Bernardo Kucinscki: “substituíram a ditadura militar pela ditadura midiática”

Enviado por MiriamL

Da Agência Brasil

“Substituíram a ditadura militar pela ditadura midiática”, diz Kucinski na Flip

Flávia Villela

“Substituíram a ditadura militar pela ditadura midiática, a dominação pelo consenso”, disse hoje o jornalista e escritor Bernardo Kucinski, sob aplausos da plateia que participou da segunda mesa da Feira Literária Internacional de Paraty (Flip) neste sábado (2).

A irmã e o cunhado de Kucinski foram presos e mortos pela ditadura e seus corpos continuam desaparecidos. Segundo ele, a Comissão Nacional da Verdade não terá resultados concretos, pois os poderosos que apoiaram o golpe de 64 continuam no poder.

“E as Forças Armadas não se reciclaram, não condenaram as atrocidades cometidas no passado. A tentativa de desinformar e a guerra psicológica continua em alguns setores militares, continua, ainda que diminuto,” declarou.

Filho de Rubens Paiva, que foi preso, torturado e morto pelos militares em 1971, o escritor Marcelo Rubens Paiva chorou ao ler um texto sobre o sofrimento da mãe e da família pela incerteza do paradeiro do deputado, cujo corpo continua desaparecido. O pai morreu na noite em que a esposa foi presa. Apenas em 1996, foi feito o registro de óbito de Ruben Paiva.

Marcelo foi aplaudido de pé ao lembrar da coragem e determinação da mãe, Eunice Paiva, na luta contra a ditadura. “Mamãe era uma dondoca. De repente, foi presa e saiu de lá muito magra e sozinha. E então começou a peitar a ditadura”, disse. “Passou a fazer parte de vários movimentos, a ser uma voz quase solitária contra a ditadura”. Posteriormente, Eunice estudou direito e passou a se dedicar às causas indígenas.

A mediadora da mesa e historiadora Lilia M. Schwarcz argumentou que os relatos dos participantes falavam de uma memória de um tempo que não passou e de uma história que ainda incomoda os brasileiros.

Revisitar os fatos e desnudar as verdades são fundamentais nos dias de hoje para os debatedores.  “A história é complexa e por isso mesmo requer reflexão, uma boa pesquisa, leitura”, disse o economista Pérsio Arida, preso e torturado quando tinha 18 anos. “Se até pessoas que participaram do período têm essa confusão, imagina os garotos que moram na periferia de grandes cidades, que não têm acesso a essa história nas escolas”, disse Paiva.

“As novas gerações têm muitos poucos  pontos de contato com as outras gerações, não tem continuidade. Para eles a ditadura é uma capítulo remoto da história do Brasil. O nível de desconhecimento é impressionante”, disse Kucinski.

Redação

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. “O nível de desconhecimento é

    “O nível de desconhecimento é impressionante”, disse Kucinski.”

    A ponto dos ativistas que descobriram a militância política em junho de 2013, se sentirem uma espécie de Lamarca ou Marighela quando quebram vidraças de banco, e passam no máximo algumas semanas na cadeia. E a “torturam” que sofrem é não poder cantar música do Chico Buarque.

    Acho que a pena que as Sinhinhos da vida deveriam sofrer é ser obrigada a fazer um curso intensivo sobre o que foi a ditadura militar no Brasil.

  2. RESGATE DA VERDADE

    A divulgação plena da verdade histórica sobre os crimes praticados pela ditadura é o modo mais eficaz de proteger a sociedade de novas tragédias totalitárias. É dever da sociedade exercer, através dos meios institucionais, uma firme pressão política em prol da busca da verdade e da criminalização dos que praticaram o terrorismo de estado, em especial daqueles que são responsáveis por torturas e assassinatos. É preciso que as novas gerações tenham conhecimento da brutalidade ditatorial, para que saibam o significado e a importância da legenda NUNCA MAIS.

  3. Pensem nisto !!!!!!!!!!!!!

    “Revisitar os fatos e desnudar as verdades são fundamentais nos dias de hoje para os debatedores.  “A história é complexa e por isso mesmo requer reflexão, uma boa pesquisa, leitura”, disse o economista Pérsio Arida, preso e torturado quando tinha 18 anos.”

    Realmente o Pérsio disse tudo, e não só a respeito dos acontecimentos ocorridos na Ditadura, mas em todos os aspectos da vida humana.

    Fatos até hoje manipulados e distorcidos, fazem da nossa historia uma grande farsa, e poucos são os que se interessam em procurarem as verdades.

    Interesses escusos sempre mantiveram escondidos fatos que poderiam, de certa forma impedir acontecimentos tragicos no presente, são ainda mantidos como verdades, o que só fazem acirrar ainda mais os ânimos.

    Vejam o que ocorre atualmente na Faixa de Gaza, o que vem provar que atos, ações e decisões errôneas no passado, têm seus reflexos trágicos no presente.

     

  4. kucinski é um dos homens qu

    kucinski é um dos homens qu merecem o maior respeito por ter lutado contra esses absurdos autoritários até hoje, sem qualquer apoio do dito partido da imprensa golpísta, que nada veiculou sobre as palavras ditas por ele nesse encontro.

    ainda bem que ainda temos esses espaços que confrontam essa hegemonia escrota dessa grande mídia que só defende a casa grande e o resto que se lixe….

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador