Após reação negativa, SBT retira uma das transmissões que lembram ditadura

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

A emissora não explicou por que mensagens com músicas da época da ditadura e o slogan “Brasil: Ame-o ou deixe-o!” foram reproduzidas com a intenção de “unir o país”, logo depois de eleito presidente do Brasil o militar reformado Jair Bolsonaro
 
Reprodução
 
Jornal GGN – Após a polêmica transmissão do SBT em referência direta a um dos maiores símbolos da ditadura brasileira, o slogan “Brasil: ame-o ou deixe-o!”, a emissora de televisão retirou do ar as próximas transmissões da mensagem que faz referência a um dos períodos de chumbo do regime militar. 
 
A informação divulgada pelo blog do Mauricio Stycer, que cobre bastidores da TV e celebridades, é que o próprio Silvio Santos foi quem decidiu levar ao ar a série de mensagens enaltecendo o Brasil, com músicas e outros slogans patriotas enaltecidos durante os anos de chumbo, um dos piores da ditadura,  sob o comando do general Médici (1969-1974).
 
“Como em várias outras situações, o dono do SBT não consultou ninguém, nem deu explicações. Chamou um assistente, transmitiu as mensagens que gostaria de ver no ar e ponto final”, informou o blog.
 
Entre as cenas de 15 segundos, uma particularmente chamou maior atenção: introduzindo com fotografias de pontos turísticos do Brasil, o locutor finaliza com a declaração “Brasil: ame-o ou deixe-o!”, slogan reconhecido no governo Médici por ameaçar quem se opunha a ditadura do regime militar.
 
De acordo ainda com o blog de Mauricio Stycer, se tratou de um “erro”, porque o objetivo de Silvio Santos “seria de promover uma mensagem de união do Brasil”. Por isso, apenas esse spot foi retirado do ar. 
 
Entretanto, os outros spots continuam no ar. Um deles, traz a música “Eu te amo, meu Brasil”, da dupla Dom e Ravel, ainda no período da ditadura. Outro traz o ritmo do hino “Pra frente Brasil”, de Miguel Gustavo, popularizada na Copa de 1970, também na ditadura.
 
A emissora ainda não se pronunciou por que essas mensagens foram transmitidas. Uma especulação é de que se trata de um anúncio da novela “Amor e Revolução”, que será reprisada e trata da ditadura militar. Outros acreditam que seja uma homenagem ao capitão reformado do Exército eleito presidente do Brasil, Jair Bolsonaro.
 
 
Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

16 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. yO Sr. Havan tá babando de
    O Sr. Havan tá babando de tanta vontade de torturar vermelhos…..tá parecendo coisa do Sr. Havan ..o país desses imbecis que se dizem patriotas: toda a riqueza para poucos, no caso a panelinha do sr. Havan e outros puxa-sacos do coiso…

  2. a outra eu lembro assim!

    a boleta no Brasil foi liberada. lálálá

    até o presidente já tomou

    agora eu vou ficar na minha,

    vou tomar bolinha com governador.

    eu te amo meu Brasil, eu te amo

    meu coração é de jesus

    e meus ‘pulmão’ da souza cruz

  3. Eu sou meio burro, então

    Eu sou meio burro, então alguém pode me explicar como uma mensagem que diz que os insatisfeitos devem “picar a mula” do país vai ajudar a uni-lo?

  4. #

    Saudades da minha infância…  Na minha casa, como em muitas outras, evitava-se falar de política, principalmente na frente das crianças. Havia o medo de que viessem a ser revolucionários e, claro, viessem a morrer ou serem torturados.

    Todo “santo” domingo eu ouvia o Sílvio Santos cantando aquela musiquinha FDP de merda:

    Presidente Médici

    É coisa nossa

    Ernesto Geisel

    É coisa nossa

    Mas que vai vai

    Mas que vai vem

    Obrigado SS, por  me fazer lembrar daqueles tempos sombrios! Dá até um frio na espinha.

     

  5. Involuntariamente, revelou a “Nova Ordem” ao Brasil.
    O “homem do Baú” prestou um grande serviço ao país revelando, sem disfarces, o que será a “Nova Ordem” bolsonariana.

  6. SILVIO JABAZEIRO DA CLASSE ARTÍSTICA SEM CONTEÚDO, COM EXCEÇÕES

    Parei de assisti-lo a uns dois anos, Israel matou alguns palestinos, sem nenhuma razão lógica, e ele fez piada. Não confio nele, é um sádico, e desumano, ficava o tempo inteiro falando que sua filha não tinha ensino médio, porque estudou em Miami, que não vale aqui, ganham o dinheiro aqui e vão para os EUA gastar, assim como artistas que enganaram com a mídia os pobres que lhes deu fama, e muito dinheiro.

  7. Mas o que é isso,

    Mas o que é isso, gente!??!!!… Lembrem-se que o Sílvio é Santo ($$ioniSSta)… Uma vez SBesTeira, sempre e$$SSa BesTeira ! ! ! . . . (com dois c(h)ifrões, de, exatamente, SS(=$$) neofaSS$$cinazi$$SSta) . . .

  8. Ensejo da guerra

    Todos esses factóides farsescos que não param de pulular em relação ao porco e seus apoiadores se inserem perfeitamente no contexto da guerra híbrida utilizada para abestalhar ainda mais a parcela zap zap de nossa população. O objetivo diversionista de tudo isso é servir de boi de piranha, pautando o noticiário enquanto as verdadeiras “reformas” tolhedoras de direitos, destruidoras da natureza e entreguistas do patarimônio e soberania nacional desfilam sem alarde pela avenida Brasil.

  9. Realmente, somos um pais da picaretagem e da cara de pau……..

    A quantidade de “moralista” (ou devo dizer morolista ?……) de plantão é espantosa…..

    O tal Silvio Santos(SS………) ou “tio Silvio”, com ja ouvi centenas de vezes, em qualquer pais serio, estaria preso por estelionato….Uma criatura que fez fortuna vendendo o “sonho da casa Propria” e “extorquindo” dinheiro da população mais vulneravel com o seu bau da felicidade, que era/é um “jogo de azar” onde o pobre cidadão paga a vida toda e onde somente 1 em 1000(na melhor das hipoteses) “concretizava” o sonho de uma casa propria é simplesmente um estelionatario……Financiamento com juros baixos ou juros 0% para população de baixa renda é dever do estado e mesmo dos bancos privados, em qualquer pais serio……..Não contente com o “esquema” ainda “ganhou” uma concessão pública de tv, para fazer publicidade de seu “conto do vigario” e do regime militar, dado pelo………….regime militar.

    E quanto ao Brasil, ame-o ou deixo-o! , o tal 171 reincidente(SS) ja seguiu o seu proprio conselho…..

    Mora na Florida……….

  10. É pra acabar…
    O Silvio Santos está sofrendo de demência total paranóica congênita pós bem pós utero transverso infectado por genes jumentico jumenticus…
    Não tem outra explicação pra cara de pau desse sinhôzinho…

  11. TIO SILVIO.este “grande

    TIO SILVIO este “grande empresário de pequenos valores”, o mesmo que SEMPRE acendeu uma vela pra deus e outra pro diabo  ..o mesmo que LULA não quis ver esmagado pelas tais leis de mercado ..este já mora na FLORIDA, faz MUITO tempo

    ..agora só falta o governo de BOZO azedar pra, quem sabe, ele – e todos os deleS – se juntarem ao ABRAVANEL ??!!

  12. Hilário…

    …Por um lado pelo óbvio, desagrada a quem é oposição ao atual estado de coisas, o convite para sumir do país além da lembrança dos tempos terríveis de ditadura. Pelo lado do Bolsonaro & associados chama-os de ditadores e de retrocesso.

    Silvio Santos foi unânime desta vez!

    Incrível como concessões públicas são geridas de forma tão pouco profissional…Bem, é o SS sendo SS…

     

  13. Vendo o caso da Folha, o S. Santos põe a barba de molho

    O $ilvio $antos está apenas bajulando os Milicos Abacatados. Tentando abofelar a grana que a Folha de Sampa deixará de abofelar.

  14. BAJULAÇÃO É O MEU NEGÓCIO

    Na época do General Figueiredo , ebia em seu programa dominical “A semana do presidente” . 

    Quando seu banco quebrou , foi beijar a mão de Lula para obter socorro ; saiu do episódio sem perder nada .

    Quando Dilma estava no auge , exibiu a novela AMOR E REVOLUÇÃO ambientada na época do regime militar enaltecendo o pessoal da luta armada.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador