Mineirinho da Odebrecht depõe na PF e a imprensa abafa, por Helena Sthephanowitz

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Por Helena Sthephanowitz

Na RBA

Aécio Neves, o Mineirinho da Odebrecht, depõe na PF e a imprensa abafa

A imprensa não estava na porta da Polícia Federal para transmitir ao vivo. Helicópteros não cobriram o trajeto do carro que levava o depoente. Não havia um batalhão de fotógrafos na entrada e na saída do suspeito. Não teve imagens do oficial de Justiça entregando a intimação e nem condução coercitiva com bonitão da PF escoltando.

No mais absoluto sigilo, o senador Aécio Neves (PSDB-MG)  compareceu à sede da Polícia Federal em Brasília na quinta-feira passada para prestar depoimento no inquérito que tramita no Supremo Tribunal Federal (STF), em que o tucano é acusado pelo ex-senador Delcídio do Amaral de atrasar o envio de dados do Banco Rural à CPI para poder “apagar dados bancários comprometedores” e evitar que a apuração sobre fraudes na instituição levasse a nomes de outros políticos do PSDB. O inquérito está nas mãos do ministro Gilmar Mendes no STF. O conteúdo do depoimento, contrariando o que passou a ser prática na nossa grande imprensa, também não vazou.

De acordo com o depoimento de Delcídio, durante as investigações feitas pela CPI dos Correios, o senador Aécio Neves, então governador de Minas Gerais, “enviou emissários” para barrar quebras de sigilo de pessoas e empresas investigadas, entre elas o Banco Rural. Delcídio do Amaral, que presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito dos Correios em 2005, disse também que foi descoberto maquiagens em “dados comprometedores” fornecidos pelo Banco Rural para esconder relação entre o Banco e mensalão Tucano. O mensalão tucano, foi revelado durante a CPI dos Correios, em 2005. À época, Eduardo Azeredo era presidente nacional do PSDB.

Eram dados que, segundo ele, prejudicariam o ex-governador Aécio Neves, o ex-vice-governador de Minas Gerais, Clésio Andrade (em 2002, foi sócio de Marcos Valério na SMP&B), além da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, do publicitário Marcus Valério, que utilizava suas empresas para lavagem de dinheiro em forma de publicidade para governos tucanos, o deputado Carlos Sampaio (PSDB-SP), que sabia que os dados estavam sendo maquiados e o prefeito do Rio, Eduardo Paes, que na época era deputado pelo PSDB). Delcídio também afirmou que em relação a Aécio, “sem dúvida” o presidente nacional do PSDB recebeu propina em um esquema de corrupção na estatal de energia Furnas que, era semelhante ao da Petrobrás, envolvendo inclusive as mesmas empreiteiras.

Dias depois da delação de Delcídio, o jornal O Globo divulgou que documentos da CPI haviam sido deslocados do arquivo do Senado para outro setor da Casa a pedido de Aécio. A pesquisa feita pelo senador Aécio resultou num relatório que foi divulgado pelo próprio senador para contestar as acusações do ex-senador Delcídio.

Daniel Dantas apareceu…
Se de um lado, a imprensa não teve curiosidade de saber o que disse o senador Aécio Neves em depoimento à Policia Federal, também ignorou o pedido do banqueiro Daniel Dantas, pivô de uma série de casos bastante suspeitos envolvendo figuras da classe política brasileira.

Sete anos depois de bater às portas do Supremo para deixar, por duas vezes, a prisão, o banqueiro Daniel Dantas recorreu mais uma vez ao STF. Agora, o dono do Grupo Opportunity quer acesso a todos os documentos da CPI dos Correios. O ministro Gilmar Mendes que já concedeu três habeas corpus a Dantas, deferiu o pedido, autorizando que o empresário tenha acesso a todos os autos da CPI ao Senado, local onde estão guardados

O pedido de Dantas deferido por Gilmar foi protocolado no inquérito que investiga a participação do senador Aécio Neves na maquiagem de dados que foram enviados à CPI dos Correios. O inquérito está no STF, e desde outubro para avaliar se denúncia ou não o senador Aécio.

Em 2005, o banqueiro foi convocado para explicar as operações da Previ (fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil) com a Telecom Itália na tentativa de compra da Brasil Telecom, que mais tarde virou a Tim. A CPI dos Correios recomendou o indiciamento de Daniel Dantas por gerir de forma espúria, por meio de seu banco Opportunity, os fundos de pensão. O banqueiro só se tornou réu em 2009, na Operação Satiagraha, foi preso duas vezes, e nas duas vezes, o Gilmar Mendes que mandou soltar, agora seu acesso aos documentos da CPI

Para relembrar: governo Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), Dantas obteve apoio político do PSDB e do PFL (o atual DEM) para participar da privatização das teles. Há o episódio do jantar dele com FHC em junho de 2002. No dia seguinte, haveria troca do comando da Previ, como desejava o banqueiro.

Daniel Dantas estava desaparecido do noticiário até julho desse ano, quando a Justiça Federal em São Paulo liberou os R$ 4,5 bilhões do Opportunity.

O dinheiro estava bloqueado há sete anos para servir de garantia à operação, que investigou crimes contra o sistema financeiro e lavagem de dinheiro. No entanto, todas as provas foram invalidadas e a operação acabou anulada pelo STF.

Agora é aguardar os próximos capítulos para saber o que pretende Daniel Dantas depois de ler toda papelada da CPI da qual ele participou.

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

21 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “Agora é aguardar os próximos

    “Agora é aguardar os próximos capítulos para saber o que pretende Daniel Dantas depois de ler toda papelada da CPI da qual ele participou”:

    Fazer chantagem.  So em caso de “delacao premiada” que o envolva diretamente.

  2. Cordialidades?

    Será que vai haver vazamento do depoimento de Aécio Neves da Cunha? Bem que eu gostaria de ver a relação entre os delegados da PF e o senador…

  3. O tratamentto dado pela

    O tratamentto dado pela imprensa e judiciaário a esse pitantra-golpista-sabotador de minas é o retrato do judiciário-imprensa nacional. Com os petistas são pitbuls e com os tucanos são poodles. O lixão da história os aguarda !!!

  4. Ele é sempre retardatário nas pesquisas de intenção de voto

    Cobertura VIP da imprensa com helicóptero cobrindo o trajeto do carro é para alguém que tem popularidade, como o Lula. Aécio Neves é uma mosca morta. O Aécio Neves não tem qualquer importância eleitoral a nível nacional.

    A propósito, eu me lembro de um texto escrito pelo Nassa, na Carta Capital, em 2013, intitulado A Crise das Elites em Tempos de Mudanças. que me fez rir a granel. No seu texto, o Nassa disse:

    “Sem contar com alguém como Lula, o PSDB murcha a cada dia. A única atividade de seu guru, Fernando Henrique Cardoso, consiste em, a cada três meses, relançar a candidatura de Aécio Neves à presidência. O carro não pega. Três meses depois, FHC relança Aécio. E vai para casa descansar, (por)que ninguém é de ferro.”

    http://www.cartacapital.com.br/sociedade/a-crise-das-elites-em-tempos-de-mudanca

    kkkkkkkkkkkkkkkkk

  5. Por mais que os golpistas

    Por mais que os golpistas nefastos da grande mídia esconda seus depoimentos mantido em sigilo também por parte dessa PF, grande parte do povo já sabe que esse cara não presta e também quem dá apoio a ele é igual o pior do que esse talzinho

  6. Numa cidade no Sul do MA, na
    Numa cidade no Sul do MA, na calçada de casa parentes ouço 30 min de JN com sua narrativa anti petê…e a Globo parece ter resolvido fazer coro a tal Cooperaçao Internacional que de cooperaçao nao tem nada pq não eh recíproca…..e se poe a ser cão de guarda dos EUA nesta nova forma deintervencionismo americano em que se lança mão de um sistema midiatico penal salafrario… .e a Globo deita falaçao geral contra o PT e Lula e nadica de nada sobre o depoimento do Mineirinho 15 milhoes…nem do Serra 23 milhoes..nem do Santo do Rodoanel…o que esperar destes lesa patria heim…

    1. Cuidaids, o Moro pode te rastrear

      Quando quiseres postar algo, vai pro Piaui, toma uma cajuína cristalina e volta para onde estavas, O Mouro é o tolo que tudo alcança e nada vê, o maximo que consegue ver nos seus raros momenos de lucidez visual é chifre em cabeça de égua.

      Como diria o meu Pai, esse idiota-mór, líder dos midiotas cegos, não passa de uma Eguinha Pocotó da Minha Tia Achan que não vão pagar as contas dessa elite parasitária que só sabe sugar a nação, tendo um judiciário muito caro, com Noro ganhando rios e rios de dinheiro mensalmente enquanto o trabalhador que não perdeu o emprego com a rastreira que o Sérgio Moro em conluio com a imprensa e o STF deram na economia nacional, quebrando as maiores empresas construtoras desse país, responsável pela geração de muitos empregos, direta e indiretamente, foram pro espaço. Os donos das empresas não são punidos, quem paga é o povo desempregado com a Petrobrás e as Cpmstrutoras, as maiores empregadoras do País e grandes investidoras na infra-estrutura do país terem sido apunhaladas pelas costas. Os donos das empresas fazem acordo de delação altamente vantajoso tanto em termo de sua liberdade quanto de a apropriação dos recursos sujos que acumulou serem lavados judicialmente.

      E o povo a ver navios enquanto esses nojentos passema de iates

  7. Bagre Ensaboado

    Nassif: será que dessa vez pegam “Mineirinho? O cara é fera, amigo íntimo daquele que mora na Avenue Foch e que toma cha na Casa de Machado de Assis.

    Tá certo que andou às turras com o Carcamano da Moóca. Mas briga de casal é assim mesmo. E que ninguém meta a colher.

    E não esqueça você ele é chegado do “MT_43”, com quem tem dividido mimos e beijos. “Justiçaq”, por exemplo, o defende de unhas e dentes.

    Aquele ministro do Çupremu que fala alemão também tem uma quedinha por ele.

    Com tantos predicados, você acha aque vão engaiolar essa ave exótica? Se nem Furnas deu nada, não será essa merrequinha que entornará o caldo.

    A figura é lisa e das Alterosas. Tá bom ou que mais?

  8. Lula é o bode expiatório midiático-judicial

    No $tf é assado: aonde vai um boi supremo a boiada vai atrás. A imprensa golpista e o judiciário escolheram Lula como bode expiatório e tentam sacrificá-lo justamente para que a boiada do atraso e do arregaço pernil passe intacta, transformando-se em piranhas durante a travessia.

    Assim, o Aécio vai passando, e muitíssimanebte melhor do que a maioria esmagadora da população brasileira, esquecido. E nesse caso o badalo não bateu no chocalho. Significa que o vazão não está PF. Assim, prá que sobra o vazão por todos os orifícios?

  9. A reação da imprensa foi igual à reação do padre

    O sacristão tava roubando vinho do padre e o padre descobriu. Pra dar uma lição no sacristão o padre levou ele pro confessionario, padre sentado de um lado, sacristao, do outro. Quem ja confessou sabe como é. Dai o padre falou :

    – Filho me conta teus pecados. …. O sacristão confessou umas abobrinhas mas nada de dizer do vinho roubado.

    O padre cobrou — Filho, voce já contou tudo?

    – Sim, respponde o sacristão.

    Dai o padre fica bravo e diz, – E o vinho, você não tá roubando o vinho?

    O sacristão responde:

    – Padre, daqui deste lado não dá pra ouvir nada.

    Então vamos mudar de lado, convidou o padre. Sentado agora cada um em local trocado, o sacritão disse:

    – Padre, quem tá pulando o muro da igreja pra comer a mulher do farmaceutico???

    – Ah, respondeu o padre… tem razão, daqui nao dá pra ouvir nada mesmo.

     

    A imprensa murdochiana é como esse Padre, quando há padre cristão do lado do fiel a globo e caterva fucam surdas e mudas despidas de cerimônia. Quando é um petista, a justiça e a imprensa são padres, querem ouvir tudo, quando se trata de tucano, eles se transformam em fiéis e não ouvem nada.

    1. O que, percebo é que o Aécio,

      O que, percebo é que o Aécio, mesmo sendo protegido por toda a grande mídia brasileira, ele está perdendo votos. Imaginem se ele fosse criticado? Simplesmente, desapareceria. O Aécio é, sem dúvida, um grande pilantra. Ele não será eleito, nem mesmo para prefeito de São João Del Rei, a sua cidade natal.

  10. O tucano Gilmar Mendes

     Alguem precisa tomar uma atitude de impeachment contra Gikmar mendes ele é flagrantemente juiz a serviço do PSdB no STF, tudo o que é do PSDB cai em suas maos, outra coisa a Policia Federal só tem importancia hoje graças ao PT que a equipou e contratou agentes porque antes disso era figura decorativa no sistema , porque há vazamento de condução contra o PT e nao pro Aecio, também é uma policia a serviço do PSDB.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador