A imprensa de sarjeta, segundo Janio

Atualizado às 13:19

Extrato do artigo de hoje de Janio de Freitas na Folha.

Parece piada.

Aquela do personagem da “Escolinha do Professor Raimundo” que dizia: “Isso só acontece na França”.

Sendo Jânio quem é, tendo a perspicácia que o texto anterior demostra ter, por que se dar a esse ridículo?

Só se está enviando algum recado.

Da Folha

JANIO DE FREITAS 

BEM NA FITA

O escândalo dos grampos telefônicos usados pelo jornal “News of the World” tem inúmeros precedentes na imprensa inglesa. De igual e até de maior gravidade, inclusive com a decorrência de suicídio.

A cada episódio, discutiram-se a função e a ética da imprensa, códigos de conduta pessoal, mais comissões de orientação.

Tudo com o efeito apenas de proporcionar e tornar mais enganoso o intervalo até o seguinte escândalo de ordinarice jornalística. A existência de jornalismo decente e brilhante não nega que o sensacionalismo repugnante é da natureza da imprensa feita na Inglaterra. E seu grande êxito empresarial.

Não há razão alguma, portanto, para supor que o atual escândalo resulte em alguma inovação saudável por lá. A mecânica será diferente, mas o escândalo futuro da imprensa suja não faltará. Lá.

Aqui, como você pode comprovar graças ao escândalo inglês, a qualidade jornalística é inferior à da imprensa inglesa decente, mas não o padrão ético. A imprensa de sarjeta não chega, aqui, a alterar a média ética da imprensa de que você tanto se queixa. E nós, jornalistas, quase todos também.

Comentário

Gozado! Minha leitura foi a de que, em que pesem todas as limitações profissionais de trabalhar na velha mídia, Jânio faz uma crítica ao jornalismo de esgoto que dominou o cenário nos últimos anos. E o faz na condição de quem defende uma outra forma de jornalismo, mais legítimo. Ou seja, apresenta-se como o jornalista tradicional condenando o esgoto. É muito mais um voto de fé no futuro e uma proclamação, tipo “não sou desse time”.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador