hino nacional mais enxuto, mais facil de ser entendido e cantado.

    1. Você tá brincando, né???

      Como um brasileiro de verdade pode pensar assim???

      Nossa melodia ainda é mais linda que a Marselhesa!!!

      Talvez só perca para a melodia da ex-União Soviética!!!

       

      Como seria bom se a introdução mostrada aqui fosse cantada por todos nós no NOSSO HINO lindo!!!

       

      Que a Paz do Bom Deus esteja convosco!!!

    2. TEM MUITA MELANCIA NO MERCADO E NA FEIRAS LIVRES

      Tem cidadão que nem sabe porque nasceu e quando abre o canal verborejador so sai asneira, o cara não entede nem dele imaginem de musicaliadade, foi só para aperecer mesmo. Ganhou o trofeu melancia do ano….

  5. bkurpplaftbumq

    de pronuncia cacofonica e impossivel, de significado hermético (para a imensa maioria), de objetivo pífio. sem contar o desgosto que é “esmorecê-er” e “brasi-il”,,,, rrsrsrsrsrsrsr

    Agradeço mas não mereço!

    Abs generalizados!!!

  6. Gravai com buril nos pátrios anais?

    Isso não vai acabar bem…

    A parte do ”eia, Sus” que quer dizer Avante!, é boa de ser cantada na fila do hospital público…

    Senhorinha, não foi dessa vez… 

  7. Introdução ao Hino Nacional Brasileiro

    Matéria a publicar em meu blog EntreMentes:

    http://blogdopg.blogspot.com.br

    A parte instrumental da introdução do Hino Nacional Brasileiro possuía uma letra, que acabou excluída da sua versão oficial do hino. Essa letra é atribuída a Américo de Moura, natural de Pindamonhangaba, presidente da província do Rio de Janeiro nos anos de 1879 e 1880. Em 17 de novembro de 2009, o cantor Eliezer Setton lançou um CD intitulado “Hinos à Paisana”, das quais uma das faixas é do Hino Nacional Brasileiro com essa introdução cantada.

    A letra da introdução (1) é a seguinte:

    Espera o Brasil que todos cumprais com o vosso dever

    Eia! Avante, brasileiros! Sempre avante

    Gravai com Buril nos pátrios anais o vosso poder

    Eia! Avante, brasileiros! Sempre avante

    Servi o Brasil sem esmorecer, com ânimo audaz

    Cumpri o dever na guerra e na paz

    À sombra da lei, à brisa gentil

    O lábaro erguei do belo Brasil

    Eia! Sus, oh, sus! (2)

    N. do E.

    (1) A letra da introdução é anterior à letra atual do próprio Hino. Esta, que é a terceira letra do Hino, foi escrita somente em 1906 por Osório Duque-Estrada. Quanto à música, foi composta com o nome de “Marcha Triunfal”, em 1822, por Francisco Manuel.

    (2) A palavra “sus” é uma interjeição que vem do latim sus: “de baixo para cima”; que chama à motivação: erga-se!, ânimo!, coragem! Neste contexto é sinônimo de “em frente, avante”.

    Ouça a introdução cantada do Hino Nacional Brasileiro na WIKIPÉDIA.

  8. Sempr ouvi falar q havia ess letra mas na escola era cantad outr

    De gozaçao, claro: Laranja da China, laranja da China, laranja da China/ Abacate, limao doce e tangerina/ Laranja da China, laranja da China, laranja da China/ Abacate, limao doce e tangerina/ Laranja da China, laranja da China, laranja da China/ Laranja da China, laranja da China, laranja da China/ Laranja da China, laranja da China, laranja da China/ Abacate, limao doce e tangerina. 

  9. E a prosódia vai pro espaço com essa introdução

     

    Esta introdução tem todos os sinais de que foi posta por amadores, a prosódia fica péssima. 

    Comparem com o resto do hino, se em algum lugar cometem esta sustentação da sílaba VER, de DEVER e DER, de PODER, sobre duas notas com aquele salto melódico descendente. Soa muito amador. Sem falar na sequência de palavras cantadas a mil por hora pra  caber na melodia, de modo que quase ficam ininteligíveis. 

    No restante do hino encontramos notas sustentadas também, mas ocorrem sobre sílabas acentuadas de proparoxítonas, FÚLGIDOS, LÍMPODOS, PLÁCIDAS, AMÉRICA. O efeito é bem diferente. 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador