Em relatório, os analistas da XP Investimentos consideraram os resultados neutros. A operadora continua a aumentar sua participação no uso de dados, no segmento pós-pago e em banda larga – neste caso, o ritmo é afetado pela expansão da rede. “No entanto, vemos grande potencial, dada a relação de valor para o desempenho que o segmento pode oferecer aos clientes”, dizem
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Em dispositivos móveis, a participação dos smartphones na base de clientes da TIM continua a aumentar: 70% do total de dispositivos vendidos durante o primeiro trimestre eram smartphones, o que levou a receita a aumentar 33% sobre o ano anterior, enquanto a receita do serviço fixo caiu significativamente, embora esse segmento represente apenas uma pequena percentagem do total da receita.
Quantos aos resultados financeiros, a empresa reduziu a dívida líquida ligeiramente, embora não estivéssemos preocupados com o nível anterior. “Consideramos negativo o aumento do capital de giro durante o trimestre, embora esperarmos retorno aos níveis anteriores nos próximos trimestres. Em geral, vemos estes resultados como neutros no médio prazo, mas levemente positivos no longo prazo”.
Da Folha, com agências de notícias
A TIM, controlada pela Telecom Italia, encerrou o primeiro trimestre de 2013 com lucro líquido de R$ 306,1 milhões, alta de 13,9% ante o primeiro trimestre de 2012.
O resultado ficou abaixo das expectativas de analistas, que projetavam, em média, lucro de R$ 370 milhões, segundo pesquisa da Reuters.
A receita líquida totalizou R$ 4,71 bilhões de janeiro a março, alta anual de 5,4%, ante previsão de R$ 4,73 bilhões. Há um ano, a receita da empresa crescera quase 18%.
O lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) subiu 3,9%, para R$ 1,22 bilhão, contra previsão de R$ 1,26 bilhão.
A operadora destacou que algumas despesas pressionaram o Ebitda no trimestre, mas ressaltou que tem feito um melhor controle de custos nas despesas com infraestrutura de rede e vendas.
A margem Ebtida entre janeiro e março ficou em 25,9%, uma queda de 0,37 pontos percentuais na comparação anual.
Os custos da operação cresceram 6% no primeiro trimestre, para R$ 3,49 bilhões, com destaque para o custo com produtos vendidos, que avançou 22,9%, para R$ 655,6 milhões.
A base de celulares pós-pagos da TIM cresceu 13,2%, para 11 milhões de linhas, ao passo que a receita média por usuário (Arpu, na sigla em inglês), um indicador de rentabilidade, caiu 3,6%, para R$ 18,50.
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