A escola do esgoto

Do Blog do Josias

Ou, as prévias do que será o jornalismo em 2010.

Luis Nassif

154 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A pessoa que escreve isso é
    A pessoa que escreve isso é criminosa porque ela está caluniando gratuitamente pessoas honradas, cujo único deslize foi realizar uma administração dez vezes melhor que a oposição (…). São machistas e tem inveja da competência alheia.

  2. Que baixaria… Mas o que
    Que baixaria… Mas o que esperar desse sujeito? Afinal, não é o mesmo “jornalista” que escreveu sobre as várias gerações de alcoólatras na família do Lula?

    Nassif, se eu fosse uma pessoa pública, não ia ter a paciência do Lula e de boa parte dos políticos e sairia processando esses pseudojornalistas. Se bem que nossa Justiça não é muito animadora: fiquei estupefato, por exemplo, com a decisão de uma juíza, minha ex-colega de faculdade, em favor da Veja em um processo do Zé Dirceu por dano moral. Enfim, quem deu à imprensa a prerrogativa de ofender a todos livremente?

  3. Após ler em seu blog Nassif,
    Após ler em seu blog Nassif, fiquei com tanta raiva do jogo de imagens e palavras em relação a esta nota que escrevi para o machistinha do josias o seguinte texto:

    “Aquela nota com a Dilma e a Marta em seu blog(com o título vadias e vagabundas).
    A decadência de uma pessoa, de um grupo apresenta sinais como aquele. E você Josias representa muito bem a decadência de sua mídia.
    De um lado é triste aquela nota machista, de outro é muito bem vindo observar sua decadência.
    A folha vai assim perdendo leitores e vai sobrando somente a ralé conservadora, e o que sobra tem que engolir isso mesmo, este lixo destes canos de esgoto que são blogs como o seu.”

  4. Esse indivíduo é medíocre,
    Esse indivíduo é medíocre, escreve um falso blog porque não é um blog dele, mas sim da Folha de São Paulo fingindo ser um blog pessoal.

    As notícias são velhas, copiadas da Folha On Line, não existe análise alguma e os debates são extremamente desqualificados, descambando quase sempre para agressões verbais de baixo nível.

    Aliás, o blog todo é de baixo nível como pode-se ver não apenas nessa manchete lastimável, mas que permeia todos os tópicos.

    Em resumo simplesmente não vale a pena ler tanta mediocridade, não fosse esse blog um porta-voz (mal) disfarçado da Folha, estaria entre aqueles blogs de extrema-direita especializados em xingamentos toscos e baixarias diversas, aos quais ninguém liga.

    A falta de educação é comum em blogs que seguem a “escola do esgoto” protagonizada pela Veja. Chama atenção apenas como alguém consegue ser incompetente a ponto de fazer um blog tão ruim, mesmo com todas as benesses de um dos maiores orgãos da grande imprensa.

  5. Sem o menor insulto em mente,
    Sem o menor insulto em mente, se isso nao eh jornalismo (…) eu nao sei o que eh.

    O fato eh esse mesmo. Drag queen journalism.

  6. O Josias é um grande
    O Josias é um grande jornalista. Infelizmente, parece ser o mais preconceituoso, ou direitista, de todos. No caso ele usou, no jargão jornalístico, uma linguagem conotativa, mas, como diz José Simão, mais direto impossível. Chama logo as duas petistas de rampeiras, no popular.

  7. É muito repulsivo ver um
    É muito repulsivo ver um profissional da comunicação se prestar a uma ofensa desta a mulher brasileira. Sinal de decadência e mostra o desespero dos caras e a sujeira que vai ser esta corrida ate 2010.

  8. Nassif, o Josias tem usado
    Nassif, o Josias tem usado esse título em seu blog já tem algum tempo e para outras matérias, e o título em si não tem nada a ver com as personagens das fotos, havendo outros assuntos abordados no post em questão…

  9. Como perguntou outro
    Como perguntou outro cometarista: Quando Josias escreveu o título, estava pensando nas mulheres (…)? E eu que achei que já haviam chegado ao fundo do poço.

  10. O tal blog vem já há algum
    O tal blog vem já há algum tempo mergulhando numa baixaria de dar inveja ao Reinaldo Azevedo.
    O que causa espanto é a facilidade com que alguns jornalistas se entregam às baixarias.
    Até parece sintomático. Quando as tentativas de atingir o adversário não prosperam, logo em seguida costuma surgir esse tipo de degradação.
    Mas, seria apenas isso? Por que tanto ressentimento, tanto ódio?
    Há quem atribua as baixarias às questões que não dizem respeito nem ao jornalismo, nem a política. O ódio despejado (vadias e vagabundas) contra duas mulheres, Marta e Dilma muito provavelmente – dizem – vai além. Parece algo contra todas as mulheres.
    Nesses momentos convém ao patrão, ao empregador cuidar para que os distúrbios não tomem proporções irreversíveis e que haja tempo de retirar essas coisas que botaram na cabeça do empregado.

  11. Cópia do email que enviei ao
    Cópia do email que enviei ao Josias e ao ombudsman da Folha ([email protected] / [email protected]):

    Inacreditável que se coloque foto de Marta e Dilma junto ao texto
    cometido por Josias em 15/02/2009 – “Notas vadias de um domingo de
    notícias vagabundas”. Palhaçada associar as expressões “vadias” e
    “vagabundas” à Marta e Dilma. Inaceitável.

    Que a Folha aponte as mazelas do governo? Ótimo. Que a folha tenha uma
    posição política, e que esta posição seja contrária ao governo
    federal, a aos políticos do PT? Aceitável. Ofensa pura e simples?
    Inadmissível para um jornal que se pretende o maior e melhor do
    Brasil.

    Enfim, a nota de Josias não me surpreende: trata-se do mesmo
    “jornalista” que investigou o alcoolismo ao longo da árvore
    genealógica do presidente da república. Destarte, Josias apenas
    manteve o nível de sempre.

    O que me assusta é um veículo como a Folha abrigar “cabeças-pensantes”
    que, quando não partem para o ataque pessoam eivado por inclinações
    político-ideológicas, partem para a ofensa pura e simples. Trata-se de
    uma questão não apenas de educação, mas de respeito à inteligência dos
    leitores.

    Ricardo Montero
    ex-leitor da FSP

  12. Continua o josias ladeira
    Continua o josias ladeira abaixo. Este encontrou o buraco sem fundo e pulou dentro.

    Quando eu ainda lia a folha, este me enganou por muito pouco tempo. Mas provavelmente é muito bem pago. O que, no entanto, não explica, nem justifica. Esgotou, com ou sem o “u”.

  13. Caro Nassif, conforme esse
    Caro Nassif, conforme esse seu título, você colocou este sujeito no seu devido lugar de onde ele nunca deveria ter saído.

  14. É como você diz, Nassif:
    É como você diz, Nassif: ainda estamos no comecinho de 2009. Comparando com o que vamos ver em 2010, essa vigarice de agora do Josias vai parecer nota de desagravo.

  15. Tentei postar lá e fui
    Tentei postar lá e fui censurado.
    “Vc deveria respeitar primeiro a inteligência do brasileiro,segundo a senhora sua mãe e as mulheres da sua família e terceiro as mulheres do resto do Brasil.Vc,no afã de agredir a Ministra Dilma e a Marta e por extensão ao Governo Lula,usa essa manchete vagabunda,sim sua manchete é que é vagabunda, para atender aos anseios de demoníacos e (…),lobos vorazes em pele de cordeirinhos,santinhos de pau oco,que pregam uma ética que nunca tiveram.A mansão da Yeda,o castelo do Edmar,a merenda escolar de Serra,a censura de Aécio em Minas,são fatos e não factóides como os que pessoas de baixa qualificação como vc,que se auto denominam de jornalistas,inventam e divulgam para os seus.Gente como vc, puxa saco de patrões (…) que perderam as tetas que mamavam antes,desrespeita a quem realmente é jornalista sério e imparcial.O órgão que lhe dá emprego,representa o que há de mais repulsivo na sociedade brasileira.São nojentos e não aceitam a vontade soberana do povo que eles sempre exploraram.”

  16. Nassif, a conclusão que chego
    Nassif, a conclusão que chego é que após jogarem a credibilidade dos veículos na lama, os barões estão usando como lastro o sobrenome de seus articulistas. Creio que a inteligência desses colunistas não seja tão medíocre a ponto de não perceberem eles que todo mundo já consegue até prever as palavras que eles vão usar nos diversos assuntos?
    Eu seia capaz de escrever um blog, elianecantanhedecover, josiasdesouzacover, ricardonoblat, escrevendo com grandes chances de acerto as palavras que os colunistas reais vão usar, contra o governo ou a favor daquele que pensa que vai ser presidente

  17. caro nassif,

    não é surpresa
    caro nassif,

    não é surpresa os escritos desse rapaz.

    seu jornalismo está na vala comum da grande imprensa brasileira. a blogosfera está aí pra quem quiser ver a decadência das páginas impressas desses golpistas nojentos.

    esperem 2010 que a coisa vai piorar, e assim vou assistir de camarote a vitória da dilma.

    abçs

  18. Nassif,

    Longe de querer ser
    Nassif,

    Longe de querer ser o mesmo tipo de canalha, mas aproveitando o post, parte dos personagens e o uso dos dois pesos e duas medidas para levantar uma bola que acho pertinente:

    Durante a campanha, Marta foi duramente atacada por usar a pergunta sobre estado civil do prefeito para insinuar a sua (dele)suposta homossexualidade.
    Pois, bem. Fico sabendo que foi criada uma secretaria para acomodar o que, dizem à boca pequena, seria o suposto companheiro do prefeito.

    Sendo tudo verdade, não estaríamos então diante de um caso de nepotismo?

    Se a Marta tivesse sido eleita e criasse uma secretaria para o Frave, não teríamos um post talvez mais canalha ainda do que este?
    Deixo claro que nadatenho contra as opções do prefeito. levanto a bola pq ele mesmo está dando o motivo, pois no meu entender teria ultrapassado os limites da lei. Afinal, a moralidade administrativa não é tão cara a aos setores que o apoiam?

  19. Com certeza é uma ofensa
    Com certeza é uma ofensa vulgar, de uma misoginia nojenta. Hoje, no referido blog, há uma foto de FHC e Bornhausem, sob o título: “PSDB e DEM se reúnem para reavaliar planos de 2010”. Se fosse alguma picardia do autor, se fosse alguma tendência do blog a vulgaridade, o título deveria ser algo como: “Notas brochantes de uma 2ª impotente”. Lamentável, o jornalista, lamentável o falso moralismo que condenou a Marta, mas que nunca deixou de atacá-la da forma mais baixa possível.

  20. A Folha que se cuide e chame
    A Folha que se cuide e chame os seus às falas e ao comportamento ético.
    Se eu como um hamburguer estragado numa lanchonete conhecida e tenho uma intoxicação alimentar, eu posso até precisar saber o nome do dono da franquia, para acioná-lo na Justiça, mas para o público que recebe a notícia , a responsabilidade é da empresa, e a imagem dela é que paga o pato.
    Os blogueiros e colunistas da Folha são responsáveis tanto pelas suas opiniões pessoais como pela imagem da empresa que lhes paga os salários. E se estiverem seguindo orientações dos patrões ( para botar pra quebrar), ambos estarão dando tiros nos próprios pés. Desconfio que o Sr. Otávio Frias não concordaria com esta atitude.
    Ao fim e ao cabo, quem acaba em crise são as próprias empresas, pois lhes falta o respeito e a confiança dos clientes e da sociedade, e isso se desdobraria em desemprego para o jornalista e muito mais gente. Negócios sujos resultam em vitórias pírricas, mais cedo ou mais tarde.

  21. Caraca…

    Eu vi isso hj cedo
    Caraca…

    Eu vi isso hj cedo logo qnd xeguei no trab….

    Confesso que reli 3x pra n ver se estava enganado…se tava lendo algo trocado….

  22. “O Josias é um grande
    “O Josias é um grande jornalista”

    Grande em que sentido Marcelo? E como alguém que “parece ser o mais preconceituoso” pode ser grande em alguma coisa?

    Este comportamento é de uma mente pequena, covarde e misógina.

  23. Sugiro ao Josias àquela foto
    Sugiro ao Josias àquela foto onde Serra abraça Alkmim sendo empossado como Secretário de Estado, e ambos sendo observado por F.H.C. E coloque a manchete “(…) ARRUMAM EMPREGO PARA (…)”.

  24. A campanha de 2010 começou e
    A campanha de 2010 começou e perto dela a de 2006 vai parecer brincadeira de jardim de infância. O PIG não quer nem pensar na derrota do seu candidato apadrinhado da vez.

  25. Nassif, … não cabe um
    Nassif, … não cabe um processo nesse caso ?

    A Marta e a Dilma talvez não precisem de grana, … então é só doar para a AACD.

    Chico

  26. Vi hoje logo cedo no blog
    Vi hoje logo cedo no blog desse infeliz esse jogo de imagens e palavras para ofender duas pessoas… Fico me perguntando o quanto uma pessoa pode ser tão baixa e grotescamente ofensiva a quem não o agrada…. se o tal Josias não tem simpatia por petistas, ou qualquer outro partido contrário de suas verdades, deveria pelo menos agir como um profissional e não como um mesquinho qualquer que usa blog para expor sua personalidade baixa.

  27. Ainda estou aguardando a
    Ainda estou aguardando a manifestação dos colunistas que se horrorizaram, se indignaram, se escandalizaram com o programa da Marta que perguntava se o Kassab era casado e tinha filhos. Estão todos mudos.

  28. Comentários de jornais
    Comentários de jornais on-line diversos, blogs de várias orientações, estão sendo salpicados de ataques à Dilma cuja tônica é o ódio feroz e as adjetivações mais nojentas, machistas e primitivas que se possa imaginar.

  29. Não entendo a Lilian.
    Nunca
    Não entendo a Lilian.
    Nunca tive saco para assistir o Jô e as “meninas”, mas meu irmão sempre assistia e comentava para mim que a Lilian sempre procurou manter uma postura equilibrada no debate, chegando a mostrar certo desconforto com a linha adotada pelas outras “meninas”.
    Depois ela foi pro Roda Viva, transformado em púlpito dos Magnolis, Azevedos e Catanhêdes da vida.
    Será que ela não percebeu desde o começo que era uma fria?

  30. Os comentários estão no mesmo
    Os comentários estão no mesmo nível da post de Josias de Souza. Mais cuidado nas liberações, pois o que se espera deste blog são informações e análises. Algo que não foi feito, por exemplo, no caso do professorado paulista. O dono do blog parece que nem notou que 43% do professorado é temporário e todo ano tem que se submeter à busca de aulas e de escolas. Isto acontece no estado mais rico da nação e após 15 anos de continuidade político-administrativa de um mesmo grupo de poder, os tucanos.

  31. Se ele está querendo aumentar
    Se ele está querendo aumentar a audiência do seu blog, acho que está indo no caminho errado. A concorrência anda grande no ramo das baixarias.

  32. Nassif, quando eu lí a
    Nassif, quando eu lí a notícia no blog (logo que foi publicada) não reparei nesta… digamos… “sacada”.

    Sou leitor do Josias a muito tempo e ele não é chegado à este tipo de coisa.
    Creio que o trocadilho não tinha a intenção de ofender ninguém.

    Pelo histórico do blog do Josias creio que devemos oferecer à ele o benefício da dúvida.

  33. São 15h20min.

    Lido este
    São 15p0min.

    Lido este título aqui no blog, fui ao blog do Josias para ler o texto sob o título – e confesso que se é o que se encontra por lá agora, não vi onde estaria o problema, a não ser se pegarmos os vocábulos “vadias” e “vagabundas” do título para relacioná-los com as mulheres da foto.

    A palavra “vagabundas” (talvez até por causa do peso dos 55,56% de uma das palavras que a gente visualiza nela) pode, sim, qualificar uma baixa qualidade das notícias de domingo, assim como o Josias tem o direito, imagino, de qualificar como “vadias” as notas que ele próprio escreve – porém, se a leitura fosse esta, eu mesmo não teria como avaliar a avaliação dele, porque não li todas as notícias de domingo.

    Pergunto: ele retirou o texto, ou parte dele?

    Ou o questionamento que está sendo feito é pela junção do título com a foto?

  34. Nassif,
    Você, como sempre,
    Nassif,
    Você, como sempre, indo direto e certeiro ao cerne da questão, em apenas 1 frase.
    O que antes era exclusivo de 2 ou 3 proxenetas da Veja, vem se alastrando com uma velocidade incrível. 2010 trará à tona muitos outros, que já ensaiam alguns passinhos na Folha, Estadão, Globos, Band, etc. Alguns ainda disfarçam o odor do esgoto, como se o tratassem antes de despejá-lo no papel e nas ondas eletromagnéticas.
    Mas na hora de entrar na passarela vão rasgar as fantasias (suas biografias) despudoradamente, e sair alegre e saltitante cantarolando Mamãe Eu Quero, Me dá um dinheiro aí, Alah Lá Ô

  35. Surpreende aquele post,de
    Surpreende aquele post,de quem seguidamente censura alusões a seus patrões:Frias&Frias. Fundo do poço,desespero,constatação da inutilidade dos ataques e orquestrações medíocres contra Lula e seus colaboradores.É o que se deduz , quando se depara,com algo que remete a época do pior jornalismo,que este país testemunhou,com agressões diárias aos então presidentes, Getúlio, e JK. Seus autores, são ancestrais dessas (…), que infestam as redações de todas as mídias,corroendo as bordas da democracia.

  36. Os donos do Josias resolveram
    Os donos do Josias resolveram baixar o nível? Mais um pouco e partem para a agressão armada se o (…) serra não vencer em 2010

    (poderosos não manifestam a sua opinião diretamente, eles contratam pessoas para falarem por eles, ainda mais no Brasil)

    P.S: Offtopic mas interessante perguntar: Imaginam o que será este país em Outubro/Novembro de 2010? Eu chuto guerra civil.

  37. esgoto puro. Curioso agora o
    esgoto puro. Curioso agora o ataque da mídia aos políticos do Pmdb e ao partido. Realmente, parece que virou o alvo da vez depois que pendeu para a Dilma. Será que irão recuar?

  38. Prezado LN

    Passei
    Prezado LN

    Passei por lá de manhã…. vi o título deste post e achei que tinha entrado por engano em algum glog de torcida de futebol uniformizada… saí imediatamente..era lá mesmo?

  39. Sexista, sem graça, sem
    Sexista, sem graça, sem educação e com viés eleitoreiro. Isso tudo hospedado num blog da Folha de S. Paulo?! Os leitores da Folha merecem noticia com outro nivel, com outra qualidade, incrivel como não percebem aonde estão se afundando.
    A proposito, ouço sempre dizerem que isso de PIG é coisa de blogs “invejosos”, mas francamente, eles merecem o apelido.

  40. Baixíssimo nível.

    O que me
    Baixíssimo nível.

    O que me impressiona é a pessoa não ter vergonha na cara.

    Como que o sujeito encara a mulher e os filhos depois de uma dessas…?

    Como que sai na rua…?

    Alguma ele levou por esta: ou grana ou perspectiva de poder.

    P.s: É um absurdo, também, ninguém do PT se manifestar a respeito de uma agressão dessas.

    É brincadeira o tanto que afinam para a imprensa.

  41. É, parece que definitivamente
    É, parece que definitivamente o “Roda Presa” está se tornando um “Roda Morta”, e assim caminha a emissora com o seu aparelhamento pelo Governador José Serra.

  42. Vi “isto” ontem à noite.
    Vi “isto” ontem à noite. Quase vomitei…
    É uma pequena amostra do que ainda vem por aí.
    Vamos precisar de estomagos fortes…

  43. Apenas um prenúncio. Vem
    Apenas um prenúncio. Vem muito mais por aí. Preparem-se. Com Lula a 84%, PAC em aceleração, economia reagindo muito bem á fatídica crise financeira, imprensa percebendo que não deve massacrar as iniciativas de governo quanto ao enfrentamento da crise, sob risco de morrerem de fome, com oposição sem discurso e, com poucas aparições, boa parte dos mortais começando a conhecer a Sra. Dilma, imaginem quando a imagem dela colar na de Lula pro povão mesmo ! Vai ser um desespero e veremos grandes jornalões e afins em ataques maiores e mais grosseiros.
    Pensem bem..isso é estratégia. Falar mal do Lula é chover no molhado. Não adianta e essa gente já percebe isso. Então, para aqueles mais conservadores e machistas, jornais feitos em PH servirão cada vez mais a seus originais propósitos. Limpar cloacas. Hehe.
    Sério. Isso não pode passar assim. Governo que se preze deve cobrar explicações oficialmente ao jornal, mesmo correndo risco de outros “hermanos” de imprensa falarem em censura. Deve e pode cobrar explicações. Aliás, cortar de imediato qq benefício estatal federal seria uma boa.

  44. Que preço alto hém
    Que preço alto hém Josias!
    Garanto que nem o travesseiro você usa mais.
    fico com pena porque vc não pode ser tão machista e preconceituoso como quer parecer (AO SEU PATRÃO).

  45. Nassif,

    A escola não, só o
    Nassif,

    A escola não, só o esgoto. Quem usa este tipo de linguagem já tem mestrado em outras matérias…

    Eu fico indignada ao cubo. Como um cidadão desses ainda tem um Blog?

    Como esse cidadão pode ser chamado, em nome de Deus, de JORNALISTA???!!!

    Soledad

  46. Se fosse comigo, eu daria um
    Se fosse comigo, eu daria um jeito de mandá-lo para o “Mandiocal do Padre”.
    Mandei dois por mãos próprias e três a mando. O último tem mais de 30 anos.
    Tio-avô.

  47. Apos ver a foto acima e os
    Apos ver a foto acima e os comentarios, acessei o blog desse cidadao, e fiz comentario criticando veementemente, inclusive dizendo que ele deveria tratar as mulheres que conhece dessa forma. Claro que nao foi publicado. Fiz novo comentario dizendo a este cidadao que para ter um blog sao necessarias duas qualidades: aceitar criticas e manter o alto nivel. Mandei-o aprender com voce, Nassif.

  48. Acho que devemos divulagar o
    Acho que devemos divulagar o maxinmo esse post, para amigos e outros blogs.
    Não é preciso dizer nada, é só informar: olha o que saiu no blog do Josias

  49. Nassif, abaixo o comentário
    Nassif, abaixo o comentário que enviei, na hora do almoço, ao blog do acima mencionado, :

    O jornalista considera que, ao colocar um título ao nível do esgoto logo acima da foto da ex-prefeita e da ministra, pratica jornalismo sério? Ou será que isto sinaliza o tipo de cobertura que será feita nas eleições de 2010 balizada pelo preconceito, pela falta de limites éticos e pela defesa a priori de um candidato? [fim do comentário]

    Meu comentário não foi aprovado até o momento em que escrevo e, como outros comentários, postados depois, foram,creio que incomodei um pouco o jornalista de idéias tão turvas quanto o modo de edição que ussa para expressá-las.

    É Nassif, pelo andar da tropa, creio que vamos ter que comprar máscaras contra gás, porque daqui para 2010 a coisa vai feder.

  50. Josias de souza é um adoroso
    Josias de souza é um adoroso praticante do jornalismo “(…)” e “(…)”. Como o Reinaldo Azevedo quem em seu blog sugeriu um “bouquete” do presidente Lula com sua ministra-candidata. Pare o mundo que eu quero descer. Ou subir.
    Ailton Medeiros – Natal

  51. Pô Nassif, obrigado por
    Pô Nassif, obrigado por melhorar a minha manchete ! Eu desse lado, percebi que ficou clara; afinal não sou Jornalista, apenas Bacharel em Direito.

  52. O MAL POR SI MESMO SI
    O MAL POR SI MESMO SI DESTRÓI. Com o apoio desse pessoal do PIG, o Serra jamais será presidente do Brasil. É muita baixaria. Continuem assim e Dilma ganhará já no primeiro turno de goleada. Continuem assim, suprasumos da inteligência pigueana. Continuem assim ! OBRIGADO !

  53. Como dizia mia avó, de deu em
    Como dizia mia avó, de deu em deu em deu…

    Luís Nassif,
    seus ex-colegas estão fazendo com que a volta em torno da terra seja em tempo mais curto. É máscaras caindo, que é uma beleza.

    Agora só falta a turma da TV Cultura. Paulo Markum que se cuide, pois do jeito que estão indo, apelando que só eles, logo logo a dele cai.
    E quando chegar a hora estaremos juntos, rindo que nem o Mutley.

    Medalha, medalha, medalha

  54. Não que concorde com tudo o
    Não que concorde com tudo o que elas façam mas o desespero desta pessoa é um elogio as duas. Este vocabuláro primário, preconceituoso e vulgar de uma criatura que se diz jornalista é um premio que eleva o conceito de qualquer um que ele ofenda.
    Meu caro, com certeza, suas paravras cairam como um bálsamo nos ouvidos das duas. Já ouviu aquela máxima?
    “A sua inveja faz o meu sucesso”

  55. Tem certeza de que isso é
    Tem certeza de que isso é jornalismo? será esse sujeito um jornalista? talvez o ódio tenha tomado conta de sua pena, sei lá! Mas o linguajar é típico de cabaré de baixo extrato, sem querer ofender as profissionais do sexo que ganham a vida como podem. A escola do esgoto está frutificando!!!

  56. Não é um jornalismo vadio e
    Não é um jornalismo vadio e vagabundo a serviço do superfaturamento do partido do pedágio caro do Zé e do subfaturamento da venda de bens públicos para amigos do Fê?

  57. Nassif, enviei uma
    Nassif, enviei uma sugestaozinha para o Jozias. Pedi para mudar o titulo para “Notas carecas de um domingo de noticias tucanas”.

  58. Mas isto é
    Mas isto é I-NA-CRE-DI-TÁ-VEL!!! E ele pensa que nós não percebemos? Aliás, o que é mesmo que ele pensa? Se a mídia pretende seguir por esse caminho a Dilma pode se considerar eleita.

  59. Enviado por: Paulo
    Enviado por: Paulo Kautscher-São Gonçalo-RJ

    Este Josias é filho de uma experiência do Joseph Mengele.

    A união do DNA do Hitler com Mussolini., a careca é logico que herdou do Mussa [ é assim que ele se refere ao Mussolini, um apelido carinhoso ].

    Comentários como esse não seriam de um exeplo de esgoto?

  60. Nassif, e o que dizer dessa
    Nassif, e o que dizer dessa pérola do Uol: “Presidente da Colômbia visita Serra e fala em estimular intercâmbio entre países” (o link é http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u504664.shtml) Não querem nem esperar 2010, já empossaram o Serra como presidente, e em 2010, será coroado papa no lugar do Bento XVI! Até dei uma bronca neles: “Acho que vocês deviam se envergonhar em fazer campanha antes do tempo para o blindado (por vocês mesmos) Serra. Acho até que os eleitores conscientes dele reprovariam essa tentativa de fazê-lo presidente sem uam eleição. eleição essa, diga-se de passagem, que, se Deus quiser, ele não ganhará. Não desejo pro Brasil o que ele e sua turma andam fazendo com São Paulo!”

  61. Nassif, tem alguém usando meu
    Nassif, tem alguém usando meu nome e se fazendo passar por mim. Não escrevi nenhum comentário nesse post e nesse blog hoje. Este é o primeiro e único. Dá para verificar o IP? Que falta de respeito, sô. Vou ter de mudar tudo, porque um dia desses alguém escreve alguma besteira se passando por mim …

  62. Finjamos que a foto não está
    Finjamos que a foto não está lá. Mas, então, o que significa, “notas vadias de um domingo de notícias vagabundas”?

    Alguém poderia decifrar isso?

  63. Quanto mais esses patéticos
    Quanto mais esses patéticos estrebucham mais a popularidade do Lula cresce. E, erro fatal, cultivam a ilusão que o presidente não transferirá votos.
    Dá pena, não irão sequer ao segundo turno.

  64. Ivan,

    “Creio que ele não
    Ivan,

    “Creio que ele não percebeu…”
    “Ele nunca foi chegado a fazer esse tipo de coisa…”

    Prezado,

    Dê uma olhadinha no post que o Josias publicou sobre a Dilma do dia 10/02/2009, sob o título “Sob rotina de candidata, Dilma já demonstra cansaço”.

    Fique atento às mentiras que ele anda publicando sobre o PAC, por exemplo, no post de 13/02/2009 sob o título: “Lula antecipa 2010 e ‘exibe’ Dilma aos nordestinos”.

    Em determinado parágrafo o missionário afirma: “Sobrevoaram a BR-101, que está sendo duplicada. O trecho vistoriado mede 28,5 km. Não há, por ora, asfalto. A obra encontra-se na fase de terraplanagem”.

    Repare na “sutileza” para tentar enganar os incautos de que as obras da BR 101 (nordeste) são um engodo.

    Mas para quem conhece o trecho que vai de Maceió até Natal, as informações do Josias não passam de embuste.

    O cara está cumprindo uma missão.

    Fique atento.

  65. Esse sujeito só faz agradar a
    Esse sujeito só faz agradar a moçada reacionária que baba e espuma de raiva ao falar da Marta.

    Nas últimas eleições, fiquei muito chocada com o nível dos comentários de conhecidos, alguns dos quais chegaram a circular e-mails contra a Marta contendo uma quantidade tão grande de insultos e ressentimentos, que me faz pensar, afinal, por que ela incomoda tanto.

    Muitas dessas pessoas são mulheres, e eu quero crer que somente por ignorância elas estimulam ainda mais o preconceito contra as pouquíssimas mulheres que se destacam na vida pública, discutindo temas irrelevantes como a vida pessoal da Marta.

  66. Marcelo Figueiredo e
    Marcelo Figueiredo e demais,
    esta falta de respeito para com as mulheres foi a finalidade do título. só para ter uma ideia tentei explicar o título sem a foto para uma colega de trabalho em relação a notícia sobre o STF, mas travou tudo, não tem lógica por mais que a informação sobre o STF seja verdadeira. Não tem pé nem cabeça. Em síntese, o alvo foi Dilma e Marta mesmo.
    .

  67. A assessoria de Dilma tem que
    A assessoria de Dilma tem que guardar cópia desta imundície (e de outras tambem) e perguntar publicamente ao José Serra se ele aprova estes “trabalhos” dos seus degenerados empregados do comitê de propaganda e contra-propaganda .

    Sds,

    Em tem : É bom reforçarem a segurança de Lula e Dilma, pois delinquentes desesperados são capazes de tudo .

    Serra é o grande avalista do Reinaldo na imprensa.

  68. Josias é casado com a
    Josias é casado com a jornalista da Globo Liliane Cardoso, que já foi produtora do Jornal Nacional e é atualmente Editora-Chefe e apresentadora do Bom Dia DF e do DFTV, onde faz companhia a Alexandre Garcia.
    Seu chefe imediato é Ali Kamel.
    Precisa dizer mais?

  69. O trabalho do Josias é
    O trabalho do Josias é justamente esse. Ele é pago (e muito bem pago) para fazer exatamente isso. Não é primeira, nem a segunda, e não será a última. Como diz o Nassif, é apenas uma prévia. O pior ainda está por vir. Na grande mídia, hoje, não basta ser de oposição, tem que se acanalhar mesmo.

  70. Caro Luis

    Infelizmente sou
    Caro Luis

    Infelizmente sou obrigado a discordar de Ti, por ter dado espaço ao comentário deste senhor.

    Um blog de nível, como este, não deve perder tempo repercutindo esta excrescência, que tentam chamar de jornalismo.

    ” Senti falta da turminha que defende a confraria elitista”

    Abraços.

  71. Nassif, o melhor sinal do tom
    Nassif, o melhor sinal do tom das eleições de 2010 é o ponta pé à campanha para presidência do José Serra dada pela Folha de São Paulo no dia 02 de janeiro passado, onde em matéria de capa da posse do prefeito Kassab, o colocou de lado na foto maior (sem ver seu rosto) e destacou de forma sobeja, frontal, sorridente, a foto do José Serra.
    Como pode na posse do prefeito da maior cidade da América do Sul, este não sair na foto e sair o candidato a presidência da república?

  72. No comentário anterior ia
    No comentário anterior ia fazer a ressalva de que não sei nada a respeito da Liliane Cardoso que a desabonasse, mas acabei esquecendo.
    De qualque forma, o objetivo não era falar dela, e sim de uma relação que desemboca em Ali kamel.

    Aliás, graças à internet, dá para começar a compor um verdadeiro quem-é-quem do jornalismo brasileiro: a Cantanhede é esposa do marketeiro do PSDB, o Clovis Rossi é casado com a presidente do PSDB MULHER, o Josias com a jornalista da Globo.

    Se juntarmos outras relações “perigosas”, do tipo Helena Landau (BNDES) + Pérsio Arida (BC) durante as privatizações, dá para fazer uma “Caras” aqui no blog.

  73. IVAN .. IVAN…

    Josias fez
    IVAN .. IVAN…

    Josias fez sem querer, é isso?
    Josias é um jornalista a serviço da…
    Todo mundo sabe cara!
    Vc não coloca 2 mulheres do PT e um título com notas “vadias” “vagabundas” … e sem querer.
    que é isso?
    jornalismo vagabundo sô…

  74. aí João Fernandes,
    fale de um
    aí João Fernandes,
    fale de um Post onde PHA chamou Serra de “vagabundo”…
    fale aí…
    Para vc ter dito isso, provavelmente, aí nas tuas anotações, tem um post do PHA que vc deu “cortar e colar” e tem essa menção…
    Vai comparar Josias e PHA… que é isso meu?

  75. Pois vejam mais do Josias,
    Pois vejam mais do Josias, posts atrás, na ocasião do factóide “Kassab é casado?” (destaques meus)

    1º) Um fragmento atribuído a ele (no Noblat):
    “De Josias de Souza no UOL:
    ‘O curioso é que A PRÓPRIA MARTA, QUANDO TROCOU O SENADOR SUPLICY PELO ARGENTINO FAVRE, FOI VÍTIMA DE ODIOSAS INSINUAÇÕES. Pena que o desespero momentâneo a tenha desnudado. Lamentável que o flerte com a derrota a tenha conduzido para a sarjeta eleitoral.’”
    http://oglobo.globo.com/pais/noblat/post.asp?t=o_milagre_de_dona_marta&cod_Post=132702&a=111

    2º) Post direto do blog dele. Depois de vários “Lula disse”, “Lula etc…” na última linha, ele, enfim, por assim dizer, opina:
    “Lula tachou de hipócrita a reação ao comercial que roçou a vida pessoal de Kassab.
    – ‘Ela [Marta] é acusada de preconceituosa? Eu ainda vou criar o dia da hipocrisia neste país.’
    TÃO FEIO QUANTO DEFENDER O INDEFENSÁVEL É LEGISLAR EM CAUSA PRÓPRIA.”
    http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/arcp008-10-12_2008-10-18.html

    Vamos ver se eu entendi: perguntar se Kassab é casado é aviltar sua sexualidade. Mas escrever “Vadias” e “Vagabundas” sobre as cabeças de Marta e Dilma é uma
    liberdade de expressão desprovida de sentido capcioso e subliminar.
    Agora eu quero saber quais insinuações são odiosas e quais não são e, proncipalmente, o que é legislar em causa própria.

  76. Provavelmente o meu
    Provavelmente o meu comentário não passe pelo crivo moderador do Nassif, mas vou fazê-lo assim mesmo, pois é a maneira que eu encontrei para provocar o vômito que está na minha garganta desde que eu lí o post do Josias.
    (…)

    PS – Passou com ressalvas.

  77. As carapucas vao caindo de
    As carapucas vao caindo de vez, e a tomada de posicao ficam escancaradas. Ja nao escondem o partidarismo. O PIG, expressao inventada por PHA, torna-se verdadeira e vira simbolo do que eh este jornalismo golpista no Brasil.

  78. É profundamente nojento este
    É profundamente nojento este tipo de jornalismo, mas…
    já foi feita uma contagem, via google, do número de vezes que estes porcos ofendem a moral de pessoas, sem que ao menos sejam advertidos pelos patronos…número inacreditável, nunca visto em qualquer parte do mundo : dezenas de milhões de vezes, sempre contra autoridades do atual governo…tudo já selecionado !!!

  79. eles que se preparem, no caso
    eles que se preparem, no caso de Dilma vir a ser eleita…esta tipo de baixaria a gente nunca esquece,e ela é uma das principais vítimas e, pasmem, não como ministra-chefe da casa civil, mas sim como mulher, cidadã comum com direito a todas as garantias da Constituição…crimes assim, não precrevem, pois a ofensa afeta até mesmo a família, os descendentes….bem…este tipo de jornalista vai sentir no traseiro o tamanho e grossura do que estão merecendo e procuram !!!

  80. Acho que título e foto foram
    Acho que título e foto foram meticulosamente escolhidos. Nenhum jornalista minimamente formado comete uma baixaria desses involuntariamente.
    Se fosse um erro, o Josias teria pedido desculpas e apagado este crime do seu currículo. Terá tempo de se arrepender até 2018, por aí, quando seu candidato terá alguma chance…

  81. Prezado Nassif,

    Não sou do
    Prezado Nassif,

    Não sou do ramo (jornalista), mas tenho um blog, onde brinco de escrever tendo na sintonia, os amigos, portanto não tenho grandes pretenções.
    Lí horrorizado o título e a notinha da dupla da Folha de S. Paulo.

    Está lá no meu blog: Jornal que se presta ao papel, de usar “expediente de pistolagem de esquina” – é tão sabujo, quando os vermes que se prestaram a fazer esse jornalismo de esgoto, em troca de um crachá.
    Sim, pois isso é tipo de jornalista, que só vive de “carteiradas” – portanto prá eles, está bom demais, tendo só o crachá.

  82. Oi Luís
    Lamentável…
    Este
    Oi Luís
    Lamentável…
    Este Josias acaba de provar que não é digno o suficiente para manter-se num jornal.
    Mais lamentável ainda é o Otavinho permitir que isso aconteça num jornal que teve tanta história de coragem para contar.
    Será que teve mãe? Se teve, será que não pensa nas mulheres em geral ao escrever tamanha grosseria?
    Um jornalista sujo, baixo, preconceituoso..
    Ou ele sofre de misofobia ou tem aversão às mulheres.

  83. iConsidro o governo LULA/pt
    iConsidro o governo LULA/pt muito tímido no que tange às questões. Imaginem se estivesse em curso um governo mobilizado a partir das bases populares, um governo que estivesse atacando estruturalmente as desigualdades sociais.
    Como reagiria a “grande imprensa” classista?

  84. Considero o governo LULA/pt
    Considero o governo LULA/pt muito tímido no que tange às questões. Imaginem se estivesse em curso um governo mobilizado a partir das bases populares, um governo que estivesse atacando estruturalmente as desigualdades sociais.
    Como reagiria a “grande imprensa” classista?

  85. Havia no Ceará, residindo em
    Havia no Ceará, residindo em Fortaleza, no Bairro Cocó, uma senhora chamada Anatália.

    Ou simplesmente: Natalia.

    Viúva rica, empobreceu e passou a arte da cafetinagem.

    Vendia encontros de casais casados.

    Natalia contava que os maridos sempre tratavam suas esposas com palavras carinhosas, até o momento que descobriam que eram traidos.

    A partir daquele instante, eles passavam a tratar a TODAS as mulheres como “vagabundas”.

    Não importando se honestas ou não.

    Não sei o caso tem alguma coisa a ver…

  86. O Josias e a FSP
    O Josias e a FSP desrespeitam, de uma só tacada, a Marta a Dilma e todas as suas leitoras mulheres. Só não deviam esquecer que nós, as mulheres, somos hoje a maioria do eleitorado brasileiro. Insultos como esses não passam impune.

    Em 2006 a Veja publicou aquela, que na minha opinião, foi uma de suas capas mais racistas, para desmerecer os eleitores do Lula. http://blogdoonipresente.blogspot.com/2007/04/racistas-controlam-revista-veja.html

    Era uma época que ficou na moda entre a classe média paulista dizer que só analfabeto votava no Lula. E das urnas veio o cala a boca: o Lula, como toda a campanha contra, foi reeleito.

    Por ora, a FSP é jornal que nunca mais entra na minha casa. Nem aos domingos.

  87. Nassif,
    DEPOIS FAZ COMO O
    Nassif,
    DEPOIS FAZ COMO O CHAVEZ FEZ COM A IMPRENSA NA VENEZUELA E O PESSOAL COMEÇA A RECLAMAR… É LÓGICO QUE DEFENDEMOS UMA IMPRENSA LIVRE. MAS A VOZ DA ELITE NA OPOSIÇÃO JOGA MUITO PESADO. ELES JÁ TENTARAM DE TUDO: DESDE A DEFESA DO GOLPE NA VESPERA DA ELEIÇÃO ATÉ OS GRAMPOS SEM VOZ. SOMOS OBRIGADOS A ADMITIR QUE A VERDADEIRA OPOSIÇÃO NO BRASIL É A MÍDIA.

  88. Concordo com o Jilmar.Lula
    Concordo com o Jilmar.Lula /PT e as bases populares ñ tem articulação nenhuma, estamos perdendo uma grande oportunidade de enfretamento dessa imprensa classista, racista , reacionária e etc….
    Como mulher estou sem palavras… esse senhor merece um processo no minimo…..se ainda tiver justiça neste pais…

  89. Cada vez mais me parece que a
    Cada vez mais me parece que a melhor solução é que a midia continue a agir exatamente do jeito que está agindo, desta maneira fica sempre claro o que é real e o que é forjado, enquanto isto, a popularidade do Lula aumenta? Há alguma inteligência nestes seres iluminados da nossa “midia”podre e pobre?
    Vocês viram hoje no blog do PH Amorim a máteria sobre a formação acadêmica do Serra? Mais uma faceta de coisas podres e pobres.
    em suma podridão é podridão, não tem salvação e pobreza de espírito, inteligência, classe, ética também não tem salvação.

  90. A que ponto a Folha chegou,
    A que ponto a Folha chegou, fazer esses coitados decerem tanto para manterem o emprego. A Dilma precisa tomar cuidado, dizem que gente assim costuma morder.

  91. É esse o tipo de jornalismo
    É esse o tipo de jornalismo vagabundo que quer ser respeitado.

    Não vale nema pena dizer quem é (…)

    Como você mesmo disse, nem vale a pena dizer.

  92. Hoje eu dei uma passadinha lá
    Hoje eu dei uma passadinha lá no tal blog do Josias…e o que me impressionou foi alguns comentários baixíssimo nível que ele deixa passar.
    Havia o comentário de um sujeito, comentando da maneira mais suja possível, o resultado do plebiscito do Chaves e os dedos da mão do Lula.
    Afinal…um nojo.Eu posso não gostar dele, mas eu sempre considerei o Josias, um jornalista do primeiro time.O que aconteceu afinal?

  93. Este desespero significa que
    Este desespero significa que a cosia esta se complicando muito mais pelas respostas do Governo do Presidente Lula diante da atual crise econômica internacional, do que pela cresciemtno da candidatura da Ministra Dima Rousself.

    Fora o

  94. Da euforia ao
    Da euforia ao desespero.

    Este desespero significa que a cosia esta se complicando muito mais pelas respostas do Governo do Presidente Lula diante da atual crise econômica internacional, do que pela crescimento da candidatura da Ministra Dima Rousself.

    Fora o BLOG LUIZ NASSIF ONLINE ninguem esperava a diminuição da dívida pública em relação ao PIB e a queda dos juros da Selic.

    Quase todos esperavam uma disparada da inflação, do dólar e dos juros da selic no Brasil.

    Mas o que mais assuta a oposilção é este aporte ao BNDES, um verdadeiro coelho tirado da cartola, mais até do que os cortes dos juros da Selic.

    Ao desafiar o BACEN a oposição busca na verdade, que o o BACEN responda com aumentos de juros para demonstrar autoridade.

  95. Pergunta-se: – a
    Pergunta-se: – a manifestação do enfezado jornalista mudará o posicionamento político de algum cidadão? O enfezado jornalista não tem um mínimo de inteligência para esboçar um pensamento político racional de crítica ao governo atual? O máximo que o enfezado jornalista, conhecido e famoso papagaio da mídia esgôto, pode conseguir com sua crítica é a agressão misógina e despeitada contra representantes do atual governo e, em particular, do PT?

    As palavras defecadas pela “inteligência” do enfezado jornalista apenas reforçou minhas convicções a respeito da necessidade de eleger a companheira Dilma Roussef para a Presidência da República do Brasil.

  96. Nassif, na verdade, eles não
    Nassif, na verdade, eles não sabem mais o que fazer, para seus patrões voltarem a participar do governo da nação.
    E outra, estão ficando sem “tutu”. Como vão pedir agora, a um governo que sempre hostilizaram? Estão sem canais de comunicação
    Mesmo as verbas publiicitárias, são limitadas, são divididas.
    Em resumo, estão desesperados, por conta do que fizeram, mas continuam grosseiros, burros, atiram nos próprios pés. E se amanhã Dilma se elege presidente, e não for tão complacente com eles, como é Lula? Sdc

  97. Aff… Isso em fevereiro de
    Aff… Isso em fevereiro de 2009, começou cedo a campanha… e começou bem mal…

    A Dilma dos velhos tempos já teria ido com os 2 pés no peito de um sujo desses, pena que agora ta mais mansa hehehe

    off: olhando essa foto me lembrei do comentario que 2 senhoras fizeram ao meu lado em uma agencia do Bradesco Prime: “a Marta, a Dilma e a Dna. Marizia estão parecendo que são irmãs”

  98. Jornalismo de esgoto? Isso
    Jornalismo de esgoto? Isso nem jornalismo é. O pior é que o sujeito é (…) que sabe que jamais poderá fazer uma manchete dessas contra um dos políticos apoiados por seu patrão, por mais corrupto que seja. (…) É por isso que eu afirmo e sustento, Nassif: nem Congresso Nacional, nem Justiça, nem mesmo a Polícia; a instituição mais corrupta desse país, hoje, se chama imprensa!

  99. Nassif e malungos.

    Na época
    Nassif e malungos.

    Na época da mais recente campanha eleitoral, houve uma grita geral da mídia-latrina em relação ás insinuações da campanha de Marta quanto à sexualidade de Kassb.

    Foi um erro grosseiro e lamentável da campanha de Marta. Mais foi um barulho danado.

    Quero ver a reação da Folha diante desta (…) protagonizada por um dos seus.

    Haverá grita dos setores que se levantaram contra Marta?

    Ou a atitude deste (…) travestido de jornalista ficará por isso mesmo?

    Claro está que por parte da comunidade da internet, os blogs , sites, isso não cairá no esquecimento.

    Quanto à mídia-latrina, da qual essa ratazana careca faz parte, não espero nada.

    Vamos ver o que os “independentes” vão dizer.

    Esgoto é pouco, Nassif.

    Tem coisa masi suja que esgoto?

    Se tiver, é o nível desse Josias, essa (…).

  100. Gostaria de poder respeitar o
    Gostaria de poder respeitar o Josias como profissional, porém fica cada vez mais difícil ao ver insinuações preconceituosas contra mulheres que não seguem a sua linha de pensamento político. Ele joga rasteiro, faz politicagem pura em nome dos tucanos e pefelês da vida.

  101. Nassif, isso que o Josias de
    Nassif, isso que o Josias de Souza fez pode ser definido como qualquer coisa (baixaria, apelação, desrespeito aos leitores, ofensa à inteligência alheia, etc).

    Mas, jornalismo isso não é, não…

    A Dilma e a Marta deveriam processar o sr. Josias de Souza e deveriam exigir uma indenização equivalente ao PIB da China, no mínimo.

    Parece que o sr. Josias decidiu adotar as práticas dos ‘blogueiros e jornalistas de esgoto’.

    Assim, temos um jornalista a menos no mercado.

  102. Aos que ainda falam em
    Aos que ainda falam em “benefício da dúvida”, asseguro que um jornalista com a experiência do Josias JAMAIS escolheria aquela foto com aquele título de forma inocente, tipo: “ah, não percebi!” Mas ele é tão safado que, obviamente, fez a coisa de um jeito que, para efeitos LEGAIS, pode se valer dessa desculpa esfarrapada, caso venha a ser questionado judicialmente. Assim, na minha humilde opinião não caberia processo, mas a mácula profissional é indelével, porque qualquer um com um pouquinho de janela no jornalismo sabe que as escolhas casadas de imagem e título nunca são casuais, muito menos no caso de um Josias de Souza…
    Abaixo, replico texto do e-mail que enviei a ombudsman do UOL, com cópia para o próprio:
    Sra. Mara Gama,
    Como a Sra., sou jornalista. E como jornalista que acompanha amiúde o noticiário político há mais de 20 anos, não acredito em coincidências por parte de jornalistas com nossa experiência, ou com a experiência de um Josias de Souza. Jornalistas como o sr. Josias fazem escolhas conscientes de palavras, fotografias, legendas, manchetes. Jamais casuais.
    Por mais que já esteja acostumado com as idiossincrasias da cobertura política nacional, senti-me profundamente entristecido, derrotado mesmo, envergonhado como profissional e como homem, pelo post cometido pelo sr. Josias em 15/02/2009, intitulado “Notas vadias de um domingo de notícias vagabundas” (http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/arcp009-02-15_2009-02-21.html#2009_02-15_21_43_53-10045644-0). Não é preciso ler o texto, que ali atua como figurante. A intenção da mensagem está no link entre manchete e foto. E só.
    Sei que o sr. Josias de Souza não nutre simpatias nem por esse governo nem por seus protagonistas, com destaque para Lula, Dilma e Marta, dentre outros. Não é preciso ler muitos de seus textos para perceber. Da mesma maneira, sei de antemão que o sr. Josias de Souza não terá a hombridade de admitir suas reais intenções na escolha do título e da foto. É tão típica do jornalismo contemporâneo a covardia quanto a leviandade. Não me importo. Sei o que vi, sei da importância, no trabalho jornalístico, das escolhas casadas de título, texto e imagem. E ouvi de muitas outras pessoas, boa parte colegas, a mesma impressão. Nos comentários do próprio post colhem-se as mesmas impressões. Só um tolo tomaria por coincidência o que obviamente foi uma opção, tão consciente quanto repulsiva.
    Nada tenho a opinar sobre o sr. Josias. A mim, esse post transparece apenas falta de caráter. Mas acredito que uma empresa, uma casa como o UOL, não pode se permitir esse tipo de prática baixa em seu cast jornalístico. Para além da política, Dilma e Marta são senhoras, têm famílias, filhos. E se fosse a sra., a sua família, os seus filhos?
    Espero que o UOL tome alguma providência a respeito. Se admitir isso a essa altura, o que correremos o risco de assistir em 2010? O jornalismo permite tudo? o jornalista pode tudo? Não sei que providências a sra. ou o UOL pretende tomar. Mas sei o que eu faria se cruzasse com o sr. Josias de Souza na rua hoje: com o perdão da palavra, daria uma porrada nele. Porque isso é o mínimo que ele fez por merecer com esse post. Não só pela leviandade, mas principalmente pela covardia. Não é que não seja coisa de jornalista apenas. Não é coisa de Homem. De qualquer forma, não vim aqui cobrar providências, mas manifestar meu asco com isso que vocês insistem em chamar de jornalismo.
    Atenciosamente,
    Gilberto Marotta.

  103. Pelo que vejo, há gente boa
    Pelo que vejo, há gente boa que tem boa consideração por Josias de Souza. Não tenho por ele tal consideração, por outras razões que não esta que está em foco. Não gosto de intelectuais que, à procura de um maio de auto-superação, inconformados com as limitações de sua profissão de jornalista, perdem-se em explosões existenciais que têm mais a ver com seus problemas incompartilháveis do que com o interesse dos leitores. Mas não têm a corajem de deixar tudo e começar alguma coisa nova e libertadora. Terminam extinguindo o fogo de suas aspirações com o conformismo mais conservador que exista no mercado. Assim sempre considerei o Josias. Agora, quanto ao fato em foco, não diz respeito apenas a ele. Parece que um raio transformador de repente acendeu no coração de vários jornalistas da Folha um ódio pela ministra Dilma tão furioso quanto repentino. Referem-se a Dilma com ar de mofa e despeito. Julgavam, em sua santa ingenuidade paulista, que Serra estivesse tranquilo como favorito em 2010. E tudo indica que o raio que os despertou da letargia parece se chamar Fernando Henrique Cardoso.

  104. Estou com nojo do Josias de
    Estou com nojo do Josias de Souza. NOJO mesmo.

    Fosse meu marido e eu estaria com vergonha.
    Fosse meu filho, eu estaria me culpando.
    Fosse meu pai, eu estaria decepcionada.

    Mas tem uma coisa interessante nisso, tão interessante quanto indesejada pelo Josias e seus mandantes.
    Essa baixaria vai ter o efeito contrário, como tiveram a pergunta do Agripino Maia à Dilma, na CPI, e as perguntas da campanha de Marta, a respeito da vida pessoal do Kassab.

    Além de baixo, rasteiro, Josias não parece ser tão esperto assim.

  105. completanto…

    Nassif

    Me
    completanto…

    Nassif

    Me espantei com o grau de ingenuidade de alguns comentaristas aqui, que pensam não ter sido por maldade a junção da foto com o título. Gostei de ter visto isso, sinceramente. Até invejei, porque isso mostra uma crença na incapacidade de alguém ser tão baixo a esse ponto, que eu perdi. Lamentavelmente.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador