As dificuldades da Globo para concorrer com a mídia globalizada, comentário de Alcides Carpinteiro

Por alcides carpinteiro
comentário no post As dificuldades da Globo para concorrer com a mídia globalizada, por Luis Nassif

A globo tem dois problemas sérios pela frente. Um ameaça a fonte de poder que a fez a principal empresa de mídia do país. Esse é insolúvel. O outro ameaça sua própria existência: a obsolescência tecnológica.
A globo usa sua enorme audiência em entretenimento para atrair público aos seus telejornais. Com eles, a globo pauta a vida nacional, controla a política e extrai imensos valor e poder.
Esse poder tem dias contados. A perda da audiência para as novas tecnologias de mídia drena público de seus telejornais. Extinto seu poder político, resta à globo ser uma empresa de entretenimento. Mas a piscina já está cheia e com nadadores mais aptos.
Dentre os concorrentes nacionais, a globo leva vantagem clara na transição. O problema é que isso significa apenas que ela será a última a sucumbir.
De fato, ninguém sabe como será o futuro da mídia. A tecnologia muda velozmente. As empresas de mídia se agarram a cada novidade, torcendo para que ela se consolide e elas estejam bem posicionadas. Até agora ninguém garante o que teremos em vinte anos. A globo nem é a mais esperta nem a mais rica para concorrer com players como netflix, apple, amazon, google, facebook etc. Ela tem o maior acervo de vídeo do Brasil. Isso tem valor, mas não garante nem o quarto lugar em uma disputa com os grandes.
O que garante o filé são as novidades. Dinheiro produz as novidades. Os players estrangeiros trazem muito conteúdo produzido lá fora, o que garante parte do sucesso, mas têm recursos para produzirem conteúdo nacional. E também para adquirirem direitos sobre esportes e shows. A tendência é a globo abandonar suas práticas de produção de conteúdo dramático com elenco e técnicos exclusivos e contratar produtoras por obra, alugando seus estúdios a essas produtoras. As mesmas produtoras produzirão para os players externos. Só resta isso a ela. E isso a fará definhar por não ser o suficiente.
Ela lança títulos no estrangeiro para 500 milhões de dólares. Se vai usar os recursos em alguma empresa do grupo em dificuldades, terá retorno negativo. Se usar para fazer uma reestruturação para as novas tecnologias, será um tiro no escuro em uma mosca voando.
A empresa capta recursos no mercado internacional a juros baixos, em comparação aos praticados por aqui, mas em moeda estrangeira, e fatura em Reais. Talvez esteja usando consultoria econômica de Miriam Leitão e de Sardenberg. Se a economia afundar, ocorrendo uma desvalorização cambial, como na Argentina de Macri, adeus ao caixa que a tem mantido com o nariz acima da linha d’água. E não poderá contar com a ajuda de José Dirceu, como aconteceu lá atrás. E a economia segue firme rumo ao iceberg.
A regra é clara: errar uma vez é humano, mas duas vezes é burrice.

10 comentários

  1. O que eu posso fazer para tirar a globo deste problema eu faço. Não assisto nada que for produzido por ela , fora o futebol e um ou outro programa na TV fechada.

    Prefiro o silencio mais profundo a ver a globo, globo news cbn e parceiras. E me acho muito bem informado e pouco deformado pela midia tupiniquim

  2. O que eu posso fazer para tirar a globo deste problema eu faço. Não assisto nada que for produzido por ela , fora o futebol e um ou outro programa na TV fechada.

    Prefiro o silencio mais profundo a ver a globo, globo news cbn e parceiras. E me acho muito bem informado e pouco deformado pela midia tupiniquim

  3. Não dá para esquecer nunca: A emissora golpista não tem escrúpulo nenhum. Ela fará tudo e um pouco mais para manter seu status quo e isso pode incluir uma sobretaxa sobre conteúdos não produzidos no Brasil.Quanto ao poder,bem,quem nasceu lambendo botas não perderá o vício nunca.Continuará a lamber botas sempre que lhe for conveniente. Está no DNA deles>

  4. Prezado Alcides

    Com o aumento da pobreza no patropi a globo ainda vai durar muito e continuará a fazer a cabeça da patuleia!

    Abração

  5. “Ela tem o maior acervo de vídeo do Brasil”:

    A Atlantida tinha um acervo enorme de filmes tambem, todo ele de baixa qualidade. Quanto do acervo da rede golpe sobrevive mais 10 anos na era da netflix quando praticamente nada deles de 10 anos atraz tem sobrevida nessa nossa era de internet e especialmente youtube?

    1
    1
  6. Meu povo vamos fazer o seguinte: Boicotar esse BBB! É uma vergonha nacional! Não assistir de jeito nenhum! Faça outra coisa!

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome