Ameaça de golpe militar nos EUA e novos planos de guerra contra Rússia e China

Do serviço de informações da Executive Intelligence Review

O ex-senador do estado da Virgínia, coronel aposentado Richard Black, fez uma advertência explícita em apresentações pela Internet em 5 e 12 de setembro, de que oficiais militares dos EUA estão considerando um golpe militar contra o presidente Donald Trump porque ele opõe-se às guerras americanas e tem pressionado para a retirada das tropas no estrangeiro. O coronel Black foi apoiado em webcasts do movimento LaRouche pelos ex-especialistas da NSA, Bill Binney e Kirk Wiebe, que se opunham ao encobrimento dos eventos em torno dos ataques de 11 de setembro.

Black denunciou os indícios que ele vê sobre o planejamento de um golpe. Ele citou conversas conhecidas entre o então Secretário de Defesa, James Mattis, e o então Diretor Nacional de Inteligência, Daniel Coats, nas quais Mattis disse a Coats que chegaria o momento de eles “tomarem uma ação coletiva” contra Trump; um clamor flagrante por um golpe militar em uma carta aberta ao Presidente do Estado-Maior Conjunto, General Mark Milley, pelos coronéis aposentados John Nagl e Paul Yingling no site Defense One; a recusa aberta dos generais do Secretário de Defesa Mark Esper de cumprir as diretrizes de Trump para retirar as tropas do exterior ou manter a ordem nas cidades americanas; oficiais graduados aposentados que violaram o Código Uniforme de Justiça Militar em seus comentários públicos sobre o presidente; e um artigo ensaiando um golpe militar em detalhes ultrajantes em um blog australiano-britânico, The Conversation.

A investigação revela que o blog britânico publicou um documento detalhado do planejamento para um golpe militar contra Trump, em setembro de 2017, por um professor do conhecido centro de inteligência britânico, a Universidade de St. Andrews; mas esse escritor citou dois outros artigos em “Pensando o impensável: poderia haver um golpe militar nos EUA?“.

Uma delas provoca suspeitas adicionais: foi publicado artigo na Foreign Policy em 30 de janeiro de 2017, apenas 10 dias após a posse de Trump, pela professora de direito de Georgetown, Rosa Brooks, ex-assessora do Pentágono de Michèle Flournoy, ex-assessora do Departamento de Estado de Bush 1999- 2000, onde sugeriu a remoção de Trump por um golpe militar. Hoje, a professora Brooks também é cofundadora e chefe do chamado Projeto de Integridade de Transição, que em junho de 2020 realizou um “jogo de guerra da eleição de 2020” com a participação de um “grupo bipartidário de mais de 100 governos e campanha atuais e antigos líderes e outros especialistas”. Sob a direção de Brooks, se descobriu que qualquer resultado que não fosse uma vitória esmagadora de Joe Biden lançaria os EUA no caos.

Pouco depois do mesmo outono de 2017, em que o blog britânico publicou seu plano detalhado de eventos de um golpe contra Trump, no inverno de 2017-2018 o Pentágono começou a emitir novos documentos de estratégia de defesa nacional que tornaram a Rússia e a China grandes adversários estratégicos dos Estados Unidos – claramente em desacordo com a declaração repetida do próprio presidente de que “é importante manter boas relações com a Rússia e a China”. Embora o presidente Donald Trump tenha afirmado isso novamente em seu comício em Michigan na semana passada, os documentos de estratégia do Pentágono e os principais generais tornaram-se virulentos combatentes da guerra nuclear, e não apenas em documentos – eles estão realizando práticas de guerra em toda a Rússia e China. Neste outono de 2020, as aeronaves americanas e as da OTAN estão realizando repetidos exercícios aéreos que chegam a algumas milhas das fronteiras noroeste e sudoeste da Rússia, realizando performances e ataques simulados em locais e alvos dentro da Rússia.

(Ver: Estratégia de Segurança Nacional 2017, 18 de dezembro de 2017: “Resumo da Estratégia de Defesa Nacional de 2018 dos Estados Unidos da América: Afiando a vantagem competitiva das Forças Armadas americanas”, 19 de janeiro de 2018)

Não há nenhuma indicação nas declarações públicas ou políticas do presidente Trump de que ele aprova a realização de vigilância constante e jogos de guerra aérea além das fronteiras da Rússia, por exemplo. Estamos revivendo o 1962 de JFK, quando o alto escalão do Pentágono continuava exigindo atacar e invadir Cuba, mesmo enquanto o presidente John Kennedy estava conseguindo remover os mísseis nucleares soviéticos daquele país? A moderação de Kennedy, aos olhos dos “warhawks” planejando guerras de Cuba ao Vietnã, provavelmente o removeu por assassinato um ano depois.

A longa tentativa de destituir o presidente Trump por alguma forma de golpe – incluindo uma eleição possivelmente “inviável” de 2020 – pode agora estar tomando a forma de um golpe militar para lançar uma guerra ou guerras de consequências incalculáveis para a população americana e o mundo.

O blog britânico “Conversation” disse, “os conspiradores de um golpe militar americano teriam de negar-lhes informações sobre o que está acontecendo, já que é importante negar o tempo ou a capacidade de agir a qualquer aliado leal”.

 

Agora é nossa hora de agir. “Acho que a coisa mais importante que podemos fazer agora”, disse o coronel Black em 12 de setembro, “é chamar a atenção para o que está acontecendo no Pentágono, como a atmosfera se tornou absolutamente venenosa … Acho que se trata de organizações como essas, publicações como essas, que divulgam e revelam seus planos com antecedência … É muito, muito importante, que essa conversa sobre o potencial para um golpe militar se espalhe por todo o país. Se isso acontecer, acho que será atirada uma barra de aço nas rodas giratórias do Pentágono e acho que bloqueará um golpe, se algo estiver sendo seriamente cogitado, como suspeito que esteja”.

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador