A ‘festa da firma’ no Jornal Nacional, por Mauricio Stycer

Lourdes Nassif
Redatora-chefe no GGN
[email protected]

Do UOL

“JN promove “festa da firma”, mas com roteiro, para trocar apresentadoras

Mauricio Stycer

JNPoetaDespedida

Com William Bonner no papel de entrevistador, o “Jornal Nacional” exibiu uma espécie de “talk show” na noite de sexta-feira (31) para oficializar a troca de Patricia Poeta por Renata Vasconcellos na cadeira de apresentadora do telejornal.

Por pouco mais de quatro minutos, os três procuraram transmitir espontaneidade numa situação bastante roteirizada, que começou com a pergunta de Bonner: “Patricia, acho que é uma hora para você relembrar o que te levou a esta decisão”. “Vamos lá, Bonner”, começou ela, explicando que vai se dedicar a um projeto na área de entretenimento.

Como em um boa festa da firma, Patricia agradeceu aos colegas, “ao pessoal que trabalha por trás das câmeras”, bem como “ao pessoal da redação”, e também “ao pessoal do controle, que coloca o jornal no ar todos os dias”. Dando as mãos para o colega, disse: “E a você, William Bonner, obrigado. Foi um prazer. É uma honra.” A apresentadora, por fim, agradeceu ao público. “Muito obrigado por permitir que eu possa fazer o que é a minha missão: me comunicar com vocês.”

Os dois, então, se levantaram para receber a nova apresentadora. “Bem-vinda, Renata”, disse Bonner, recebendo-a com dois beijinhos. E, apontando para Patricia, acrescentou: “Vai lá”. Renata foi lá e Patricia repetiu a saudação (“Bem-vinda, Renata”), também beijando a colega.

Sentada em uma terceira cadeira, na lateral da bancada, Renata foi então entrevistada por Bonner. Contou que já apresentou o “JN” em finais de semana e cobrindo férias de Patricia. “Como você está esperando este momento?”, quis saber o editor-chefe do programa, ouvindo uma resposta que lembrou jogador de futebol antes de entrar em campo: “Estou muito feliz, a expectativa é muito grande”

O apresentador concluiu a conversa elogiando as duas apresentadoras. “Sorte e sucesso para as duas e muito obrigado”. Poeta se despediu com um “até breve” e Bonner encerrou com um “bom fim de semana e até segunda”.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

28 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Ridículos, como sempre ! Não

    Ridículos, como sempre ! Não querem que ninguem pense que a “Pueta” foi retirada do JN pelo dedinho em riste contra a Presidenta de todos os brasileiros, uma senhora, que merece a admiração e o respeito de todos por sua história de vida. Ela tem outros planos? que seja feliz e tenha sucesso em sua nova empreitada, pois a Globo está precisando de algum programa que levante o seu “ibope” em queda constante. Programa com credibilidade, claro, não as encenações que costumam fazer.

  2. Quem determina o cargo não o

    Quem determina o cargo não o funcionário, é a empresa, mas…

    Dizem que Patrícia saiu a pedido do mercado financeiro.

    Ela teria pressionado muito pouco a presidenta Dilma na entrevista ao JN.

  3. Ah… mas ai tem dedo dos

    Ah… mas ai tem dedo dos petralhas em armação com a família Marinho… tem sim, sei de fontes seguras, recebi mais de 3 e-mails relatando isso.

    1. Estas teorias da conspiração

      Estas teorias da conspiração já deram. Foi o Lula e o PT que também mandaram matar o Kennedy.

       

      Se o PT tivesse o poder de derrubar alguém no JN, eles com certeza, tirariam o Ali Kamel.

  4. Putz……que bobagem!

    Tá bom. Apenas uma troca de funções numa empresa. Como acontece em qualquer quitanda ou supermercado: o responsável pelas hortaliças de repente é transferido para o setor de legumes. Um texto absolutamente isento sobre um assunto banal. Mas a fixação que alguns têm em desqualificar a Globo acaba emprestando interpretações sibilinas.

  5. Cascata, mentira e papo

    Cascata, mentira e papo furado desse bate papo.

    A madame caiu porque a audiência do JN despencou.

    O Boner não estava satisfeito em dividir a bancada com a madame, porque ela estava brilhando mais que ele.

    Dizem que na copa do mundo a madame teve mais exposição que ele ao lado do Galvão Bueno, o que deixou o menimo maluquinho irritado.

    Mas a gota d’água para detonar a madame, foi a compra que ela fez de um imóvel de alto valor de uma pessoa ligada ao Carlinhos Cachoeira. E ela se vangloriava sobre a compra desse imóvel, o que deixou alguns diretores da Globo preocupados, inclusive o Bonner.

    A madame caiu por uma conjução de fatos.

    Li este comentários numa coluna do Jornal o Dia aqui do RJ.

    Agora, vão trocar 6 por meia duzia, não vai adiantar nada, a audiência vai continuar despencando, se Deus quiser.

    1. O jornal O DIA é realmente

      O jornal O DIA é realmente uma excelente fonte de informação, de alrissima credibilidade, começou com Adhemar de Barros como dono, depois ele colocou em nome do Chagas Freitas que não devolveu, é gente finissima.

      1. Da mesma forma que Veja,

        Da mesma forma que Veja, Estadão, Folha, JN …

        Como você disse acima, agora o JN vai, trocou a Poeta pela classuda Vasconcelos.

        Agora sim, podemos acreditar no JN.

        Putz é cada uma !

        E o que é pior, ainda perdi tempo lendo isso. !

          1. Lamento informar mas

            o OESP se mostrou totalmente irrelevante neste ano leitoral.

            Virou a Gazeta de Higienópolis.

  6. Não entendo o

    Não entendo o estranhamento… Isso sempre foi a especialidade da Globo, o metajornalismo; 50% do JN é para falar da própria Globo e alavancar audiência de seus diversos programas sendo que, alguns, como o Faustão, existe exclusivamente para promover os artistas da casa e, em última análise, os programas da própria Globo. Tirando a propaganda e o conteúdo para a auto-promoção, a Globo não deve usar nem 20% do tempo que fica no ar para falar de outra coisa que não seja a própria Globo. E a audiência… despencando! 

  7. Dança das cadeiras

    Eh, aquela entrevista com a Dilma deixou rastros. Pensei exatamente no dedo em riste. Agora que passou a campanha eleitora, anunciaram a saida da Patricia Poeta.  A mise-en-scène é normal, sai-se agradecendo a equipe etc e tal, ainda que se detestem, mas que Patricia foi tirada do JN, ah, isso foi. 

  8. DNA imutável

    Mesmo roteirizado, certamente o clima seria outro caso o vitorioso nas eleições fosse o Aécio.

    A Globo cria todo esse clima para tentar reeguer o que já descambou… não creio que a troca de interprete de notícias, leitora de texto dê a Globo a credibilidade que é o que mais lhe falta.
    É como se vocie passasse a usar roupa de marca lhe trouxesse mais inteligência, você se tornasse capaz.
    Tudo isso não passa de cosmético, descatável o que vale mesmo é a seriedade e isso a Globo não e nnao conseguirá, pois nesse caso específico não tem como mudar o DNA. A genética quem é antidemocrático e golpista morrerá assim.

     

  9. O que é inexplicavel a luz da

    O que é inexplicavel a luz da inteligencia é porque a Globo mantem jurassicos como Faustão, não é um lixo hoje, sempre foi, sem graça, feio, sem charme, ignorante, uma ode à vulgaridade com seus bordões fajutos de bar de esquina,  representa o que? O Hulk nem se fala, mais sem graça ainda, porque a Globo ciosa de sua alta qualidade e tradição

    queima espaço com esse narigudo pasmacento, que nada acrescenta ao nada? Não dá para entender.

    O Chacrinha era muito melhor que os dois, pelo menos era folclorico e divertido.

    Já a Globonews no geral é muito boa, com exceções, como esse FIALOGO com Mario Sergio Conti, não há ninguem mais antipatico do que essa figura, com cara feia, jeito feio, linguagem feia, o program é de uma chatice unica.

    1. André, o telespectador da Globo

      se acostumou a uma queda lenta e contínua do padrão de qualidade da programação.

      Não vejo nada da Globo desde uma mini-serie chamada “Queridos Amigos”, escrita pela M. A. Amaral, alias na época só olhava as mini-séries, hoje nem isso.

      Se fala muito mal da TV italiana. Passei 3 semanas lá, e tive a paciência de ver a TV de noite depois dos nossos passeios exaustivos. O.k, todo programa de auditório tem uma loira alta de seios (turbinados) de fora ou quase, o que é cômico num pais de morenas (alias muito elegantes). Mas os assuntos tratados tem a ver com a vida das pessoas e há vários pontos de vista representados (o estado, os partidos políticos, a universidade etc…). Isso é impossível ver na Globo News.

      Alias, no dia 26, na hora fatídica, eu estava a olhar a Record News, com os cansados Kotchko e N. Beirão mas com um cientista político jovem cujo nome não consegui memorizar, mas muito bom e com opiniões muito interessantes, baseadas em FATOS (sim, na política existem FATOS, coisas excluídas das páginas dos jornais e revistas brasileiras).

      Só para me alegrar um pouco, nestes momentos de tensão, fui ver a GloboNews: tinha a esposa do Otavinho Frias, tentando mostrar que é uma intelectual superior, uma mulher cansada que estava a chorar, o inenarrável “imortal” cujo nome esqueço sempre, que estava vermelho, a um dedo da apoplexia. Uma lástima.

      Realmente Chacrinha era bem melhor.

       

    2. ÉEEEEEEE ?????????????????

      Pelo jeito e competência que você AA comenta, parece que esta chatura lhe faz bem ao figado !!!!!!!!!

      Bom proveito !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. A troca foi otima, Renata

    A troca foi otima, Renata Vasconcellos é muito mais classuda do que a Poeta, que chegou lá pelo casamento mas não tem a postura refinada da portuguesinha bonita e simpatica.

  11. Em outras palavras, a moça

    Em outras palavras, a moça dançou porque a audiência despencou e a credibilidade do JN ficou pior do que já era. Como ficaria muito chato para a Venus dar um pé no traseiro do verdadeiro responsável, o Bonner, sobrou para a moça.

  12. para ler esses textos

    para ler esses textos mentirosos da globo,

    qualquer um(a)serve pra globo.

    bajulam-se para simular elegancia que não têm.

    e a audiencia baixando cada vez mais….

    vai ver que o problema é o bonner….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador