CGU acusa repórter da Folha de ter omitido informações sobre caso SBM

Jornal GGN – A Controladoria-Geral da União (CGU) enviou uma nota à Folha de S. Paulo exigindo retratação na sessão “Erramos” sobre reportagem que indicava que o órgão esperou a presidente Dilma Rousseff (PT) ser reeleita para apurar uma denúncia de pagamento de propina a dirigentes da Petrobras pela empresa holandesa SBM.

Na reportagem “CGU esperou a eleição de Dilma para abrir processo, diz delator”, publicada na terça-feira, 14 de abril, a Folha escondeu a informação repassada previamente pela CGU sobre a instauração de uma sindicância para apurar os fatos relatados pelo ex-diretor Jonathan David Taylor em abril de 2014 – seis meses antes da disputa eleitoral, portanto. 

“O texto leva o leitor a entender que nenhum procedimento foi adotado antes do período eleitoral para analisar os fatos. O repórter chega a escrever sobre a existência da sindicância, mas omite que foi aberta em abril, informação que prejudicaria a tese de sua reportagem de que nada fora feito antes”, sustentou a CGU.

“O repórter utilizou na reportagem e no ‘outro lado’ apenas as informações que davam a entender que a investigação só começou com a abertura do processo e depois do processo eleitoral, ignorando todas as outras etapas do processo investigatório que lhe foram relatadas”, acrescentou.

Ainda de acordo com a CGU, a abertura da sindicância é facilmente comprovável pela leitura do Diário Oficial da União, que publicou a portaria sobre a investigação em 3 de abril de 2014. “Infelizmente a Folha omitiu essa informação na sua edição de terça-feira, 14 de abril, quando deu a manchete do jornal para esse fato”, lamentou o órgão federal.

O jornal ainda deu continuidade ao assunto no dia seguinte, repercutindo a matéria com falas dos ministros Valdir Simão (CGU) e José Eduardo Cardozo (Justiça). Mesmo assim, a nova reportagem saiu sem que a Folha informasse a data de abertura da sindicância, “reforçando somente o período entre o contato do ex-diretor da SBM e a abertura de Processo de responsabilização da SBM, que compreendeu os meses entre agosto e novembro.”  

Segundo a CGU, “entre os meses de abril a outubro a equipe de servidores da Controladoria trabalhou na análise de extenso material documental, como entrevistas; depoimentos; exame de documentos, e-mails, CDs e arquivos digitais de computador; análise de dados patrimoniais e de renda dos empregados e ex-diretores, além de apurações relativas a registro de viagens e de emissão de passaportes. O trabalho da Controladoria também envolveu contatos com representantes da SBM Offshore, bem como com autoridades estrangeiras.”

Em entrevista a jornalistas-blogueiros na terça (14), a presidente Dilma Rousseff sublinhou que Taylor tentou vender as informações para o governo brasileiro, acreditando que aqui haveria pagamento pela denúncia, a exemplo do que acontece nos Estados Unidos. Dilma disse que o governo brasileiro rejeitou por temer que as informações ofertadas pudessem anular o processo, e continuou contando com a cooperação do Ministério Público da Holanda. 

A CGU destacou, em coletiva [de imprensa], com a presença de jornalista da Folha de S. Paulo e transmitida ao vivo, que “havia notícias na imprensa internacional de que Taylor tinha esses documentos e teria obtido de forma ilícita.”

“Considerando que a Folha é um jornal que prima pela correção de suas informações, tenho certeza de que a informação será corrigida no espaço adequado do Erramos”, concluiu a CGU.

Luis Nassif

14 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Considerando que:
    O PIG é

    Considerando que:

    O PIG é golpista.

    O jornalões acabam no governo Dilma, por isso esse DESESPERO por uma mudança de governo para um aliado, para ganhar sobrevida!

  2. Desinformar é o nosso negócio.

    A crise no PIG está braba.. A “Foia” deve estar precisando de uma “matéria paga” como direito de resposta. Esse negócio de ouvir a outra parte e divulgar corretamente dá muito trabalho. Então, lembremo-nos do Velho Guerreiro – o Chacrinha – padroeiro do PIG: eu vim pra confundir, e não pra explicar.

  3. E AÍ, FAZER O QUÊ??

    E quando é que ela não OMITE ou MENTE???

    ESTRANHO seria se fosse DIFERENTE.

    Sem a “ley de medyos” não dá pra fazer nada.

  4. Eu li a materia inicial da

    Eu li a materia inicial da FSP/ sem a resposta dada pela CGU na capa do UOL e não no jornal impresso.

    Apenas no “erramos” do jornal impresso não traz o “erramos” a conhecimento publico. 

  5. Ahhh essa mídia e esses coxinhas …

    “Hoje a notício do fim da circulação da Veja BH e da Veja Brasília me chamaram a atenção para outras notícias e me intrigou. 

    Além da Veja, Estadão está cortando custos e demitindo jornalistas incluindo Arnaldo Jabor.

    A Jovem Pam está em dificuldades tb e corta equipe incluindo jornalista com 57 anos de casa.

    A Folha de São Paulo demitiu pelo menos 50 jornalistas.

    Li que a Globo está com dificuldades financeiras e tb está fazendo corte de gastos.

    Ao mesmo tempo identifiquei que as propagandas do Governo Federal praticamente não existem mais nos grandes veículos de comunicação. E com toda razão diga-se de passagem, já que, segunda eles mesmos, o Estado está quebrado.

    Dito isso, o que me parece, olhando superficialmente é que querm sustenta a grande mídia é o Estado? Sério?

    Mas e aquele papo de competitividade e eficiência em gestão e menos intervenção do Estado na economia? Mídia que não mama nas tetas do Estado mingua?

    Aí fica fácil falar de meritocracia e  liberalismo.

    Fica até fácil entender porque nesse ano de crise a mídia está desesperada para substituir o governo.

    Aparentemente eles precisam de uma mão de confiança nas torneiras do cofre.

    Só esperando o que vai ser desses veículos nos próximos 12 meses se esse golpe não rolar.”  

    (João Fernando de Alvarenga Reis, 2015) 

  6. A Globo está acabando com o Brasil!!!!!!!!

    E dai? Isto não terá a menor consequência para o reporter, muito menos para a Folha. Se fosse ao contrário, o circo estaria armado e, como sempre, seria mais uma oportunidade para execrar o governo, que apanha dia e noite, e não esboça a menor reação. O Brasil, hoje, é um país onde, na prática, não existe Poder Executivo. Estamos sendo ¨governados¨ por grupelhos do Judiciário, do Legislativo, do Ministério Público e, claro, todos devidamente manipulados pelo PIG que, por sua vez, é devidamente encabeçado pela golpista família Marinho, dona das famigeradas Organizações Globo. 

  7. CGU fez piada com a Folha

    “Considerando que a Folha é um jornal que prima pela correção de suas informações, tenho certeza que a informação será corrigida no espaço  adequado do Erramos”, concluiu a CGU.   Isso foi um tapa de pelica da CGU ns Folha de SP. Quase morri de rir.

  8. Desonestidade intelectual

    Pode ser até que corrija, naquele espaçozinho ridículo do “Erramos” que ninguém lê. A Folha, assim como seus companheiros de empreitada da grande mídia, continuará mentindo, distorcendo e manipulando impunemente as notícias. Assim caminha o olipólio midiático no Brasil. Pobre democracia!

  9. Isso é o que o PT deveria ter

    Isso é o que o PT deveria ter feito em 2006. Sabia que o mentirão era apenas um caso de delito eleitoral e não um delito penal e confiou na justiça. Tivesse se preparado para evitar a armadilha dos julgamentos, tipo “não tenho provas mas a literatura me permite a condenação”, teríamos evitado todo esse circo.

  10. folha de São Paulo
    Por essas e por outras e que este jornaleco não entra pela minha porta. Recuso veementemente até aquela ofertas gratuita dos 15 dias. Podem ficar com seu lixo. Quem o produziu, que o consuma.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador