Após história dos recibos e ibope de Lula, Datafolha pergunta se ex-presidente poderia ser preso

Jornal GGN – Após pesquisa CNI/Ibope mostrar que Lula segue liderando a disputa eleitoral para 2018 mesmo após a condenação imposta por Sergio Moro no caso triplex, o Datafolha decidiu ir às ruas perguntar se o ex-presidente deveria ser preso pela Lava Jato. A pesquisa ocorreu entre os dias 27 e 28 de setembro, dias em que a grande mídia ajudou a operação a construir a narrativa de que os comprovantes de aluguel apresentadas pela defesa de Lula, no âmbito da segunda ação penal nas mãos de Moro, foram forjados.

Nesta segunda (2), a capa da Folha diz que a maioria no País quer ver Lula preso. Segundo a pesquisa Datafolha, 54% avaliam que os fatos revelados pela Lava Jato são suficientes para justificar a medida. Outros 40% acreditam que não há motivos para a detenção do ex-presidente. Cerca de 5% não opinaram. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

O GGN mostrou aqui que há lacunas na história dos recibos forjados que a grande mídia não tem mostrado interesse nenhum em explorar. O autor dos recibos e dono do imóvel, Glaucos da Costamarques, disse em nova petição a Moro que assinou os comprovantes do ano de 2015 numa tacada só. Mas não deu nenhuma explicação sobre os recibos de 2011, 2012 e 2013. A Moro, em audiência anterior a de Lula, Glaucos havia dito que não recebeu aluguel entre fevereiro de 2011 e novembro de 2015.

Contrariada pelos recibos, parte da grande mídia, escalou jornalistas para pregar que os documentos não eram suficientes. Depois, aproveitou-se de novos vazamentos da Lava Jato para tentar desmontar a defesa de Lula.

A pesquisa Datafolha é reproduzida por outros grandes jornais nesta segunda. Professor de Relações Internacionai da UFABC, Gilberto Maringoni avaliou que a manchete da Folha é a “senha para a sanha do TRF4”, tribunal que vai analisar a sentença do caso triplex. “Para uma justiça que funciona na base dos ventos do dia, a fundamentação técnica está dada pela Folha”, acrescentou em postagem no Facebook.

A sondagem do Datafolha poderia ter fornecido uma outra manchete ao jornal: a de que uma maioria muito maior que aquela que acha que Lula poderia ser preso quer ver Michel Temer processado após o escândalo da JBS.

A mesma pesquisa apontou que 89% dos entrevistados são favoráveis a que a Câmara autorize a abertura de processo contra Michel Temer com base na denúncia por organização criminosa e obstrução de justiça. Só 7% dos entrevistados são contrários à aprovação da denúncia, que implicaria o afastamento de Temer por até seis meses.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

24 comentários

  1. Quando nosso pesadelo

    Quando nosso pesadelo terminar, quem deverá ser preso é o dono da folha, juntamente com os donos da globo, da abril e do estrago de são paulo que são cúmplices de um golpe que levou o país ao caos político, econômico e social. Além disso, ajudaram no crescimento e fortalecimento de grupos fascistas e neo nazistas. É inaceitável que os culpados pela desgraça que se abateu sobre o país fiquem impunes, da mesma maneira que a geração que os precedeu e participou da “ditabranda” ficou.

  2. Truísmo

    Não seria esse o resultado da tal pesquisa se o PIG houvesse informado que o Lula foi condenado sem provas, apenas com base na convicção do juiz algoz.

  3. Deve ser ?

    Eu não vi o questionário do Data Folha, mas faço algumas ressalvas.

    Se me perguntarem se o Lula deve ser preso, eu reponderia que sim.

    Antes que me atirem pedras explico:

    Se me perguntarem se deve chover hoje eu respondo que sim, o que não quer dizer que  eu quero que chova hoje .

    Assim, eu acho que o lula deve ser preso, ou seja, a probabilidade é grande.

    De outra feita, se me perguntarem se eu quero que Lula seja preso, minha resposta é não.

    Dever é um verbo que admite muitas interpretações.

    Ótimo, portanto, para ser usado em manipulações.

    • Certissimo

      Cara, não tinha me atentado para essa pegadinha.

      eu por ex. se me petguntarem se lula vai ser preso.

      eu diria que sim deve ser preso.

      mas não no sentido de ser justo ou mereça..

      e sim como acho q vão fazer com ele.

       

      • Já não é pegadinha.

        É o padrão do jornalismo brasileiro.

        Colocam a foto das malas de Gedel e embaixo falam de Lula e Dilma.

        Colocam a foto de multidão protestando em outros países e embaixo manchete falando de Lula.

        Fazem pesquisa com perguntas dúbias que se encaixam em um resultado pré determinado e usam o resultado como verdade absoluta.

        A verdade ( ou a mentira ) está nas entrelinhas.

  4. No dia em que o tempo mudar e

    No dia em que o tempo mudar e a pesquisa for se a Falha/Globo/Etc devem ir pro paredão direi que sim com muita alegria, entusiasmo e satisfação. Torço pra esse dia chegar. Marinhos, Frias, Moros … alguém vai ter que pagar pelo que estão fazendo com o país.

  5. Me assaltam
    Me assaltam as opiniões como esta do Nassif de o Lula não vai ser cabdidato e acabou para as esquerdas,e que a capacidade de transferebcia de votos de Lula é so 20% vindo do Datafalha??
    Primeiro que até as eleições este percentual sera muitissimo maior,assim como tem caido sua rejeição.Outra analise a ser feita é que Lula liquidou suas chances de candidatura ao afirmar que seria candidato.Então Lula seria um idiota ao fazer isto.Lula politizou,transformou em palanque esta perseguição juridica,colocou seu nome em evidencia junto com a Lava Jato e a desnudou.Evidente que ele vai lançar alguem,e ele sabe o tempo para tal.Não acho que o candidato da esquerda não foi lançado,mas o sera e ja ha iscas lançadas como o nome de Jaques Wagner.Lula pode ter defeitos,mas não esta igenuidade de achar que o deixarão selr candidato.

  6. 54% do quê?

    As mais recentes pesquisas de opinião dão larga margem a Lula para as eleições de 2018, ou seja, refletem que a grande maioria dos brasileiros querem Lula de volta à presidência. Se essa pesquisa relata que 54% acham que Lula devia ser preso, fica a seguinte pergunta: 54% dos brasileiros? 54% dos torcedores do Flamengo? 54% dos moradores do Morumbi? Não há dúvida que por trás disso está essa mídia podre que busca por todos os meios sepultar aquele que é a maior liderança política desse país em todos os tempos.

  7. Fico estupefato com gente que

    Fico estupefato com gente que ainda acredita

    na midia quadrilheira e bandida, quantos factóides ainda terão que inventar para serem tratados como merecem? 

  8. Malba Tahan

    Não bastasse desinformarem escandalosamente a população durante a semana da pesquisa sobre os tais recibos de aluguel “direto no queixo” apresentados, que pensavam inexistentes, para salvarem-se midiáticamente da iminente tragédia processual.

    Não bastasse a pesquisa Datafolha mostrando apenas Lula subindo, exatamente no período em que foi mais massacrado pelo consórcio jurídico-midiático com condenação e delatação “sanguinária” do Pullhocci, ser ignorada pela primeira vez por toda a mídia, inclusive pela própria Folha, dona da pesquisa.

    Agora apresentam da lavra da mesma pesquisa, chacrinhanamente, a pergunta “vocês querem bacalhau?” ou melhor, a incrível “vocês querem Lula na cadeia?”, tentando anular os resultados catastróficos aos interesses da classe dominante que sabiam que a pesquisa apresentaria.

    Mas o pior (para eles), é que também perguntaram, na mesma pesquisa, “em quem votaria para presidente no segundo turno, entre O que querem 54% na cadeia e o herói imparcial que iria prende-lo. E não é que a mesma pesquisa deu 42% para o que desejavam na cadeia e 40% para o que desejavam que o colocasse na cadeia.

    Coisas da matemática política, diria Malba Tahan ou prefere estatística, Paulino?    

  9. Essa suposta matéria é uma

    Essa suposta matéria é uma ordem pro jacu de toga de curitiba prender o Lula na marra. Os frias estão desesperados .Ter que mostrar uma pesquisa sob encomenda no momento propício , após condenação, paloci , recibos em que o Lula vai ganhar a eleição estando nela ou não é o fim presses canalhas da folha.

  10. Canalhice

    Se a canalhice pudesse se materializar em algo físico, tangível, essa coisa seria o Jornal Folha de São Paulo e seu instituto de pesquisas.

    A próxima pesquisa do asqueroso instituto será se o distinto público, os homens de bem, desejam, querem ver Lula ser queimado numa fogueira em praça pública..

  11. A imprensa precisa ser responsabilizada por seus atos

    Bom, acho que esta na hora de procedermos à uma analise do papel da imprensa em todo esse processo: fustigando, apoiando e manipulando a população desde o inicio da Lava Jato, passando pelo processo do golpe de 2016, sustentando Temer no poder, chegando até essa loucura de defender a prisão do ex-presidente Lula sem provas de sua culpa de qualquer coisa que seja. Não me lembro de ter lido em nenhum jornal, nem no jornal do Frias de que Aécio deve ser preso, Serra deve ser preso, Temer deve ser preso e tanta gente com denuncias muitas vezes mais graves do que essa bobajada que Sergio Moro e procuradores condenam Lula. 

  12. Pegunta que melhor ajudaria a

    Pegunta que melhor ajudaria a responder a sanha fascitóide dos jornalões: quem paga essa mídia da casa-grande para criar factóides para imbecis?

  13. datafolha

    Prezado Nassif,

    Um jornal fazer uma pesquisa pública perguntando se alguém poderia ser preso é o último degrau antes da barbárie. Ainda mais nesse momento da história brasileira em que o judiciário trabalha com os dois olhos na política. Todos os blogs sérios, de qualquer orientação política, teriam de reagir a essa brutalidade estúpida. Estranha-me ainda ler aqui comentários como se fosse normal. Em julgamento honesto – que todos sabemos não existir no caso Lula – o que vale são provas. Jamais a opinião popular. Obter e divulgar a opinião popular deveria ser crime. Esse jornal merece ser empastelado. Mereceria, estivéssemos em outro país.

  14. Geddel é um relaxado, não dá

    Geddel é um relaxado, não dá carinho e proteção ao dinheiro roubado. Os tucanos mais experts quando o assunto é desvio de dinheiro público, dão proteção e afeto à grana roubada.

    Perguntado a respeito Sérgio Moro disse que anda sobrecarregado de trabalho, conferindo os Recibos de Aluguel do Lula.

  15. Pesquisa Datafolha

    Estou desconfiada de que, eu não existo. Nunca fui entrevistada nessas pesquisas. Só pra ter certeza, me digam: Vocês tão me lendo aí, gente?

  16. A pesquisa

    do datafoda-se é como um termômetro. Está medindo  o teor de ódio da população,  criando  pós verdades e  ao tempo alimentando esse ódio.

    Dividir para governar.

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome