Abraji lamenta quebra de sigilo de fonte de jornalista

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudiou a quebra de sigilo de ligações feitas pela jornalista Andreza Matais, com fontes sigilosas, para a apuração de uma reportagem para o jornal Folha de S. Paulo.
 
O juiz Rubens Pedreiro Lopes autorizou, no dia 8 de novembro, a Polícia Civil de São Paulo a acessar os registros de chamadas de três celulares usados pela jornalista na apuração de reportagens sobre a cúpula do Banco do Brasil.
 
Rui Ferraz contrariou o direito ao sigilo da fonte da jornalista, para descobrir quem passou as informações à profissional. A investigação foi a pedido do ex-vice-presidente do Banco, Allan Simões Toledo, mencionado na reportagem.
 
 
 
“É com indignação que a Abraji vem, mais uma vez, lembrar a membros da Polícia, do Ministério Público e do Judiciário que o sigilo da fonte é uma garantia constitucional (Art. 5º, inciso XIV) e não pode ser violado”, disse a Associação.
 
Três promotores de Justiça discordaram da decisão do juiz, mas promotora Mônica Magarinos Torralbo Gimenez respaldou Fontes na medida de abrir os sigilos.
 
“A Abraji repudia a decisão de Lopes e roga à Justiça que a reverta, cumprindo a Constituição Federal e observando o Estado democrático de direito em que o país ainda vive”, afirmou.
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Hummm

    Repudiou é?  As ligações de uma Presidenta eleita democraticamente pode,inclusive com direito a estardalhaço pela “mídia” (tucana, diga-se) e  de uma jornalista do PIG não pode é?

    Quer dizer então que   o PIG  sabe que existe uma Constituição que deve  ser respeitada por todos, principalmente por esses salamalandros  travestidos de isentos jornalistas, é?

    Hummmm…no dos outros é refresco né?

    Vão se catar..

    1. Estás sendo injusto com a

      Estás sendo injusto com a mídia! Deixa Eu te explicar, antes, na época daquela outra ligação, a da Presidenta, els não sabiam desse ‘troço’ de Constituição… Eles, os da Mídia, descobriram que havia Constituição recentemente, depois desses ‘abusos’ contra a jornalista!!!

  2. Dois pesos e duas medidas

    Foi revelador a falta de noção do JN ao dar esta notícia sobre a quebra do sigilo telefônico da jornalista logo após o chororô dos procuradores da lava jato, inconformados com as mudanças que os deputados fizeram no projeto anticorrupção. Neste caso da jornalista, o pig foi unâmine em reconhecer que houve abuso de autoridade do juiz Rubens Pedreiro Lopes, que violou um direito constitucional. No entanto, essa mesma imprensa critica a postura da Câmara dos Deputados que aprovou a punição para juízes e procuradores que abusarem da sua autoridade. Quanta incoerência!!! Para o pig, o Judiciário e o MP podem usar e abusar da autoridade somente quando é para investigar os inimigos. Quando é para investigar seus jornalistas e aliados, aí a grita é geral. Será que eles pensam que somos retardados?

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador