Categories: Mídia

A Folha e as sanções ao Irã

Das manchetes feitas para enganar:

O governo Lula, Celso Amorim a frente, afirmou desde a aprovação das sanções do CS da ONU, que elas seriam cumpridas pelo Brasil – sem discussão.

Aí a Folha mistura o cumprimento destas sanção, aprovadas também por China e Rússia, parceiros comerciais prioritários do Irã, com o cumprimento ou adoção de sanções unilaterais – também denunciadas e repudiadas por aqueles dois BRICs.

Se não há crise, se não há falha, se não há erro, a gente inventa.

Da Folha

Planalto e Itamaraty divergem sobre sanções

ELIANE CANTANHÊDE
COLUNISTA DA FOLHA
SIMONE IGLESIAS
DE BRASÍLIA
ANDREA MURTA
DE WASHINGTON

O governo não afinou o discurso diante das sanções que a ONU impôs ao Irã por causa de seu programa nuclear. O Planalto disse uma coisa, e o Itamaraty, outra.
Enquanto o assessor internacional da Presidência, Marco Aurélio Garcia, dizia que o Brasil não cederá à pressão dos EUA para implementar as sanções, o Itamaraty informava que o Brasil foi voto vencido e só lhe resta acatar e aderir às sanções determinadas pela ONU.

Não”Não estamos movidos por esse tipo de pressão ou o que quer que seja. Estamos fazendo isso porque consideramos que corresponde à percepção que temos dos direitos humanos do mundo. [O Brasil] não vai mudar [de posição] de jeito nenhum. Não teríamos razão para mudar”, disse Marco Aurélio.Já no Itamaraty, diplomatas diziam que o país tem como norma e tradição seguir as determinações da ONU.
Para unir as duas pontas, o governo pode contar com a enorme burocracia para que uma decisão tomada na ONU se transforme em atos concretos dentro do Brasil. E isso pode demorar meses.
Conforme informou a Folha ontem, uma delegação dos departamentos do Tesouro e de Estado dos EUA esteve nesta semana no Brasil para pressionar o governo pela aplicação de sanções contra Teerã.
Deputados dos EUA anunciaram ontem a criação de um grupo de trabalho para chamar embaixadores estrangeiros em Washington com a intenção de “discutir” a implementação das sanções ao Irã.
Pretende promover a implementação não só das sanções da ONU mas das sanções unilaterais aprovadas pelos EUA, que punem países com negócios com o Irã.
Especula-se que o embaixador brasileiro em Washington, Mauro Vieira, será um dos convidados a discussões, dadas as divergências entre o Brasil e os EUA.
Diplomatas brasileiros afirmaram à Folha que, enquanto não há discussão sobre o respeito às sanções da ONU, a pressão sobre os riscos de desacato às sanções unilaterais americanas “são um problema”. 

Luis Nassif

Luis Nassif

Recent Posts

Jair Renan vira réu por lavagem de dinheiro, uso de documento falso e falsidade ideológica

Filho do ex-presidente e outros réus falsificaram receita de empresa para obter empréstimos; dinheiro foi…

8 horas ago

Carlos Bolsonaro visitou o pai na embaixada, revelam fontes ligadas ao clã

Visitante permaneceu na sede húngara por 38 minutos e chegou ao local no banco traseiro…

9 horas ago

Tesouro Direto registra vendas 16,7% menores em fevereiro

Investimentos no Tesouro Direto totalizam R$ 3,04 bilhões; título indexado à taxa Selic foi o…

10 horas ago

Possível prisão de Bolsonaro pode ser ‘desastre’ para pretensões eleitorais do PL

Para aliados, ministro Moraes trabalha para prender ex-presidente em julho – o que seria desastroso…

10 horas ago

Dualidade entre o ensino propedêutico e profissional ainda é marca do NEM, diz Daniel Cara

Para o professor da USP, mesmo com texto aprovado na Câmara, proposta carece de reforma…

11 horas ago

Doze palestinos morrem afogados ao tentar pegar caixas com ajuda humanitária no mar

Das 18 caixas lançadas na Faixa de Gaza, três tiveram problemas no paraquedas e caíram…

11 horas ago