Categories: Blogs GGN

O mistério da redução de óbitos

Se acompanharmos os registros do Estado de São Paulo constataremos um aumento na quantidade de óbitos através dos anos. O acréscimo é esperado, tanto em decorrência do aumento populacional, quanto do envelhecimento da população do estado. Em 2020, agregam-se a tais fatores as mortes por Covid.

Segundo o Centro de Informações do Registro Civil, mais de 79.087 pessoas faleceram em São Paulo entre 19 de março e 14 de junho de 2020, contra 76.593 no mesmo período de 2019. Esses números mostram um aumento de 2.494 no número de óbitos no estado, entre um ano e outro. Em vista desses dados e do raciocínio anterior, somos instados a deduzir que o número de mortes decorrentes de Covid no estado, nesse período, tenha sido um pouco menor que a variação de óbitos registrados.

As 11.025 mortes atribuídas ao Covid, no período, no entanto, equivalem a 14% do total, uma quantidade muitíssimo superior ao aumento do número de mortes registradas, de 2494, correspondentes a 3% do total.

Números tão absolutamente surpreendentes constituem um verdadeiro mistério e merecem uma explicação.

A explicação mais óbvia para o mistério consiste em supor que uma quantidade imensa de óbitos, quase 4 vezes superior à real, esteja sendo fantasiosamente adicionada ao valor real, resultando em um superdimensionamento colossal da letalidade do Covid.

O desconforto causado por conjectura tão herética, no entanto, compele-nos a buscar alternativa mais condizente com o que vem sendo propalado pelos meios de comunicação, financiados para veicular um único viés.

Segundo ponto de vista alternativo e talvez complementar, o confinamento estaria tendo um resultado tão extraordinário que teria não só reduzido a mortalidade por Covid ─ que teria sido muito superior à que foi, na ausência de tal precaução ─, mas por outras doenças infecciosas, além das causadas por acidentes de trânsito.

A alternativa nos coloca em um impasse surpreendente: o confinamento pode ter revelado que temos agido cotidianamente de forma completamente irresponsável quando perambulamos pelas ruas, expondo bilhões de pessoas a riscos desnecessários e ocasionando milhões de mortes que poderiam ser evitadas com o confinamento das pessoas.

Deveríamos, pois, em vista disso, e com o intuito de salvar muitos milhões de vidas, proibir o tráfego de veículos individuais, o funcionamento de restaurantes, plateias de jogos esportivos, espetáculos, viagens, praias, parques e demais centros de aglomeração, assim como, em geral, todas as atividades suprimidas durante o confinamento.

A conclusão me parece atestar o absurdo das medidas de confinamento.

Leia também:

Redação

Redação

Published by
Redação

Recent Posts

Climatempo: Nova onda de calor atinge o país até 2 de maio

Regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste serão as áreas mais afetadas; no MS, MT, SP e…

9 horas ago

CNPq responde ao artigo ‘A estranha política para fomento de pesquisa’

CNPq explica alguns pontos do artigo de Fábio Neves, que critica o edital para repatriação…

9 horas ago

Não houve invasão externa em sistema do Tesouro, diz Haddad

Segundo o ministro, alguém usou o CPF e a senha do Portal Gov.br de gestores…

10 horas ago

Lula manda recado para apaziguar crise no Congresso: “Política é conviver na diversidade”

Presidente questionou ainda o porquê das críticas em relação aos gastos do governo, tema recorrente…

10 horas ago

Adriana Pivato assume chefia da PRF do Distrito Federal

Há 18 anos na Polícia Rodoviária Federal, ela é a primeira mulher selecionada para assumir…

11 horas ago

Acusado de assassinar Neurice Torres, agricultora e militante do MST, será julgado em Minaçu

Tribunal do Júri sobre o feminicídio que vitimou militante do MST será amanhã, terça-feira, dia…

12 horas ago