Mônica Bergamo é alvo de acusações e ataques de jornalista do Globo

Patricia Faermann
Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.
[email protected]

 
Jornal GGN – Jornalistas brasilienses tem se valido do clima persecutório contra o PT para acertos de contas e demonização de colegas. Foi o que aconteceu nos bastidores da cobertura do processo de impeachment, com a jornalista Maria Lima – de O Globo – atacando a colega Mônica Bergamo, pelo fato de ter conseguido credencial para entrar no plenário.
 
Há tempos Maria Lima já era conhecida pelos ataques a colegas, valendo-se do clima de caça às bruxas que domina o ambiente jornalístico. No caso, as credenciais foram entregues a Mônica pela Secretaria Geral do Senado. Pelo menos quatro jornalistas de O Globo foram contemplados com as credenciais, incluindo Guga Noblat.
 
Maria Lima preferiu acusar a colega de “petista” e de ter obtido a credencial com o senador Jorge Viana, do PT.
 
A acusação, sem prévia apuração mínima, logo se converteu em  ataques pessoais e que foram posteriormente desmentidos.
 
O primeiro ataque da jornalista Maria Lima foi na manhã do dia 29, segunda-feira: “A jornalista Mônica Bergamo está dentro do plenário, onde jornalistas credenciados são proibidos de entrar, com credencial de funcionário”.  Em seguida, soltou outros três twittes: “Puta sacanagem. Estão falando q senador Jorge Viana deu credencial p Mônica Bergamo ficar no plenário. E. Ética?”, “Jornalistas credenciados espremidos , sentados no chão do cercado e Mônica Bergamo circulando no plenário como assessora do PT??” e a conclusão de denegrir a credibilidade da jornalista: “Qq informação  privilegiada q a jornalista publicar fica comprometida. Mesa do Senado violando regras de credencial”
 
Para tornar o cenário criado mais apelativo, sem novamente consultar a própria Mônica Bergamo ou o senador que pela tese teria fornecido o crachá com exclusividade para a jornalista da Folha, Maria Lima publicou a foto:
 
 
Após a repercussão do caso, a repórter de O Globo comemora a expulsão de Bergamo pela chefia de comunicação do Senado, que segundo ela, “botou ordem nos trabalhos da imprensa”.
 
Somente após a retirada de Mônica Bergamo do Plenário e escritas algumas reportagens para O Globo é que Maria Lima resolve consultar a própria jornalista acusada da Folha, dizendo ainda que a informação mal apurada era “de membro da Mesa”:
 
 
Mônica Bergamo então critica Maria Lima, que havia iniciado a discussão:
 
 
E com a crítica, Maria Lima baixa o nível da conversa:
 
 
E seguiu, sem limites:
 
 
Os ataques da jornalista Maria Lima foram somados por de internautas, que imediatamente ao episódio acusaram Mônica Bergamo de ser “petista”. Esses ataques se repetiram contra familiares de Mônica no Facebook
 
 
 
 
 
 
 
Só então, sem sequer buscar confirmar as informações que disse ter obtido junto à Mesa, que chegou até Maria Lima a explicação do próprio senador envolvido, Jorge Viana, que a autorização era para Mônica Bergamo ficar no chamado “cercadinho”, onde toda a imprensa posicionava-se, mas que foi a Mesa do Senado que “se equivocou”, dando o outro crachá à jornalista da Folha.
 
Em seu próprio Twitter o senador Viana indignou-se com as acusações de Maria Lima. “Custa me consultar?”, disse o parlamentar à jornalista:
 

Restou à Mônica Bergamo lamentar:

E concluiu:

Soube-se, ainda, posteriormente, que não apenas Mônica Bergamo, da Folha, recebeu o crachá errado, como também outros quatro jornalistas do veículo de Maria Lima, o Globo, incluindo Guga Noblat. Mas Maria Lima se calou em relação aos colegas de Globo.

 

Patricia Faermann

Jornalista, pós-graduada em Estudos Internacionais pela Universidade do Chile, repórter de Política, Justiça e América Latina do GGN há 10 anos.

27 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. também esta M. Bergamo é ingenua:

      pedir para “jornalista do globo” “apurar direito”? Onde se viu isso!

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  1. Ética onde?

    A dita ‘jornalista’ comemora que “sentada no chão, viu DAR TUDO CERTO”, e agora quer cobrar ética de quem mesmo?

    Deu tudo certo para quem, cara-pálida?

    1. Quem e maria Lima?

      Na qualidade de midiota militante,consumo porcarias do cartel midiatico ululante ha tempos,acredito,baseando-me em sociologia de botequim,psicologia de supoeraçao onde o bicho mulher luta para superar sua cindiuçao de objeo,devo dizer que a maria Lima acredita que a Globo é mesmo fornecedora de jornalistas para cama e mesa ao poder politico. Eduardo Cunha ,Renan,FHC gostaram da ideia e a praticaram,talvez essa moça do cercadinho esteja sonhando alto,com cobiçadas projeçoes. Quem sabe consigo meu principe encantado e a Bergamo esteja tampando a visao.

  2. Parece-me que no meio

    Parece-me que no meio jornalístico impera muita inveja e deslealdade. Um colega de profissão e de empresa comprometer outro com epítetos é baixaria demais. 

  3. Putz ! Isso é matéria para

    Putz ! Isso é matéria para post num dia como hoje.

    Isso e fofocada e trairagem de piguentas, quero que elas de danem.

  4. As pistoleiras e os pistoleiros da imprensa golpista…

    As pistoleiras e os pistoleiros da imprensa golpista…

    … vão duelar bastante doravante, já que perderam a serventia e não tem mais lugar pra todos eles.

  5. Cobra mordendo cobra.

    Prezados,

     

    Essa briga de ‘comadres’ ou de ‘lavadeiras’, expondo toda a sujeira das roupas, mostra que os golpistas vão se devorar, para ver quem leva o maior naco do butim. A imprensa golpista, donos e profissionais que servem aos interesses dos donos, é tão canalha quanto as quadrilhas oligárquicas da velha política que alçaram ao poder, tão canalhas quanto as quadrilhas formadas por integrantes da burocracia estatal, de que é exemplo a ORCRIM da Farsa a Jato.

    Nessa turma aí temos o roto falando mal do esfarrapado, o sujo falando do mal lavado. Como diz PHA: são todos e todas a mesma sopa.

  6. “Jornalistas credenciados

    “Jornalistas credenciados espremidos , sentados no chão do cercado e Mônica Bergamo circulando no plenário como assessora do PT??”

    A pit jornalista global resolveu dar uma de Severino, o personagem incorporado pelo ator Paulo Silvino. Quando a caneta, Caneta!!!*, dela não tiver mais serventia para a família Marinho, pode arrumar um emprego de porteira do plenário do parlamento e ficar vagando pelos salões dizendo: “Cara crachá…cara crachá…”

    * Me lembrei do amigo do Carlinhos Cachoeira. Onde anda o  “Caneta”?

  7. Quer dizer que a jornalista

    Quer dizer que a jornalista tinha lado, e este lado era diferente de quem ela acusa! Está aí o que pode acontecer em todo país com este governo golpista que se instala.

  8. É a tipica jornalista do pig.

    É a tipica jornalista do pig. Vai longe. Por isso não leio o Globo jamais. É como ir à bordel vagabundo, o risco de pegar gonorréia é imenso.

  9. Quero ser você amanhã

    Mônica Bergamo é tão petista quanto a Folha, ou quanto a Globo é de Esquerda (falem baixo, pq tem analfabeto que acredita nisso mesmo) …

    Nas corporações, e as midiaticas não fogem à regra, o alpinismo, a inveja. a trairagem, são moedas correntes.

    Não excluo a Bergamo desta afirmaçao.

  10. Despeito. É o que me
    Despeito. É o que me parece.

    Mônica Bergamo é uma das grandes jornalistas brasileiras. Vive dando furos. Jornalismo não é só cumprir todo burocrático.

    Acho que Maria errou de partido ou de sindicato.

  11. Uai, Jornalista de O Globo

    Uai, Jornalista de O Globo pode? “No caso, as credenciais foram entregues a Mônica pela Secretaria Geral do Senado. Pelo menos quatro jornalistas de O Globo foram contemplados com as credenciais, incluindo Guga Noblat.”

    E a tal da jornalista da Globo não reclama? Uai?!

  12. Ocupe o PIG

    O principal dirigente deste golpe foram os jornalistas e seus patrões. Consequentemente a solução para a volta da democracia passa por estas instituições.

    Devemos centrar nossas forças na globo, o temer vuira a reboque.

    Os capitães estão no PIG não em brasilia.

  13. Ué! Se jornalistas se

    Ué! Se jornalistas se degladiam por simples crachás, imagina as pessoas que são vítimas desses jornalistas?

    Sobre pedalinhos e etc.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador