Será que a juventude entendeu o que quiseram fazer com a Copa?

Um dia inesquecível

Será que agora a juventude entendeu o que a grande mídia tentou fazer com eles, especialmente os jovens que nunca haviam acompanhado uma Copa do Mundo, sequer pela TV?

Será que, depois de viverem as mais fortes emoções ao acompanharem uma partida de futebol, entenderam a importância de uma Copa em seu país de origem?

Será que verão de modo diferente a campanha de mais de dois anos feita pela mídia com o objetivo de impedir que tivessem essas experiências aqui, no Brasil, acompanhando, ao invés, uma Copa realizada em outro país (a Inglaterra, de preferência)?

Será que gostariam de não ter vivido a ansiedade, o medo, a angústia e a alegria do dia de hoje, que serão contadas e recontadas no futuro aos filhos e netos, os quais provavelmente nunca terão essa experiência única em suas vidas?

Será que esses jovens continuarão a cair em contos do vigário primários da grande mídia? Apoiarão o #NãovaiterOlimpíadas?

Depois do Pan-Americano, da Copa das Confederações e desta Copa do Mundo, já considerada a melhor de todos os tempos, será que eles entenderam a importância social, econômica e cultural de um país sediar eventos importantes do esporte?

Será que leram as matérias altamente elogiosas da imprensa estrangeira sobre o povo brasileiro (e não há recurso mais importante num país do que seu povo)?

Será que aprenderam a ler nas entrelinhas das manipulações da grande mídia e agora se tornarão mais espertos, evitando deixar em seu passado mais algumas centenas de posts, e-mails, comentários, tuítes e falas dos quais irão se arrepender, pensando “Meu Deus, mas como eu fui bobo…”?

Vem mais por aí. Há tempo para que aprendam. Mas que aprendam a tempo de não se proibirem experiências marcantes que outros povos já viveram e que o nosso povo, ao contrário do que defende a grande mídia, também merece viver.

64 comentários

  1. INCITAÇÃO À AUTOMUTILAÇÃO

    A MÍDIA E OUTROS MANIPULADORES INCITARAM A JUVENTUDE PARA O “NÃO-VAI-TER-COPA”; INCITARAM A JUVENTUDE A UMA AUTO-MUTILAÇÃO DE SUAS NATURAIS EMOÇÕES.

  2. Não sou otimista…

    Não sou otimista em relação a uma mudança de postura dos jovens brasileiros,acredito que muito brevemente estarão encampando outro projeto direitista que a globo e sua turma ira lançar atraves das redes, tipo “imagine se Dilma ganhar a eleição”, ou então  “se dilma ganhar vai transformar o brasil na venezuela”.  Estes jovens precisam destes artificios para encherem o vazio das suas mentes alienadas, repletas de teorias de ser sucesso,ser celebridade. Para a maioria deles ser  contra a tudo que o governo implementa é estar em evidencia, eles vivem na ilusão da aparencia do mundo consumista e competitivo, odeiam a ascenção da classe trabalhadora, a bolsa familia, as cotas.

    … Esta é uma geração que foi alimentada  desde o berço pela rede globo,por suas novelas,com suas mensagens superficiais,consumistas, onde o outro é só um detalhe a ser usado para seu proprio prazer… Esta juventude oriunda da classe media elitista e branca, não tem analise critica, não estuda os pensadores, nem admite aprofundar conceitos filosoficos e historicos para aguçar o discernimento além da visão tecnologica e liberal..

    Claro que existem exceções, que existem jovens conscientes, reflexivos, que pensam, leeem, interpretam, raciocinam, não são massa de manobra da manipulação da midia conservadora, da rede globo, da veja, da folha, mas são muito poucos, são minoria se comparado ao todo. Não sou otimista,mas espero que o futuro me surpreenda e que os fatos me contradigam… quem viver verá…

     

  3. cidadania ou censura

    Sou professor de Geografia, gostei do texto do ponto de vista pedagógico, trabalhei e ainda estou trabalhando esse tema com meus  alunos do ensino fundamental dos anos  finais, foram texto (o que são megaeventos?), charges (seis charges), criação de charges, questões dissertativas, mapa temático por continente e por IDH e as cidades sedes e suas regiões e características como o clima e fuso horário que influenciam  na preparação dos jogadores por exemplo, Fortaleza pra Cuiabá, de Cuiabá pra Porto Alegre, de Porto Alegre pra Manaus, não é fácil, é pouco conhecido pelos alunos nossa diversidade climática, cultural, econômica e social. 

    O que é preciso debater portanto é a maneira como as cidades são preparadas para esse megaevento?

  4. Engraçado que o autor não

    Engraçado que o autor não toca em toda a uqestão de direitos humanos e do trabalhador envolvendo a Copa.

    Que bom que a juventude está mais ligada então em DH e direitos sociais do que em jogo de futebol.

    O que é triste é ver o autor fazendo apologia de evnto de uma transnacional em detrimento de direitos sociais para a juventude.

    • Onde no texto

      Onde no texto você achou essa dicotomia? Porque os benefícios da copa inexistem  ou são absolutamente contraditórios ao que disse o autor??

      O problema do Brasil hoje é a incapacidade de enxergar em cores. Só se enxerga em branco e preto: ou melhor, em vermelho e azul. Ou se é azul: e se acredita que qualquer problema brasileiro é a confirmação, que tudo que está aí, no caso, os vermelhos, são incompetentes e corruptos. Ou se é vermelho e se acredita piamente que vivemos a plenitude democrática de uma nação enfim liberta. 

      Porque não se pode mais acreditar que nosso país, nossa economia, nossa sociedade, nossas empresas privadas e estatais, enfim, nosso povo, tem problemas e ao mesmo tempo soluções, são pulsantes mas também são passíveis de melhoria e correções? Porque tudo, para algumas pessoas, se converteu numa dicotomia que precisa passar a realidade por um ou dois filtros: ou sou eufórico com tudo e tudo é uma confirmação do paraíso vermelho, ou me envergonho de tudo e vivo no inferno gerido pelos vermelhos!

       

      Ah, bom senso, inteligência, por favor, voltem. Parece que todos foram mordidos por um mesmo bixo, mesmo vírus, que só varia a cor: tendo efeito absolutamente de mesma intensidades, só que opostos!

    • engraçado que o autor

      A ideia de Deus não é destruir o mundo porque senao ele vai junto,se voce quiser fazer propaganda de sua perfumaria nao coloque anuncio em titicas de gambá.Direitos humanos alcança a felicidade da maioria que nao pode ser infeliz por decreto/propaganda. O peixe nao vê a agua ,apesar de alguns insistirem em fazer caminhadas fora do lago,sem protetor solar que possui substancias cancerigenas tambem.

  5. sera que as pessoas entenderam o ” nao vai ter copa “.

             O que parecia um mar de almirante derrepente se transformou em uma tempestade, jovens nas ruas , denuncias pipocando em todos os lugares, uma policia despreparada fora de controle, impossivel era a copa orgulho dos brasileiros, o dinheiro era certo o lucro dos corruptos nao seria questionado, pois era a copa.

               Jovens e velhos que nunca haviam se envolvido em politica em discussoes acaloradas, uns defendendo outros atacando os corruptos, as pessoas se politizando, terrivel, a politica sempre foi vista como algo sujo que pessoas de bem nao devem se envolver, corruptos e corruptores sendo expostos a todo momento, isso nao deveria acontecer.

              Uma copa para ricos onde o povo so pagou a conta, estadios lotados de coxinhas mau educados que insistentemente sao taxados de povo,  a denuncia foi feita e foi ouvida, o sistema foi usado contra o proprio sistema que agora tenta se retratar mas ja e tarde, sao novos tempos novas tecnicas e novas cabecas, alguns conseguem ver, outros apenas torcem pela selecao do Brasil, “NAO VAI TER COPA “.

  6. Está já no fim, ms teve e foi linda.

              A copa está esbanjando popularidade, inclusive na Europa, está sendo amirada e respeitada, e o povo jovem do “não vai ter copa” vai aos estádios ver os jogos e juram que jamais participaram de passeatas. No mínimo, risível. Mister Blatter acabou-se em elogios ao falar do evento, que considera o melhor de todos até agora e que dificilmente uma outra copa suplantará esta em qualidade. É, os profetas do caos se calaram, é perigoso anunciar o caos com antecedência e o despacho enviado pode voltar para quem o despachou. Até a Dona Gloobo está elogiando a SENHORA copa, os jovens? – os que ainda não entenderam vão continuar falando… ao vento, pois seus amigos de protesto estão na arquibancada protestando contra a falha do bandeirinha.

  7. e teve Copa

    Acho muito estranho que tantas pessoas ainda estejam dando toda essa importância aos famosos protestos. Vivendo em São Paulo pude ver a quantidade de pessoas envolvidas, e não diria que fossem multitudes oceânicas… Sempre minorias, se tornando multitudes graças á nossa gloriosa imprensa, que não perdeu ocasião para dilatar as notícias sobre os eventos.

    Além do mais, acho que os protestos tinham que acontecer logo depois de 2007; protestar meses antes… quem vai parar tudo aquilo? Aí, sim, teria sido dinheiro jogado fora!

    Mas, falar que foi um desperdiço, me parece injusto. Também porque a Copa serviu para o resto do mundo conhecer o Brasil melhor, posto que a imprensa nacional e outros voluntários lá fora, se deram muito trabalho para sujar a imagem do país.

    Vamos ver os números, quando tudo acabar. Enquanto isso, vamos torcer para que se continue investindo em saúde, educação, moradia e justiça social. Pois me parece que de repente, graças à Copa, isso se tornou prioridade para todos.

  8. Critica

    O texto é bem mais ou menos né. E globo fazendo globisse.. mas no mais… ele não cita os pontos que alguns de nós reclama. Ninguém vai citar que o Pan Americano foi realizado usando gerador a óleo diesel como fonte primária de energia (isso é no mínimo caótico)… algumas editoriais estrangeiros tem se derretido pela copa, outros nem tanto mas pq nao citar alguns exemplos? Será que o jornalista entende que a franse “já considerada a melhor copa de todos os tempos” soa tão vazia quanto dizer que não houve desvio publico comprovado pelos tribunais de contas da união e chegam perto de 1Bilhão de reais (isso não é midia né… ) A copa tem sido fantástica mesmo.. jogos memoráveis (mais pela emoção do que pela qualidade do futebol diga-se de passagem… ) e digo mais, com as globisses da globo, acredito que a copa tem superado a todas as expectativas… mas parte disso pq esperávamos um desastre!!! Hoje, sim HOJE a prefeitura do Rio assumiu o projeto da cidade olimpica de Deodoro, após mais de dois anos que o governo federal ter passado a gestão para o estado do rio…#NaoVaiTerOlimpiada vai rolar, mas nao apenas pelas globisses da grande midia vendida… mas pq, mesmo que o jornalista nao queira citar, somos bem brasileiros na condução dos projetos…. veja bem.. faltam 2 anos para as olimpiadas né.. e o complexo de Deodoro ainda está no terrão… mas claro.. como temos mão de obra (para construção civil) abundade e orçamento para bancar o trabalho de horas extras que seriam desnecessárias… provavelmente teremos uma grande olimpiadas.

+ comentários

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome