Santander e Deutsche Bank falham em ‘teste de stress’ do Fed

Jornal GGN – O Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos, reprovou as filias norte-americanas do banco espanhol Santander e do alemão Deutsche Bank em um teste anual de stress, apontando falhas nos planos de capital e da gestão de risco das instituições. O Santander recebe a avaliação negativa pela terceira vez consecutiva e o Deutsche Bank, pela segunda.

O comunicado do Fed destacou que, apesar dos avanços, o Deutsche Bank ainda tem questões de supervisão que não foram resolvidas, e que elas “prejudicam de forma grave o processo de planejamento de capital”. O Federal Reserve também avaliou que, em “termos qualitativos”, tanto o Santander quanto o banco alemão se basearam em pressupostos que “não eram razoáveis nem apropriados” em relação ao retorno de capital aos acionistas.

Já em “termos quantitativos”, o teste do Fed apontou que os dois bancos têm capital para lidar com uma eventual recessão econômica grave. No caso do Santander, enquanto as exigências do Fed não forem atendidas, o banco não terá acesso a capital para investir em suas principais filiais no Brasil, Espanha e Reino Unido.

O teste do Federal Reserve é realizado desde a crise financeira de 2008, para garantir que as instituições disponham de capital suficiente para absorver perdas em tempos de crise.

Enviado por alfeu

Da Deutsche Welle

Fed reprova Deutsche Bank e Santander em “teste de stress”
 
Banco central americano detecta falhas nos planos de capital e de gestão de risco das duas instituições. Avaliação é feita desde a crise de 2008, para garantir que bancos tenham fundos suficientes em caso de recessão.

As subsidiárias americanas do banco alemão Deutsche Bank e do espanhol Santander foram reprovadas no teste anual de stress do banco central dos Estados Unidos (Fed) por causa de falhas nos planos de capital e de gestão de risco.

Trata-se da segunda vez consecutiva que o Deutsche Bank recebe uma avaliação negativa do Fed. O Santader falhou pela terceira vez consucutiva. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (29/06) após o fechamento dos mercados nos EUA.

Segundo comunicado do órgão, apesar de alguns avanços, o Deutsche Bank “continua a ter questões de supervisão ainda não resolvidas, que prejudicam de forma grave o processo de planejamento de capital”.

“Lições aprendidas”

O diretor executivo do Deutsche Bank nos EUA, Bill Woodley, afirmou que a adequação de capital do banco “nunca foi colocada em dúvida”. “Vamos implementar as lições aprendidas neste ano para fortalecer o nosso processo de planejamento de capital”, disse em comunicado.

O Fed avaliou que, em “termos qualitativos”, tanto o banco alemão quanto o Santander se basearam em pressupostos que “não eram razoáveis nem apropriados” em relação ao retorno de capital aos acionistas.

Já em “termos quantitativos”, o teste de stress do Fed apontou que os dois bancos possuem capital suficiente para lidar com uma eventual recessão econômica grave.

O Fed deu uma aprovação condicionada à Morgan Stanley, multinacional americana de serviços financeiros, que terá seis meses para reapresentar seu plano. Os planos de distribuição de capital de outras 30 instituições financeiras foram aprovados.

No caso do Santander, enquanto as exigências do Fed não forem atendidas, o banco não terá acesso a capital para investir em suas principais filiais no Brasil, Espanha e Reino Unido.

O banco central americano aplica as medidas de correção desde a crise financeira de 2008, para garantir que as instituições bancárias disponham de capital suficiente para oferecer empréstimos e absorver perdas em tempos de crise.

Redação

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador