Categories: Blogs GGN

A esquerda precisa se unir em torno da candidatura de Jilmar Tatto enquanto é tempo.

O quadro político na principal capital do país impõe séria reflexão à esquerda e principalmente aos petistas.

É preciso ter um pouco de humildade e fazer a leitura política correta do cenário atual. Jilmar Tatto é a candidatura mais competitiva que a esquerda possui na cidade e caso isso não seja observado agora, a direita terá conseguido a sua maior façanha nessas eleições, a partir de uma estratégia colegial.

A chapa encabeçada por Boulos agrada parte importante da esquerda e sem dúvida alguma é um dos grandes nomes no campo progressista. Porém, a única candidatura que possui capilaridade para ampliar na capital paulista e levar a esquerda para a disputa do segundo turno é a candidatura de Lula e do PT.

Mesmo o mais displicente analista político nesse momento não pode ignorar o que representa Lula e o Partido dos Trabalhadores no eleitorado paulistano.

Seguir por esse caminho é trilhar exatamente o que os setores mais conservadores têm nos indicado no último período, não para atacar unicamente o PT e o Lula e seguir com o isolamento midiático e político que esses setores têm tentado impor ao maior partido e liderança da esquerda no país, mas, para atingir ao conjunto das forças progressistas, que queiram ou não é liderada em termos de organização e capilaridade eleitoral, não só no estado de São Paulo, mas, no plano nacional pelo PT, contudo, com grande força do PSOL, PCdoB, PCO e os demais partidos, lideranças e forças políticas do respectivo campo progressista.

Isso se chama indução! A esquerda está sendo induzida, a partir de “pesquisas” e da utilização da grande mídia, a abandonar a candidatura de Jilmar Tatto e mergulhar definitivamente na bolha que irá limitar a nossa possibilidade de crescimento garantindo com isso o isolamento das forças progressistas, as quais podem, de fato, salvar a cidade de São Paulo de mais quatro anos de grande retrocesso, em um cenário de fome, miséria, desemprego e do mais repleto abandono.

Nesse sentido é preciso olhar na lente da história, para não cometermos o mesmo erro. Quem não se recorda, quando nas prévias do PT, José Genoino foi escolhido candidato do partido para disputar as eleições para governador de São Paulo. A chapa trouxe como candidato a vice, o atual presidente do PT Paulista Luiz Marinho.

Genoino começou a campanha apoiado apenas pelo PCdoB e, depois, por setores pequenos e isolados do PMDB, PDT e PSB.

As pesquisas apontavam apenas 7% das intenções de voto e colocavam Paulo Maluf com 33% e Geraldo Alckmin com 29%, no mês de junho do respectivo ano do pleito. Em três meses de campanha, o quadro mudou completamente. Paulo Maluf desabou e Geraldo Alckmin começou a pontuar indo para o primeiro lugar.

Porém, o fato a ser observado naquelas eleições é que a chapa Genoino e Marinho começou a subir de forma expressiva e passou para o segundo turno com um percentual maior do que o previsto por todos, inclusive, por boa parte da esquerda que não acreditava na possibilidade real de irmos ao segundo turno.

O dado concreto é que no resultado oficial, alcançamos 32,45% dos votos válidos e ao derrotar Paulo Maluf, quando o PT e o campo progressista entraram pela primeira vez em um segundo turno na sucessão paulista.

O momento é de reflexão e unidade no Partido dos Trabalhadores. Todas as lideranças petistas e de esquerda devem seguir o exemplo de Lula e do Presidente do PT Paulista Luiz Marinho e não titubear em apoiar de forma vigorosa à candidatura de Jilmar Tatto.

Isso não implica em disputar e/ou atacar à candidatura encabeçada por Boulos. Longe disso, Boulos é representa bem esse mesmo campo progressista e cumpre relevante papel nas eleições ao ajudar a desmascarar o que está por trás dos nomes apresentados pela direita. Todavia, a candidatura de Jilmar Tatto, com apoio irrestrito de nossas lideranças levará ao conjunto das forças progressistas, inclusive, as que apoiam a candidatura de Boulos, ao segundo turno das eleições na capital e certamente ao fazermos isso iremos derrotar o projeto da elite na principal cidade do país, ponderando que o inverso é verdadeiro.

Cleiton Leite Coutinho. Advogado. Membro da ABJD, Dirigente do SASP (Sindicato dos Advogados do Estado de São Paulo) e Presidente do PT de São Bernardo do Campo.

Cleiton Leite Coutinho

Cleiton Leite Coutinho

Published by
Cleiton Leite Coutinho

Recent Posts

Climatempo: Nova onda de calor atinge o país até 2 de maio

Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste serão as áreas mais afetadas; no MS, MT, SP e…

9 horas ago

CNPq responde ao artigo ‘A estranha política para fomento de pesquisa’

CNPq explica alguns pontos do artigo de Fábio Neves, que critica o edital para repatriação…

9 horas ago

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Segundo o ministro, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores…

10 horas ago

Lula manda recado para apaziguar crise no Congresso: “Política é conviver na diversidade”

Presidente questionou ainda o porquê das críticas em relação aos gastos do governo, tema recorrente…

10 horas ago

Adriana Pivato assume chefia da PRF do Distrito Federal

Há 18 anos na Polícia Rodoviária Federal, ela é a primeira mulher selecionada para assumir…

11 horas ago

Acusado de assassinar Neurice Torres, agricultora e militante do MST, será julgado em Minaçu

Tribunal do Júri sobre o feminicídio que vitimou militante do MST será amanhã, terça-feira, dia…

12 horas ago