A Semana das Cryptomoedas parte I, por Giorgio Xenofonte

Por Giorgio Xenofonte

Ao invés de, mais uma vez, defender a possibilidade de estarmos próximos a uma revolução tão importante quanto foi a internet, irei trazer posts semanais sobre as principais notícias envolvendo as cryptomoedas.

A maioria dos links apresentados será em inglês, mas tentarei fazer um breve resumo da notícia.

– A SAGA DO GOLDMAN-SACHS X CRYPTOMOEDAS
No primeiro momento, o banco chamou as Cryptos de uma “esquema Ponzi” (pirâmide); depois disse que era um investimento de altíssimo risco; daí disse que estava analisando melhor e que há boas possibilidades neste mercado… daí, poucos dias atrás, COMPROU UMA DAS MAIORES EXCHANGE DE CRYPTOMOEDAS DO MUNDO, isto é, QUER A SUA FATIA.

Leia na Agência Reuters

No entanto, a mesma Goldman-Sachs critcou hoje as cryptomoedas, dizendo que são uma “bolha, no atual formato”. Isto é, querem uma regulação que coloquei mais poder na mão dos bancos e dos Estados, o que é, fundamentalmente, o oposto da própria idéia das cryptos.

Veja artigo de Darryn Pollock na CoinTelegraph

Ainda, segundo o mesmo banco, quando a “bolha” das cryptos estourar, vai levar 1% do PIB MUNDIAL junto… o que EU duvido. Não duvido da “bolha”, pode estourar sim. Mas creio mais na possibilidade do Mercado de Ações estourar e aproveitarem pra botar culpa nas cryptos.

Acesse no artigo de Helen Partz na CoinTelegraph

– PORSCHE É A PRIMEIRA GRANDE EMPRESA A REALMENTE TESTAR TECNOLOGIA BLOCKCHAIN EM SEUS CARROS

A Porsche está testando efetivamente o uso da tecnologia por trás das bitcoins, a blockchain, em seus carros. Os usos vão desde destravar os carros através de aplicativos, a melhorar a troca de informações entre a empresa e os carros, evitando recalls… entre outros usos que a empresa ainda não confirmou.

Confira no material de Markus Kasanmascheff na CoinTelegraph

– BILL GATES, ETERNO CRIADOR DA MICROSOFT, AFIRMA QUE AS CRYPTOS ESTÃO MATANDO PESSOAS

Segundo o raciocíonio de Gates, as pessoas estão usando as cryptomoedas para comprar drogas na Darknet (mercado negro da internet), o que levaria à mortes e lavagem de dinheiro. Acho impressionante que alguém inteligente como ele tenha dito isto, afinal, antes das cryptomoedas, não se comprova drogas, ou armas, ou se fazia lavagem?  Gates sempre foi um tradicional apoiador das cryptomoedas, esta mudança de pensamento pode indicar algo mais do que uma preocupação pela saúde das pessoas, mas é um pouco cedo para “conspirar o motivo”.

Acompanhe em Independent

– RAKUTEN, UM DOS GIGANTES DO VAREJO NO JAPÃO CRIARÁ SUA PRÓPRIA CRYPTOMOEDA

Seria como se o Submarino/Americanas criassem no Brasil sua própria cryptomoeda. No entanto, é importante notar que o plano inicial da empresa seria usar a tecnologia apenas para seu programa de fidelidade. Assim, em tese, seria uma moeda para uso apenas na própria Rakuten e afiliados. Se a empresa vai extender o uso desta nova crypto, só o tempo vai dizer.

Leia em Tech Crunch

– SUPREMA CORTE DE ISRAEL PROÍBE QUE OS BANCOS DO PAÍS TENTEM RESTRINGIR O USO DE CRYPTOMOEDAS

Israel é um dos países que pretende seguir o exemplo da Venezuela e lançar uma cryptomoeda estatal, o que também é oposto ao que deveria ser uma moeda assim.

Veja em CoinTelegraph e em Mashable

– VENEZUELA, APÓS LANÇAR A SUA CRYPTOMOEDA ESTATAL BASEADA EM BARRIS DE PETRÓLEO (PETRO), OFERECE CURSOS PARA OS SEUS CIDADÃOS APRENDEREM A USAR A TECNOLOGIA ENVOLVIDA

O lançamento do Petro é controverso, por ser uma moeda estatal e porque todos sabemos que a Venezuela está tentando fugir aos embargos americanos em sua economia. Então, em tese, não é uma cryptomoeda per si, mas uma nova “moeda comum”, já que tem lastro em um produto real, travestida de crypto. Particularmente, quase comprei, mas como não tenho dinheiro, deixei passar 😀 De qualquer forma, é algo a se acompanhar de perto.

Acompanhe em Sputniknews e em CoinTelegraph

– COMO BITCOINS SÃO ROUBADAS: AS 5 AMEAÇAS MAIS COMUNS

Por último, um arquivo “antigo”, de dezembro de 2017, que esclarece as principais ameaças no assunto de “roubo de bitcoins”. É um artigo admonitório, importante para quem quer mexer com o assunto…

Acesse em Fortune

Até breve.
 

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Comando Ashtar

    Mensagens recebidas supostamente do Comando Ashtar por vários médiuns, acho que desde 2012, alertam para o projeto que entraria em vigor em breve e que criaria um novo sistema financeiro no qual os Bancos ficam totalmente de fora da bagaça (Analise aqui a dificuldade de se acreditar nisto na época e a facilidade de se acreditar agora em um sistema financeiro global sem a participação da Besta, quero dizer, dos Bancos).

    Este projeto estaria sobre a gerência de uma consiência chamado Saint Germain, a moeda estaria lastreada em ouro e seria implantada junto com um conjunto de leis chamado “NESARA” nos EUA e posteriormente “GESARA” para o mundo.

    Me parece que a dita cuja da moeda que fará a revolução anunciada é a cryptomoeda, e que a mesma ainda não foi criada pois ainda não há uma que tenha lastro em ouro.

    Dizem as canalizações que as trevas foram incentivadas pela ganância a criarem moedas desvinculadas ao ouro e que este erro estratégico custará o seu domínio no sistema financeiro global.

     

     

  2. Assunto relevante

    Nassif e leitores,

    Acho o assunto das cryptomoedas altamente relevante. O que me parece, e aí lanço a pergunta, é se o surgimento das cryptomoedas não fazem parte de um movimento mais amplo de enfraquecimento dos estados, no sentido amplo. Argumentos: o fortalecimento da influência do capital nas esferas executivas, legislativas e, por consequência, na esfera judiciária dos estados. Vejam o exemplo do Elon Musk. O capital privado, agora, passa a fazer o que era, quase uma atribuição estatal, de explorar o espaço. Ele fez o que a NASA não conseguiu, de retornar os propulsores. Vejam o parlamento com suas bancadas de defesa de interesses. É claro que não podemos esquecer os paraísos fiscais. Não esqueço que no ano passado nosso congresso afastou a aplicação do direito penal para nossos queridos sonegadores. Bastava eles trazerem o dinheiro de volta e não existiria crime. AFF. Bom,  mas nuns artigos publicados na Unicamp sobre os paraísos fiscais o autor menciona que os megaricos estariam pensando na criação de estados nacionais para evitar ualquer tipo de tributação. 

    Voltando à pergunta: as cryptomoedas não são um elemento do enfraquecimento dos estados?

  3. enigma…?

    Contra fatos… Não há a rgumentos.

    Quais são os fatos sobre as criptomoedas?

    Sobe e desce, porem diametralmente oposto das bolsas de valores que são expressão de ativos reais.

    Com as criptos não existe isto, ou melhor não existe nada e é exatamente este nada que é o principal argumento de seus defensores, defensores por motivos obvios, ou ignorancia.

    Pra sintetisar, as criptos não são simplesmente esquemas de piramides, é mais e ai que ta o surpreendente.

    As criptos são piramide sobre piramides, ou melhor, piramides que auto se alimentam é como certos caranguejos que mudam de casca. Acabou uma logo surge outra em cima dos escombros da anterior…

     

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador