A política no comercial da Chrysler

Por Marco Antonio L.

Na redecastorphoto

Comercial da Chrysler, com Clint Eastwood vira discussão política

Interessantíssimo: comercial da Chrysler, com Clint Eastwood, exibido ontem nos EUA, no intervalo do Super Bowl vira tema de discussão política [1]

6/2/2012, Ted JohnsonVariety (é vídeo)
Chrysler’s Clint Eastwood Ad Becomes a Political Flashpoint
Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu
 
No canal Fox News, hoje, Karl Rove acusou a Casa Branca de “usar dinheiro dos contribuintes para comprar espaço de propaganda política”. 

É provavelmente a melhor prova de que ospotde publicidade da Chrysler, exibido ontem (5/2/12) no intervalo doSuper Bowl – “Estamos na metade do jogo nos EUA” [orig.It’s Halftime in America] – está sendo visto como propaganda política, apesar de todos os protestos da empresa. De modo geral, há protestos quando osspotsde publicidade tentam vender um ou outro candidato, como os fabricantes de carros vendem seus carros. Dessa vez, é diferente.

“O spot não tem qualquer traço de campanha publicitária a favor de candidatos”, disse Sergio Marchionne, diretor da Chrysler, em entrevista pelo rádio hoje pela manhã. “Temos de ter cuidado, sabe-se lá, quero dizer… Não posso impedir que alguém se identifique ou se associe a uma mensagem. Mas não tivemos intenção de fazer qualquer tipo despotcom conteúdo político. Não conheço ninguém mais apolítico que nossa empresa.” 

Ano passado, a Chrysler distribuiu um spot publicitário de tom patriótico, estrelado por Eminem, que chamou a atenção para o slogan “Importado de Detroit”.

A Casa Branca também negou que tenha qualquer relação com o spot publicitário, que repete um dos temas de campanha do presidente Obama (ao “resgatar” empresas fabricantes de automóveis, como a GM e a Chrysler, seu governo ajudou a salvar uma base industrial vitalmente importante. É um dos argumentos que opõem hoje Obama, de um lado, e Mitt Romney, dos Republicanos (por enquanto), de outro lado. Romney tem-se manifestado contrário ao “resgate” de empresas, pelo governo Obama.

Por mais que o governo Obama repita que ospotfoi iniciativa e ideia da Chrysler e só dela, Dan Pfeiffer, diretor de comunicações da Casa Branca, tuitou ontem: “Salvar a indústria automobilística dos EUA: eis um ponto em que até Eminem e Clint Eastwood concordam”. 

Nota dos tradutores
[1]No vídeo a seguir, pode-se ver ospot, anúncio da Chysler “Imported from Detroit”/ “It’s half time in America”, com voz e imagem de Clint Eastwood, que foi distribuído para divulgação, antes do jogo.
Aí, Clint Eastwood diz “vai começar o segundo tempo do jogo”, mas não diz a frase final, que só apareceu nospot exibido no intervalo do jogo de ontem, depois doshowde Madona.
Ali, Clint Eastwood, o rosto maduro embig close up(que fazia lembrar os maravilhosos cartazes de Norman Rockwell de 1943, p. ex. “Freedom of Speech”, olhos no olho da câmera, diz: “Voltei ao jogo”. Realmente impressionante! 

Postado por Castor Filho às 2/06/2012 10:40:00 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador