Agência Xeque: Alexandre Garcia erra ao atribuir celular à privatização

Em seu comentário diário na CNN Brasil, Alexandre Garcia afirmou que o brasileiro só tem celular graças à privatização. Sustentou que nos tempos das estatais havia só telefone fixo, vendido por preços onerosos e exigindo aguardar na fila.

O sistema de venda de telefones foi criado nos governos militares apoiados por Garcia. Consistia em um esquema pelo qual os usuários adquiriam antecipadamente ações das concessionárias para se habilitar a receber o telefone. Foi uma maneira de contornar a falta de investimentos no setor.

Esse modelo acabou ainda no governo Itamar Franco.

Já a Telesp inaugurou o sistema celular em 1993.  A privatização ocorreu apenas em 1998. Pouco antes da privatização, ela já operava o celular em 341 municípios, sendo a maior operadora da América Latina. A Telesp fixa foi adquirida pela Telefonica, empresa estatal espanhola.

O que separa o jornalismo das fake news é o rigor da informação.

Luis Nassif

Luis Nassif

View Comments

  • E o que esperavam do Alexandre Garcia?
    Quando a CNN perceber o erro que cometeu, vai mudar seu nome para CNN-Fox.
    Ontem, ou no dia anterior, vi a CNN tentando explicar com bastante atraso o apagão do Amapá. Num único parágrafo publicado neste site dias antes foi possível entender bem melhor o que eles levaram muito tempo. E quase nenhuma menção ao responsável....
    Mais um tempo, e a Globo New poderá processar a CNN por plágio nos métodos.

    • GGN foi perfeito. Mas não culpemos o modelo da Telesp, Telebrás, Borda do Campo,... A Gurgel de Automóveis usou do mesmo expediente. E não inventaram a roda. Era simples Capitalismo na Pátria do AntiCapitalismno de Estado. Algo que revolucionou a Ford no começo do século passado e toda Economia NorteAmericana que veio a ser a maior do planeta. O Usuário, o Consumidor sendo proprietário da Empresa da qual ele compra ou adquire serviços. Via AÇÕES. Cliente e Proprietário ao mesmo tempo. O Capitalismo sendo usado de forma brilhante. A Poupança Nacional garantida nas Empresas ou Serviços ou Reservas Naturais do país para seu próprio Povo. Aqui doamos gigantescas reservas financeiras, econômicas, minerais e industriais ao interesses de países estrangeiros. É a Pátria da Surrealidade !!! Vendemos a estatal brasileira Telesp para a Estatal espanhola Telefônica. Doamos o Mercado Trilionário que viria com a nova tecnologia da informação e comunicação. E tudo isto por uns trocados. Logicamente que no meio do caminho, milhares de AntiCapitalistas da Redemocracia e da Constituição Cidadã ficaram Milionários, com Cidadania e Futuros garantidos nos países que se beneficiaram com as Privatarias da Redemocracia da Constituição Cidadã. Entre tantas ' FAKE NEWS ' contadas nas Privatarias, acabemos com este absurdo e mentira. Não era a Linha Telefônica que custava caro. Você era Acionista da TELESP e dono da Empresa. Quando Telefônica 'ganhou' a Telesp, enxugou o Mercado das suas Ações comprando grande parte das mãos dos proprietários de telefone. Vendi as AÇÕES de 2 linhas e mantive as Linhas Telefônicas. Você era Acionista da Telesp. Um fantástico modo barato da Empresa se capitalizar ( sem inventar a roda. No Mercado de Ações) e uma tremenda Poupança e Rendimentos para seus Acionistas. Mas na Pátria da Imbecilização que já dura 90 anos....

      • Você já pensou em se alistar no Incrível Exército de Brancaleone de Bolsonaro para mandar pólvora?É melhor morrer pela Pátria Minha do que ficar aqui a escrever bobagens.

        • Dermeval Santos Lopes Junior : Se preocupe como a Filha Italiana 'Allende" de José Serra virou dona do Mercado Livre. Pregando o Progressismo, Socialismo e AntiCapitalismo a partir da sua pobreza nas ruas da Moóca e sua Ideologia na presidência da UNE dentro da USP. No Poder foi um dos pais das Privatarias. Na volta do exílio, foi para seu antigo endereço na periferia de São paulo? Foi para os Jardins, bem perto da casa de Paulo Maluf. Mas a culpa deste Brasil e seus farsantes 30 anos replicando o Estado Ditatorial Absolutista que dura 90 anos é a minha opinião? Saia do 'samba de uma nota só'. abs.

      • Não me lembro por que um prefixo valia mais que outro, mesmo estando no mesmo bairro. 4.000 dólares nas ações de uma linha e 4.4400 dólares pelas ações da outra. Que POUPANÇA FANTÁSTICA !!!! E Investimento numa Empresa 100% Nacional que promovia EMPREGOS BRASILEIROS da Portaria à Presidência. E expandia a Rede de Comunicações e Telefonia em diveros páises da América Latina !! Quanto mais a gente remexe nestas PRIVATARIAS ( De lesa-pátria e entreguismo aos interesses estrangeiros) dos anos de 1990 mais verifico como Fomos sendo mais e mais imbecilizados nestes 40 anos. E achar que esta doutrinação vinda desde 1930 já era o Fundo da Latrina?!!! Pobre país rico....

      • Você só errou num ponto quando disse:

        " Doamos o Mercado Trilionário que viria com a nova tecnologia da informação e comunicação. E tudo isto por uns trocados. Logicamente que no meio do caminho, milhares de AntiCapitalistas da Redemocracia e da Constituição Cidadã ficaram Milionários, com Cidadania e Futuros garantidos nos países que se beneficiaram com as Privatarias da Redemocracia da Constituição Cidadã. "

        Não foram milhares de anticapitalistas da redemocracia e da constituição cidadã que ficaram milionários. Foram os capitalistas, que, afinal entregaram nosso futuro tecnológico, nossas riquezas e tudo o mais em gloriosas privatarias. Ou você acha que o maluf, que privatizou a Light no estado de SP era anticapitalista?
        Quem autorizou a privataria da Telebrás, por acaso era anticapitalista?
        Veja em que época isso aconteceu e lembre-se de quem era o presidente da república:

        "A privatização da Telebrás ocorreu por meio de leilão em 29 de julho de 1998 na Bolsa de Valores do Rio de Janeiro, sendo a maior privatização ocorrida no Brasil, arrecadando R$ 22,058 bilhões pelos 20% das ações em poder do governo na época.[1][2]

        O modelo utilizado para a privatização foi concebido pelo Sérgio Motta, que ocupava o cargo de Ministro das Comunicações, mas faleceu meses antes do leilão, quando foi substituído por Luiz Carlos Mendonça de Barros.[3][4] (wikipedia)"

        No mais, você acertou. Éramos sócios da Telesp, tínhamos ações, os telefones demoravam a chegar (certamente por questões políticas) mas funcionavam, tinham valor de patrimônio, o cliente era respeitado e tinha onde reclamar.
        Hoje, não temos privacidade, não somos mais atendidos por pessoas humanas e nossas reclamações são respondidas com um "dane-se" de qualquer lugar do país ou do mundo.
        Somos insistentemente assediados na compra e acintosamente ignorados no consumo.

        • Amoraiza : Maluf estatizou a Light (Cia. de Energia Inglesa com concessão centenária) tornando-a EletroPaulo. O Governador que deu estabilidade energética a São Paulo e grande parte do Brasil com Três Marias, Salto Grande, Avanhandava, Rosana,..juntamente com o Governo Militar que construiu Itaipu e Tucurui. Todo Sistema era Estatal e 100% Brasileiro. Sabe quem privatizou a continuou as Privatarias a partir de 1990? Quem foi Governo a partir desta década e por quanto tempo? Sérgio Motta de história socialista? Com Paulo Renato? Com Aloísio Nunes Ferreira, o motorista e segurança de Marighlella? Mirian Leitão de Guerrilha Socialista? José Serra da UNE e USP? Zulaiê Cobra Ribeiro? Gianotti e FHC, cicerones de Sartre? Quanta gente de direita, não é mesmo? abs.

          • Agora entendi porque v. é tão confuso. Você é malufista e apoiador inconteste da ditadura. Imagino a sua alegria quando o maluf resolveu procurar petróleo em sampa, ou o quanto você torceu para que ele fosse escolhido presidente no colégio eleitoral em 1985.
            Partidário da TFP,militar e militante da marcha da família com deus pela liberdade você, naturalmente, deve achar que os fins justificam os meios.
            Uma torturazinha aqui, uma perseguiçãozinha ali, uma probição de ensino acolá, um apagão histórico inocente, uma cassação das liberdades individuais por duas décadas. O que que tem se o povo não pode votar se estamos fazendo "um brasil grande"?
            O bom da ditadura é que o dirigente impõe a narrativa que quer dos acontecimentos e o povo bovino ou aceita ou se dana. Você aceitou.
            Havemos de entender as razões políticas por trás de cada ação sem esquecer de observar o tempo, o espaço e os interesses locais e internacionais que as desencadeiam.

          • AMORAIZA : O assunto não era Privatização e seus Idealizadores? Sei como é difícil confrontar a a realidade depois de 90 anos de doutrinações. 'DomSebastianismo' Criminoso continua sendo nossa única possibilidade. E na mente, a única realidade. Mas Maluf estatizou. E FHC, Lula e Dilma privatizaram e continuaram a Política 'Privatarista'. Quanto à tortura, censura, conluio e cumplicidade do Estado com todas as formas e agentes do Crime, a lesa-pátria, as contas em Paraísos Fiscais, a fuga de Patrimônio e Cidadania dos 'Representantes do Povo' sugiro ler as Matérias de GGN e a realidade brasileira da Redemocracia e Constituição Cidadã em Governos Tucanos e Petistas pós 1980. Talvez entenda a minha "confusão". abs.

    • Aquilo que tem de mais inacreditável é que as PRIVATIZAÇÕES são o caminho certo para grande parte da Economia Brasileira. Privatizações e Capital Aberto como já existiam nos Governos Militares como no caso da TELESP. Empresa Brasileira sendo financiada de forma barata pelos Usuários, VIA MERCADO DE AÇÕES, com Capital Nacional, proporcionando à Sociedade Brasileira, investimentos, Patrimônio e Rentabilidades Extraordinárias !!! Fora isto Serviços, Empresas e Empregos Brasileiros. E nunca foi a invenção da roda. Capitalismo produzido por Empresários e Empresas e não pelas Elites do Estado Absolutista. Como é feito nos EUA, onde o Estado e Governo NorteAmericanos legislam em defesa de seus interesses. Ou na China, onde o Estado não é Empresário, delegando esta função Aqueles que tem competência, mas legislando vigorosamente na defesa de seus interesses. Aqui, a partir da Redemocratização de 1980, sob as bençãos de farsante Constituição Cidadã, AntiCapitalistas Socialistas Progressistas promoveram crimes de lesa-pátria entregando a Nação a Interesses Internacionais via PRIVATARIAS. 'Defensores Honestos' dos Interesses Nacionais contra a exploração internacional em defesa dos Empregos Brasileiros?!! Somos a Pátria da Surrealidade !!!! Pobre país rico. Mas de muito fácil explicação.

  • MESMA OPINIÃO, ESCANDALOSA, QUE HÁ ANOS VEJO O ATUAL SENADOR LASIER MARTINS EMITIR. PREGOU A PRIVATIZAÇÃO NOS SEUS COMENTÁRIOS NA RBS TV E MANTÉM A DEFESA COMO SENADOR.

    • Mas o RS (infelizmente onde nasci e moro) não se cansa de eleger reacionários. Elegeram em 2018 o reacionário Luis Carlos Heinze do PP!! Deve ser uma dobradinha e tanto - o Lasier e o Heinze. Até a abjeta Carmen Flores concorreu só pra tirar votos da Abigail Pereira do PC do B. Sim, essa vendedora de móveis depois declarou candidamente: "eu não esperava ganhar mesmo, era só pra apoiar o Bolsonaro". Quanto ao Lasier, é o capachinho da RBS assim como a coleguinha dele a Ana Amélia Lemos que adorava se vestir de Louro José e esbravejar contra a corrupção (dos outros). A RBS prega dia sim e outro também contra o "inchaço da máquina pública". Por esta razão o Lasier está no Senado, eleito com a máquina de manipulação da RBS por trás. Acho que em matéria de atraso o RS só perde para SC. Que vergonha sinto.

      • Você já pensou em se alistar no Incrível Exército de Brancaleone de Bolsonaro para mandar pólvora?É melhor morrer pela Pátria Minha do que ficar aqui a escrever bobagens.

  • Este fdp acusou um hospital no Paraná de falsear um atestado de óbito para dizer que estavam inflando o número de mortos por Covid19. Tive o trabalho de verificar. O cara é um vendido.

  • Nassif,
    Este aí tem muita cara-de-pau, ou então a esclerose começou a destruir aquele cérebro.
    Foi porta-voz de João Figueiredo até a famosa matéria na Ele & Ela. Quando porta-voz não lembro de ter visto o fulano usar o megafone para pedir por privatização, e quando correu para as mídias tradicionais, fez de tudo, tendo ido de comentarista de política a comentarista no Canal Rural.
    É um extrema-direita convicto e assim continuará até sempre. Ele foi alvo de muitos comentários durante os anos em que esteve na Globo, mas fofoca é fofoca, tanto que nem matéria jornalística provocou.
    No período dele no governo federal, uma linha telefônica chegou a custar U$ 6 mil, e tinham localidades que nãó podiam ter o telefone.

  • Currículo alongado do Alexandre Garcia
    - porta voz da ditadura militar e bajulador de generais
    - porta voz da globo a favor da direita, psdb e qualquer assunto contra o PT
    - depois, entrando em decadência total e com o esvaziamento de seus temas, resolve bajular o bolsonarismo, as teorias conspiratórias e a ciência.
    - vai agora seguindo em audiência de traço, que ainda bem e em breve, não deixará rastro, pois o que ele fala, nunca teve lastro.

    Enfim, quem sempre foi o arauto do atraso prefere dar sua opinião ruim, misturada com a memória fraca. Lembra também a ele que telefone não era vendido. O que se criou durante a ditadura como boa deformadora de valores, foi o chamado mercado paralelo onde o sujeito "comprava" o aparelho telefônico, mas não tinha a propriedade da linha e nem as ações sobre ela. A mesma ditadura que ele lambe botas e que deixou este legado também "privatizado" e hoje aflorado e deflorado das milícias-esquadrões da morte, da grande corrupção em obras públicas, das jogatinas-jogo do bicho e um dos piores, o da impunidade a favor dos seus.

  • Nassif, Nassif...isso não é "erro" coisa nenhuma, isso é crença!

    ...E do pior tipo, é aquela que existe em função do adversário: se "a esquerrrda" é contra a privatização, ele PRECISA ser a favor.. E por aí vai...Isso alivia o peso de ter que ter alguma noção de alguma coisa.

    Isso vale para os DHs, Direitos Civis de minorias, reforma política, politica social...tudo: tudo e qualquer coisa.

  • Quanto ao rigor da informação gostaria que a Agência Xeque verificasse o seguinte: a empresa que inaugurou o celular no Brasil foi a Telebrasilia.

  • O Blog do Nassif( para mim terá sempre esse nome),tem o melhor comentarista político da blogosfera,na pessoa do acima assinado.
    Ontem a insônia me atormentou e passei o tempo fazendo um comentário anuindo coincidências gritantes entre a Ditadura Argentina,na ocasião comandada pelo ébrio Leopoldo Galtieri/Guerra das Malvinas/Grã Bretanha/Margareth Thatcher,e as bravatas de Jair e seus bananinhas.Poiszé,grandes blogs e sites famosos da blogosfera embarcaram na minha.
    Fui informado que Luís de tão contente,trocou àqueles óculos adquiridos no tempo de Claudia Barroso e meteu um óculos escuros da última moda Bauberry.Deve tá orgulhoso.Voces que me seguem adoidados,procurem que vão encontrar.

Recent Posts

Leilão concede empreendimentos de transmissão de energia em 14 estados

A previsão é que sejam investidos R$ 18,2 bilhões em 69 empreendimentos, com a geração…

3 horas ago

O mundo de Charles Michel às três e meia da manhã, por Gilberto Lopes

Michel repete declarações que ouvimos frequentemente hoje: “A Rússia não irá parar na Ucrânia, tal…

4 horas ago

STF analisa novamente a manutenção do foro especial para senadores e deputados

Investigações de ex-parlamentares devem ser encaminhadas para a primeira instância, decidiu a Corte em 2023

4 horas ago

Julgamento da cassação de Sergio Moro terá transmissão ao vivo; saiba como assistir

TRE-PR começa a julgar na próxima segunda-feira, 1º de abril, duas ações que pedem a…

6 horas ago

Tarcísio vai ganhando peso na sucessão do bolsonarismo, mostra pesquisa

Pesquisa traz o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, como o predileto para herdar…

6 horas ago

Dengue: Américas podem registrar pior surto da história, alerta Opas

Brasil, Argentina e Paraguai, segundo a entidade, respondem por mais de 90% dos casos e…

6 horas ago