Al Jazeera compra canal de TV de Al Gore

Por Lair Amaro

Da Exame

Al Jazeera compra Current TV, canal americano de Al Gore

Nova York – O canal de televisão americano Current TV, fundado em 2005 pelo ex-vice-presidente americano Al Gore, anunciou na quarta-feira que foi vendido para a Al Jazeera, emissora de notícias com sede no Qatar.

“Estamos orgulhosos e felizes de que a Al Jazeera, a organização de notícias premiada internacionalmente, tenha comprado a Current TV”, afirmam em um comunicado Gore, diretor da emissora com sede em São Francisco, e Joel Hyatt, o outro fundador do canal e diretor geral.

A Current TV tem por objetivos “dar a palavra àqueles que, normalmente, não são ouvidos, dizer a verdade ao poder, facilitar pontos de vista diversos e independentes, além de contar histórias que ninguém mais conta”, afirma a mensagem publicada na página do canal no Facebook do canal.

O texto destaca que a Al Jazeera compartilha esta visão.

A compra foi confirmada em um comunicado pelo canal do Qatar.

A Al Jazeera afirma que lançará um “canal de notícias com sede nos Estados Unidos e que proporcionará notícias nacionais e internacionais para o público americano”.

O novo serviço estará disponível na atual rede de distribuição e terá como base Nova York, de acordo com o canal do Qatar.

De acordo com um blog do jornal New York Times, que horas antes havia anunciado a iminência da operação, a compra da Current TV, por um valor mantido em sigilo, permitiria à Al Jazeera obter um importante canal de distribuição nos Estados Unidos, onde a emissora está disponível apenas em algumas cidades, entre elas Nova York e Washington, além de reforçar a concorrência com a CNN e outros canais de notícias.

A Current TV está presente em 60 dos 100 milhões de lares americanos equipados com televisão a cabo ou por satélite.

As fontes do New York Times informaram que a Al Jazeera absorveria parte dos funcionários do canal americano, mas criaria uma nova emissora com sede em Nova York, que provavelmente se chamará Al Jazeera América. Quase 60% de seus programas seriam produzidos nos Estados Unidos e o restante seria procedente do serviço em inglês já existente.

A Current TV não divulgou nenhuma informação sobre o futuro de seus programas, nem sobre o futuro da atual direção.

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador