Parceria internacional da Unifran com Universidade Espanhola tem primeira tese de cotutela concluída

A Universidade de Franca (Unifran), Instituição que integra o Grupo Cruzeiro do Sul Educacional, teve sua primeira tese de doutorado em regime de cotutela concluída. O programa de internacionalização é fruto da parceria com a Universidade de Salamanca e permite certificado de dupla titulação de doutorado.

A tese, defendida pelo engenheiro químico Tiago Honorato da Silva, faz parte do Programa de Pós-graduação de Doutorado em Ciências da Unifran e propõe um novo composto para tratamento de esgoto doméstico, removendo moléculas poluentes de remédios e outras substâncias, como o café, após descarte na água e no ecossistema, despoluindo, assim o meio ambiente. A tese foi escrita no formato de um compilado de artigos originais de investigação, publicados em revistas científicas de prestígio e indexadas na edição científica do Journal Citation Reports.

Para Tiago, que realizou uma parte do Doutorado na Espanha e o restante em Franca, a experiência internacional foi de extrema importância para o processo de pesquisa e aprendizagem. “Foi uma experiência fantástica, enriquecedora e produtiva em uma das mais conceituadas universidades do mundo, contribuindo para meu desenvolvimento profissional, pessoal e cultural”, comenta Tiago. “A cotutela é muito importante, pois abre portas para a possibilidade de um título internacional para os estudantes. E, para mim, a oportunidade de conhecer outras culturas, um novo país, além de desenvolver meu trabalho de doutorado foi muito gratificante”, finaliza.

A Universidade de Salamanca é uma instituição de ensino superior pública, situada na cidade de Salamanca, na Espanha, a mais antiga do país, além da quarta fundada na Europa, ficando atrás somente das universidades de Bolonha, Oxford e Paris.

“As instituições são cada dia mais cobradas pela internacionalização e, graças à parceria com a Universidade de Salamanca a Unifran tem conseguido notas altas perante aos órgãos estudantis, ainda mais quando se trata da terceira universidade mais antiga da Europa, com 800 anos de existência, como a Universidade de Salamanca”, comenta a Reitora da Unifran, Profa. Katia Jorge Ciuffi. “Ver a primeira tese de cotutela ser concluída mostra o reconhecimento do trabalho desenvolvido pela Unifran e reforça a sua qualidade na educação, além de impactar positivamente a formação dos nossos alunos”, finaliza a Reitora.

Tiago que recebeu titulação dupla, tanto no Brasil como na Espanha, foi orientado na Unifran pelo prof.  Dr. Emerson Henrique de Faria e pela Universidade de Salamanca pelo catedrático Dr. Miguel Angel Vicente Rodriguez.

Para saber mais sobre o Doutorado em Ciências da Unifran clique aqui.

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora