Demanda por crédito empresarial sobe 7,7% em março

Tatiane Correia
Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.
[email protected]

O total de empresas que buscou crédito ao longo do mês de março foi ampliado em 7,7% na comparação com fevereiro (quando o indicador apontou redução de 4,4%), segundo levantamento divulgado pela consultoria Serasa Experian. Na comparação com março do ano passado, a demanda recuou 10,4%.

Com o resultado, o total acumulado ao longo do primeiro trimestre caiu 7% frente ao registrado nos primeiros três meses de 2012. Apesar da redução, o desempenho trimestral foi considerado o melhor desde o segundo semestre do ano passado, já que ocorreram recuos na demanda das empresas por crédito de 7,4% (terceiro trimestre de 2012) e de 12% (quarto trimestre de 2012), sempre na comparação interanual.

A pesquisa mostra que as micro e pequenas empresas puxaram o desempenho do indicador no mês, ao avançar 8,3% sobre o visto em fevereiro. O avanço nas médias empresas foi de 0,5% ante o mês anterior, enquanto a alta nas grandes empresas foi de 1,2%.

Apesar do bom desempenho apurado em março, ele não foi suficiente para reverter a queda acumulada no primeiro trimestre da demanda das micro e pequenas empresas por crédito. Assim, houve recuo de 8,2% frente ao primeiro trimestre de 2012 na demanda por crédito por essas empresas. Contudo, tanto as médias quanto as grandes empresas encerraram o primeiro trimestre com altas em suas demandas por crédito de 10,4% e 19,4%, respectivamente, em comparação ao observado no primeiro trimestre de 2012.

A avaliação mostra que o avanço da demanda por crédito foi influenciado pelo setor comercial, que avançou 8,6% sobre o apurado em fevereiro. As empresas de serviços expandiram a sua procura por crédito em 6,9%, enquanto as empresas industriais exibiram alta de 7,4%. No acumulado trimestral, as empresa comerciais são as que registram o maior recuo em termos de demanda por crédito, com uma queda de 9,7% frente ao primeiro trimestre de 2012. As empresas industriais fecharam o trimestre com queda de 8,6% e, nas empresas de serviços, o declínio foi de 3,1% no acumulado do primeiro trimestre de 2013.

Em termos regionais, as empresas da região Norte aumentaram a busca por crédito em 10,7% frente a fevereiro. Nas empresas da região Sul a alta foi de 8,8%. As empresas do Nordeste registraram expansão de 8,5% em suas demandas, ao passo que o avanço nas empresas da região Sudeste foi de 7% e o desempenho no Centro-Oeste aumentou 6,3%.

No acumulado do primeiro trimestre de 2013 os maiores recuos nas demandas das empresas por crédito ocorreram no Sul (-8,3%) e no Nordeste (-8,0%), em comparação ao primeiro trimestre de 2012. No Centro-Oeste e no Sudeste as quedas foram de 6,8% e de 6,3%, respectivamente. E o menor declínio neste primeiro trimestre de 2013 foi observado na região Norte: variação de -5,4% frente ao primeiro trimestre de 2012.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, a alta da demanda das empresas por crédito em março pode ser atribuída ao fim do impacto sazonal adverso do mês de fevereiro (carnaval e menor quantidade de dias úteis) bem como ao processo de retomada, ainda que num ritmo mais lento do que se inicialmente se esperava, da atividade econômica.

Tatiane Correia

Repórter do GGN desde 2019. Graduada em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), MBA em Derivativos e Informações Econômico-Financeiras pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Com passagens pela revista Executivos Financeiros e Agência Dinheiro Vivo.

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador