A fraude jornalística de IstoÉ para insinuar que PT ameaça vida de delatores

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Revista manipulou uma decisão de Sergio Moro para fazer parecer que o juiz manteve Léo Pinheiro (ex-OAS) preso a pedido da defesa, que teme que ele “termine como Celso Daniel”, ou seja, assassinado por “motivações políticas”. Despacho de Moro, na verdade, era resposta a pedido da Polícia Federal para transferir Pinheiro de prisão

Jornal GGN – A revista IstoÉ manipulou uma decisão assinada por Sergio Moro para dar alguma legitimidade à reportagem “Lava Jato: delatores ameaçados”. Publicado no último dia 25, o texto insinua que réus colaboradores têm mudado seus depoimentos perante o juiz e membros da força-tarefa porque estão sendo ameaçados por forças obscuras que beneficiariam investigados ligados ao PT, entre eles o ex-presidente Lula. 

Diz a reportagem que “delatores sofrem ameaças de terem suas vidas e a de seus parentes ceifadas. Aterrorizados, alguns se viram obrigados a mentir em depoimentos à Justiça. Depois, mudaram suas versões”.

A menção a Léo Pinheiro pela revista é um caso escandaloso de fraude jornalística. IstoÉ afirma que, “há duas semanas, o empresário, ex-sócio da OAS, foi responsável por um gesto insólito”: pediu a Moro para continuar preso, “temendo que, em liberdade, corresse risco de morte”.

A solicitação teria sido feita pelos advogados de Pinheiro “tendo em vista o teor bombástico de sua nova delação”, que poderia atingir figuras graúdas do PT, como Lula. O ex-presidente é acusado pelo MPF de ter recebido propina da empreiteira na forma de um apartamento triplex, no Guarujá, entre outras vantagens indevidas.

IstoÉ escreveu que “seria recomendável a sua manutenção [de Pinheiro] na carceragem da Superintendência Regional da Polícia Federal do Paraná, inclusive para acautelar eventual risco à sua integridade física”.

Para sustentar a matéria, IstoÉ pinçou um trecho de um despacho assinado por Moro em outubro, que diz o seguinte:

“Esclareceu a Defesa que José Adelmário Pinheiro Filho e a OAS possuem intenção de colaborar com as investigações (evento 21). Assim, haja vista que o acusado prestará novos depoimentos, bem como apresentará novas provas, seria recomendável a sua manutenção na carceragem SR/DPF/PR, inclusive para acautelar eventual risco a sua integridade”.

Esse trecho, inserido da reportagem de IstoÉ para fazer parecer que essa era a resposta de Moro à suposta iniciativa da defesa de Pinheiro, na verdade, diz respeito a um requerimento da Polícia Federal para remover o empresário alegando falta de espaço na carceragem de Curitiba.

A demanda foi feita pela “autoridade policial” no dia 3 de outubro. A ideia era transferir Léo Pinheiro para o Complexo Médico Penal de Pinhais. Antes de decidir, Moro pediu que o MPF e a defesa do empresário se manifestassem.

No despacho do dia 19 – esse usado por IstoÉ de maneira distorcida – o MPF disse que Léo Pinheiro poderia ser removido, pois não estava negociando acordo de delação premiada. 

Em contrariedade ao anseio da força-tarefa, eis o que Moro decidiu (para melhor visualização, baixe o anexo no final desta edição):

Após manipular o despacho de Moro para servir à reportagem, IstoÉ cravou que, “assim como [Celso] Daniel estava disposto a denunciar um sombrio esquema de desvios de recursos para financiamento de campanhas eleitorais, o que poderia ferir o PT de morte antes mesmo de o partido ascender ao Planalto, Pinheiro pretende apresentar à Lava Jato seu arsenal bélico com potencial para enterrar de vez o lulopetismo, quase 15 anos depois.”

“A nova delação pode ser determinante para a condenação do ex-presidente Lula, hoje réu nos casos do tríplex no Guarujá e do armazenamento de seu acervo num balcão em São Paulo, custeado pela OAS.”

É curioso o timing de IstoÉ para lançar a reportagem, sugerindo que os delatores estão mudando suas versões não por interesse da Lava Jato, mas porque têm medo. A matéria saiu exatamente no final da semana em que Lula foi inocentado por testemunhas convocadas pelo MPF no julgamento do caso triplex. Todas, delatores.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

26 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. E a manipulação midiática
    E a manipulação midiática continua.É preciso denunciar publicamente isso para que a mentira não prevaleça.É preciso que os advogados de Lula partam pra cima da revista com toda a energia que puderem.

  2. O problema não é insinuação

    O problema não é insinuação da istoé contra Lula, e sim que o juiz comum de primeira instância acredita na reportagem.

    Juizes, procuradores e similares não podem ter pacto com ninguém, isso é criminoso.

    Imagina se um tribunal faz um pacto com a mídia, contra um certo grupo político, e a partir daí começam uma campanha de perseguição, como seria conviver com um sistema desses?  

  3. Anexa tudo!

    Anexa tudo ao processo da ONU!

    Veja, Istoé, todo PIG vai ajudar E MUITO para se avaliar o ambiente HOSTIL VIVIDO PELO LULA!

    Nada pior que a injustiça!

    Bem aventurados os que têm sede de justiça!

    Eles serão saciados…

    Estamos aguardando…

  4. Já passou da hora de empastelar os veículos do PIG/PPV

    Prezados,

    Consforme já expus em comentários, ensaios, crônicas e artigos, a burocracia estatal (PF, MP e PJ) está eivada de ORCRIMs institucionais e foi cooptada pela direita oligárquica e plutocrática brasileira, subordinada esta ao alto comando internacional, que fica nos EUA; a mais perigosa dessas ORCRIMs é a Fraude a Jato. O PIG/PPV é outra ORCRIM estremamente perigosa e maléfica. Assim como foi feito com veículos de um jornal que os emprestava ao aparelho repressor da ditadura militar-empresarial-civil, para conduzir presos políticos e vítimas de tortura, assim como foi feito com o jornal da família Marinho por ocasiaõ da morte de GV, é preciso que a massa trabalhadora e excluída saia às ruas e empastele os veículos do PIG/PPV. Essa mídia venal e golpista comete crimes e fraudes  jornalísticas continuadas. Não podemos mais ser tolerantes e lenientes cosm esses veículos pseudo-jornalísticos, amparados pelo braço criminoso do Estado.

  5. E ha quem acredite nessa besteirada pra vender revista

    O que causa espanto é alguém acreditar que a defesa de Leo Pinheiro pediria a continuidade da prisão de seu cliente por medo de ameaças do PT. Se fosse o caso, seria mais facil as ameaças virem do PMDB e até do PSDB, que do PT cambaleante nessa guerra.

  6. Processos Cível e Penal nessa

    Processos Cível e Penal nessa corja que fazem esse pasquim. Se acham tão blindados em razão do ambiente persecutório que nem atinam para a falta de consistência lógica e factual nas ilações. 

    Só faltava essa, um PT recém derrotado, enfraquecido, mal avaliado por boa parte da população, com seus maiores líderes respondendo processos e subjugados à sanha dos Torquemadas do MP e do Judiciário, ter a coragem de ameaçar testemunhas. 

    Isso não é jornalismo: é simplesmente um crime. 

  7. Processar e levar na ONU não resolve nada… infelizmente.

    Os processos tem uma mínima chance de pegar algum juiz honesto que tenha coragem de condenar e dar uma pena relevante para a poderosa revista(sabendo que nos próximos meses terá seu salário revelado e sua vida revirada)… aí depois corre o risco de algum outro juiz reverter a condenação. Mesmo que seja realmente condenada, a pena é branda e infelizmente não consegue reverter o estrago. 

    Levar na ONU causa um constrangimento mas como a imprensa brasileira formou um cartel corporativista, esse constrangimento é diminuído com a manipulação das notícias… eles sabem que amanhã pode ser a Veja, a Globo, a Jovem Pan… na ONU, logo preferem se unir para desacreditar essa atitude.

    Com essa lei de imprensa e esse cartel midiático não há muito o que fazer, só resta tentar expor ao máximo possível a hipocrisia da mídia… sabendo que a população está passando por um período de despolitização e direitização. Não existe possibilidade alguma de mudar-se a lei agora.

    Eu fico imaginando como será o Brasil sem Lula, e quando os poucos focos de resistência acabarem… a direita aristocrática e a direita religiosa vão disputar o poder enquanto o povo assiste o fim do Brasil.

  8. Ei você aí sua vadia vai lá e

    Ei você aí sua vadia vai lá e arrebenta com aquele cara. Use bastante golpe baixo, que o juiz é nosso. Parece até arte, sem nenhuma vergonha.

  9. Teriam os estafetas da

    Teriam os estafetas da isto(não)é capacidade mental (são imbecis e idiotas) para forjar tal reportagem? Esta é a questão que – em relação a esses cretinos – não me sai da cabeça: em tese eles não têm capacidade intelectual para “gestar e parir” tais textos. Então, quem verdadeiramente os escreve e paga para esses “amarronzados” publicarem? Muito me cheira aos de sempre do pessedebê: alguns, serram…

  10. Paulo Francis não tinha provas, só a garganta, a pena e o veneno
    A responsabilidade por essa bandidagem pode, em parte, ser atribuída ao Judiciário.

    Diferentemente de outros países civilizados aqui a velha imprensa – e só ela – tem permissão para assassinar a honra de seus desafetos e adversários políticos.

    Há um bom artigo do DCN que nos dá uma boa ideia de como o Judiciário é eficiente na aplicação da lei nos EUA, quando a imprensa extrapola e acusa sem provas.

    “… Francis, no auge do thatcherismo conservador ao qual aderira, começou há mais ou menos vinte anos a bater na Petrobras e em seus diretores.

    Ele queria a privatização da “Petrossauro”, um tema obsessivo em seus artigos na Folha e em suas participações no Manhattan Connection.

    Começou, a certa altura, a acusar indiscriminadamente seus diretores de corruptos. A campanha foi feita no mesmo tom que a Veja adotaria anos depois: sem o menor compromisso com provas.

    A Petrobras conseguiu processá-lo pela Justiça americana, uma vez que no Manhattan Connection ele acusava os diretores da empresa em solo americano, Nova York.

    A Justiça americana, ao contrário da brasileira, não é inoperante ao cuidar de casos ligados à mídia. Pediu provas a Francis.

    Ele tinha apenas a garganta, a pena e o veneno. Na iminência de uma indenização que poderia quebrá-lo, ficou atormentado, segundo relatos de amigos, e acabou morrendo do coração…”

    http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-reabilitacao-de-paulo-francis/

  11. Eu detesto

    acabar com a festa de vcs, mas o conteúdo da reportagem me parece que vai se confirmar.

    Nao as ameaças, claro. Mas a delação da OAS.

    Quem tem acompanhado as oitivas pode dizer como está se comportando a defesa do Léo Pinheiro nas audiências?

    Eu tenho pra mim q por agora Lula tá ganhando de goleada, mas que quando Léo Pinheiro vai falar ele vai se ferrar de vez.

    É uma tese já antiga que eu tenho e já expus aqui.

    Melhor aguardar pra ver o que vai acontecer.

    1. Veio…

      O caso está na ONU!

      Lá não tem juizeco como os daqui…

      Não basta o dominio do fato do barbosão…

      Onde se fala e SEM PROVAS manda para cadeia….

      As provas, se existissem já estariam HÁ MUITO TEMPO NA RUA…

    2. Caro Joseph, fui ao seu

      Caro Joseph, fui ao seu perfil para ler seus comentários(https://jornalggn.com.br/usuario/joseph), que tal alinhavar um texto único e sem trechos em caixa alta, vc aponta que o fascismo judicial usará a OAS para prender Lula,.. pelo menos quanto ao caso do Triplex a inocencia dele(Lula) já foi provada, segundo sentença recente de uma juiza de SP, não há nada de errado no caso. Será que os facínoras vão querer prender Lula por causa daquele acervo composto de quinquilharias,  do qual deve constar bobagens como um chapéu de palha, ao mesmo tempo em que os verdadeiramente corruptos, aqueles que roubaram na casa do bilhão de reais, Serra, FHC e Aécio no rolo, zombam na nossa cara. Não podemos permitir esse abuso do mouro sic moro.

    3. Sua tese tem 3 buracos

      1-Se Moro tivesse garantido alguma prova contra Lula não seria necessário ele rebaixar e fragilizar tanto a acusação como fez. Caso alguma delação fosse realmente fatal contra Lula ele nem se preocuparia com pedalinhos e o papo-furado do triplex. Pra que “convicção” se ele tem prova??? 

      2-A mesma lógica serve para a imprensa… pra que se rebaixariam ao ponto de publicar repetidas capas que não conseguiram comprovar… sendo que sabiam haver comprovação de outros crimes??? A imprensa brasileira não é ingênua, sabe muito bem onde mete o nariz… se houvesse alguma coisa de relevante na OAS iriam jogar o pedalinho, o filho do Lula e o triplex para o alto e cair matando na OAS. Esses jornalistas tem acesso total aos policiais e sabem muito bem quem disse o que… pode ter certeza que toda vez que o nome do Lula é citado em depoimento, o celular de algum jornalista da Veja toca.

      3-Lula não deve ser idiota e cínico como Aécio Neves que, sabendo estar enterrado até o pescoço na Lava-Jato, passou meses fazendo discurso de ética e falando para Dilma pedir desculpas ao país… tempos depois nem toda a blindagem o salvou da humilhação de ser delatado 9 vezes com contas em Liecteistein, 1/3 da propina e Furnas. Ou seja, se Lula está recorrendo à ONU, acho pouco provável que ele tenha o rabo preso com alguma delação… ou estaria cometendo suicídio.

  12. Elite golpista e bizarra essa

    Elite golpista e bizarra essa de Pindorama. O italiano Domenico de Masi fez uma boa descrição da nossa zelite zelote que é folgada como é porque a senzala nunca se rebelou:

    Leia na íntegra as notas:

    “OS POBRES

    Hoje o Brasil está precisando de uma forte reflexão. Há um número de pobres altíssimo. E eles não têm uma voz. Não há um papa Francisco aqui. Lula foi a grande voz dos pobres, quando era sindicalista. A última coisa que foi retirada do pobre foi Lula.

    OS RICOS

    É a grande vitória dos ricos sobre os pobres do Brasil. Desmitificar Lula é um crime. Mesmo que ele fosse um criminoso. Mandar policiais levarem Lula para depor [a condução coercitiva dele, em março] é tolher um mito. É um crime.”

    http://www.brasil247.com/pt/247/cultura/267530/%E2%80%9CDesmitificar-Lula-%C3%A9-um-crime%E2%80%9D-diz-Domenico-de-Masi.htm
     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador