Veja o painel do mercado externo

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Jornal GGN – A agenda externa abre a semana com importantes indicadores, que vão ditar o ritmo do mercado americano. Esses indicadores estão puxando as bolsas americanas para baixo e isso pode se refletir no restante da semana, quando teremos a divulgação do PIB americano, o pronunciamento do FED (banco central norte-americano) e dados de emprego. Acompanhe.

FED/Chicago – Índice de atividade industrial do Meio-Oeste

O índice de atividade industrial do Meio-Oeste, divulgado pelo Federal Reserve de Chicago, teve alta de 0,4% em junho, atingindo o patamar de 96,0 ante 95,7 de maio. No ano o índice acumula alta de 3,5%.

A alta de 0,4% no índice foi puxada pela produção de maquinário, que subiu 0,4% em junho ante -0,5% de maio e pela produção de insumos com alta de 0,4% em junho contra 0,1% de maio. Os outros componentes também subiram em junho: produção de aço com aumento de 0,3% ante -0,8% de maio e produção  de veículos com alta de 0,1% ante -1,4% de maio.

O índice tem importância porque reflete a produção industrial de um grande polo dos EUA composto pelos Estados de Illinois, Indiana, Iowa, Michigan e Wisconsin. Ele serve também como um termômetro de como andar o setor manufatureiro no restante do país.

NAR: Vendas pendentes de casas

O nível de vendas pendentes de imóveis residenciais caiu 0,4%  em junho , segundo a Associação Nacional de Corretores de Imóveis (NAR, na sigla em inglês). Este índice trata do número de compradores de casas que assinaram contratos para compra de residências usadas nos Estados Unidos recuou para 110,9 em junho a partir de uma revisão para baixo do índice de maio, 111,3. Entretanto ele é 10,9 por cento maior que junho de 2012 quando estava em 100.

Para a Associação a queda  é resultado da elevação das taxas de juros de hipotecas iniciada em maio que estão reduzindo a dinâmica do mercado imobiliário, podendo inclusive acarretar problemas na economia americana que tem dependido muito da recuperação do mercado de imóveis.

Fed/Dallas – Índice de atividade das empresas

O índice de atividade das empresas elaborado pelo Federal Reserve de Dallas recuou para 4,4 em julho ante 6,5 de junho. Já o índice de produção manufatureira caiu para 11,7 ante 17,1 registrados em junho, sugerindo um crescimento da produção num ritmo menor.

Outras medidas também apresentaram  crescimento lento em julho. O índice de preços pagos por matérias primas subiu para 15,9, de 14,3. O índice de utilização da capacidade instalada  ficou em 12,2 ante 15,3; o índice de novos pedidos recuou para 10,8 ante 13,0.

O índice de atividade é uma medida fundamental sobre as condições do Estado.

Bolsas

Reagindo a estes resultados e na expectativa de outras importantes divulgações no decorrer da semana, as bolsas americanas seguem em queda. Às 15:30, o índice Dow Jones estava em queda de -0,11% ao 15542,47 pontos, Nasdaq em queda de -0,15% aos 3607,86 pontos e S&P500 com perdas de -0,20% aos 1688,14pontos.

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador