Bestiário jornalístico de 2015 a 2018, por Fábio de Oliveira Ribeiro

Bestiário jornalístico de 2015 a 2018

por Fábio de Oliveira Ribeiro

As opiniões expressadas pelos jornalistas durante o governo Dilma Rousseff mudaram um pouco desde que começou o desgoverno Michel Temer. Por isso resolvi fazer esse bestiário.

 

Governo Dilma Rousseff

Gasolina 2,50: isso é inadmissível, alguma coisa tem que ser feita, o povo não aguenta mais pagar a gasolina mais cara do planeta.

Pedaladas Fiscais: isso é crime de responsabilidade, o motivo para o impedimento existe e a presidenta deve ser afastada do cargo.

Política Externa: o imperialismo canarinho é ridículo, o Brasil não pode se alinhar ao BRICS

Cotas Raciais: não somos racistas, a política de cotas é uma aberração.

Rombo orçamentário: o país tem que cortar gastos sociais, em razão do rombo orçamentários teremos uma nova década perdida.

Juros: a taxa de juros está muito alta e isso impede os empresários de modernizar suas fábricas.

Juízes: o aumento que eles querem é justo e deve ser concedido, Dilma Rousseff criou um conflito entre os poderes ao vetar o reajuste dos juízes.

Bolsa Família: o PT está comprando os votos dos pobres, isso é um incentivo absurdo à procuração dos pobres e faz mal a economia do Brasil.

Bolsonaro: ele pode ser uma alternativa para barrar um terceiro mandato de Lula.

Lula: ele sabia de tudo e será condenado, a popularidade dele é fruto do populismo.

Planeta Terra: é redonda.

Modernidade: aquilo que não temos com o PT.

Desemprego: a redução do desemprego pressiona os salários para cima e prejudica a economia.

Salário Mínimo: está muito alto, prejudica os empresários e arrebenta com a previdência.

Eduardo Cunha: ele deve iniciar o processo de Impedimento, somos milhões de Cunhas.

Manifestações de rua: não é só pelos 30 centavos.

 

Desgoverno Michel Temer

Gasolina 5,00: os preços estão sendo realinhados, pois o combustível estava sendo subsidiado pelo governo.

Pedaladas Fiscais: o presidente pode fazer ajustes orçamentários, nenhuma irregularidade está sendo cometida.

Política Externa: o alinhamento do Brasil aos EUA é natural, nosso país deveria intervir na Venezuela e na Bolívia.

Cotas Raciais: o fato da maioria dos presidiários e desempregados serem negros e pardos não quer dizer que somos racistas.

Rombo orçamentário: o déficit orçamentário aumentou, mas os bancos estão tendo lucros excepcionais e isso é muito bom para a economia.

Juros: a taxa de juros está elevada, mas isso é culpa da herança maldita do PT.

Juízes: eles tiveram reajuste, mas estão ganhando pouco, o governo deve pagar o auxílio-moradia dos juízes.

Bolsa Família: Japão e Itália estão adotando o programa do bolsa-família e isso fará bem à economia daqueles países.

Bolsonaro: ele não está em condições de ser presidente.

Lula: ele foi condenado e não deve retornar ao poder, a popularidade dele é fruto de uma patologia luso-brasileira (o sebastianismo).

Planeta Terra: tem gente dizendo que a terra é chata.

Modernidade: aquilo que teremos após o fim do governo Temer, mas só se Lula não for eleito.

Desemprego: o aumento do desemprego faz bem para a economia porque acarreta redução de salários.

Salário Mínimo: a redução não prejudica o comércio, mas não vai salvar a previdência.

Eduardo Cunha: ele é um criminoso, está preso e é melhor vocês esquecerem dele (pois só assim ele poderá continuar interferindo no governo Temer).

Manifestações de rua: a passagem está mais cara porque o combustível subiu e o povo deve ficar tranquilo porque a economia vai melhorar.

 

Os jornalistas brasileiros não apuram fatos. Eles apenas emitem opiniões. O critério utilizado para a construção da notícia não é científico e sim político-partidário e ideológico. Milhares de jornalistas fazem o que é necessário para manter o emprego. Alguns puxam descaradamente o saco do dono da empresa. Há profissionais movidos pelo preconceito de classe ou pelo cinismo, mas também há fanáticos religiosos e racistas despudorados.

Durante o governo Dilma Rousseff a economia do Brasil afundou por causa da crise política amplificada pela imprensa. A situação econômica do país não vai melhorar porque os jornalistas minimizam a imbecilidade da política econômica do desgoverno Temer. Estamos sendo condenados a viver no pior dos mundos. A imprensa fez o país perder a oportunidade de desenvolver sob um governo desenvolvimentista moderadamente nacionalista. E agora apoia um governo que fará o Brasil perder tudo o que tinha de bom e de valioso em troca de uma terra arrasada que garante apenas os lucros dos banqueiros e dos especuladores internacionais.

A reforma que precisamos não é política. O Brasil precisa desesperadamente de uma reforma jornalística. O poder dos donos das empresas de comunicação tem que ser reduzido, a liberdade profissional dos jornalistas deve aumentar. Mas eles devem usar a liberdade jornalística para apurar fatos. Quando se limitarem a emitir opiniões baseadas em critérios político-partidários e ideológicos os jornalistas devem dizer claramente no texto que partido político defendem e que ideologia prestigiaram, caso contrário eles devem ser punidos por um órgão estatal. 

Fábio de Oliveira Ribeiro

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Jornal que não garante os

    Jornal que não garante os prîncipios básicos deveria receber menos publicidade governamental. Dá para medir a pluralidade, liberdade jornalística, correção de erros, etc.

    1. Bem lembrado. Mas está é uma

      Bem lembrado. Mas esta é uma punição para as empresas. Os jornalistas também deveriam ser pessoalmente punidos (como os advogados, engenheiros, dentistas, médicos, etc…).

  2. Uma dúvida…

    Os empregados das empresas jornalisticas que apoiaram o golpe e “venderam este governo de bandidos” como a salvação nacional não poderiam responder por crime de receptação de mercadoria roubada ?

    Art. 180 – Adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte

    Prevê pena de reclusão de 1 a 4 anos para o caso geral e de 3 a 8 anos para a Receptaçã qualificada, caracterizada por ter em depósito, desmontar, montar, remontar, vender, expor à venda, ou de qualquer forma utilizar coisa que se deva saber ser fruto de crime de furto ou roubo

  3. jornalista de mídia golpista não tem patrão…

    tem cafetão

    assim como as profissionais do sexo veem qualquer um(a) como cliente

    o jornalista brasileiro não pode ver além do que o patrão vê, um cliente ou um inimigo a ser combatido deslealmente

    Os apanhados para o bestiário são excelentes, porque mostram também a deficiência no preparo dos jornalistas brasileiros, pela simples razão de mostrar claramente que eles não podem ver além do que não entendem

    economia, saúde, segurança, política, etc, etc, mais chutam e repetem do que pensam

     

     

  4. Resumiu com perfeição o que
    Resumiu com perfeição o que ocorreu não só no mundo jornalístico, mas também no político e econômico, antes e depois do golpe quadrilhesco.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador