Autor de ‘Operação Banqueiro’ fala sobre o processo movido por Gilmar Mendes

Sugerido por Klaus BF

Do Comunique-se

“Em nenhum momento excedi o meu direito”, relata repórter processado por ministro do STF

O jornalista Rubens Valente, autor de ‘Operação Banqueiro’, e a editora Geração Editorial, responsável pela publicação da obra, estão sendo processados pelo ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes, que pede R$ 200 mil em indenização por danos morais, alegando que o livro atenta contra sua dignidade. 

Em desabafo publicado na página ‘Operação Banqueiro’, administrada pela Geração Editorial no Facebook, Valente falou sobre a ação movida pelo contra ele. “É parte da democracia e em nenhum momento excedi o meu direito de expressão consagrado na Constituição”. O livro revela os bastidores Operação Satiagraha, realizada em 2008 pela Polícia Federal, que resultou na prisão de controladores e executivos do grupo Opportunity, entre eles o banqueiro Daniel Dantas.

Na ação, que será julgada pela 15ª Vara Cível de Brasília, o magistrado também pede que sejam publicadas nas futuras edições do livro e em revista de grande circulação a sentença a ser proferida e a petição inicial. Para o jornalista, isso configura “uma clara tentativa de alteração do conteúdo de uma obra que foi publicada de acordo com as leis em vigor”. Ele também afirma que procurou o ministro inúmeras vezes ao longo da elaboração do livro, que recusou-se a oferecer sua versão dos fatos. 

“No decorrer da ação, vou demonstrar que simplesmente exerci o meu ofício de jornalista e o meu direito de cidadão de fazer um retrato de determinada realidade, tendo por base inúmeros documentos e entrevistas, incluindo declarações públicas do próprio ministro”, escreveu Valente.

 

Redação

10 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. leia

    já lki e recomendo.

    permite vislumbrar como são formadas as altas quadrilhas no pais.

    você pode entender até que ponto vai a cara de pau de certas figuras públicas.

    descobre como os acertos por cima desestimulam as polícias.

    e o óbvio: o quanto fomos manipulados e enganados por certa imprensa PRESStituta.

    1. Lula processaria, com Jobim

      Lula processaria, com Jobim de testemunha.

      De outro lado, o Senado, baseado no processo e as notórias provas de calúnia, abriria processo de impeachmant contra o Ministro.

      E ai, como que ficaria hein ?

      Isso que nem falei do CNJ investir contra ele nos casos do TJ -BA e posteriormente ao impeachmant, o MP, TCU etc, investiriam contra a escolinha de direito.

      Nâo é tão dificil assim derrotar covardes, basta ter planejamento, execução e o principal: coragem.

      1. capangas

        Sr. Daniel

        é necessário coragem.

        afinal o G.Dantas tem jagunços na sua cidade!

        (isso afirmado por um ministro do ésseteéfe ao vivo e a cores)

  2.  
    No país da jabuticaba

     

    No país da jabuticaba Gilmar Dantas (royalties para o Noblat) que nunca deveria ter sido alçado ao posto que ocupa e há muito tempo ja deveria ter sido  removido pelo conjunto da “obra” processa  um jornalista por danos morais, para a moral sofrer danos ela tem que existir e por uma cachoeira de motivos Gilmar não tem mais nenhuma a ser danificada.

  3. Liga não Valente, se a

    Liga não Valente, se a “justiça” te obrigar a pagar indenização a esse senhor nós faremos vaquinha para angariar o montante necessário para sua justa defesa.  E já vou correndo comprar Operação Banqueiro, se o livro suscitou processo é por estar incomodando, se incomoda é porque deve ter muitas verdades esclarecedoras em suas páginas e por isso causa pânico e preocupação.  Se o livro fosse um amontoado de bobagens não daria margem a processo judicial. 

  4. O problema está no excesso de poder de Gilmar

    Como declarar o direito a quem o merece se uma das partes envolvidas é Gilmar Mendes?

    O “ministro” é figura carimbada. Praticante da “hermenêutica jurídica conveniente”. Juiz dos interesses dos “chegados”.

    Os dois HCs concedidos a Daniel Dantas, notadamente o segundo, não encontra respaldo na legislação, na doutrina nem na jurisprudência. É pura criação da hermenêutica jurídica conveniente praticada por Gilmar. Trata-se de jabuticaba.

    Como fugir disso? Como um jornalista sério pode deixar de tratar desse tema? Mentindo? Omitindo?

    Gilmar Mendes é a prova vida do atraso, da mediocridade jurídica que tomou conta do STF.

  5. Quem escreve as coisas e é

    Quem escreve as coisas e é bom jornalista sabe a exata de diferença entre FATOS E OPINIÃO.

    O livro, que eu reputo muito bem escrito e que acabei tendo a curiosidade de ler depois da paixão com que a parte dos criptofascistas o tratou.

    O livro tem uma ampla pesquisa factual, que se mistura com a opinião do escritor.

    Então não é um livro de fatos e sim de opinião em relação aos fatos.

    Por isso, assim como o jornalista pode interpor uma ação contra alguém quando se sentir ofendido, o mesmo se vale nas situações contrárias.

    Em meio essa discussão sobre as biografias, a maioria dos jornalistas é a favor de que cada um publica o que quiser, e se alguém se sentir ofendido, que procure os meios legais para repará-la. 

    Ai quando alguém o faz, a imprensa se revolta, como se isso fosse uma violencia a liberdade de expressão, quando na verdade é o exercício democrático da proteção a imagem. Valores que encontram-se no mesmo patamar constitucional, devendo ser exercido com parcimônia.

     

  6. Logo Gilmar Mendes que já

    Logo Gilmar Mendes que já acusou um presidente da república duas vezes sem nunca ter provado nada e, em uma delas, foi inclusive desmentido publicamente pela testemunha.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador