Projetos de alunos da Unifran concorrem a prêmio nacional em Belém-PA

Os estudantes de Jornalismo da Universidade apresentarão, de 4 a 7 de setembro, seus dois projetos no Expocom

Franca, 27 de agosto de 2019 – Dois projetos de estudantes do curso de Jornalismo da Universidade de Franca (Unifran), Instituição que integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, estão classificados para a etapa nacional do Expocom (Exposição de Pesquisa Experimental em Comunicação), concurso nacional promovido pelo maior Congresso Brasileiro de Comunicação, o Intercom. A iniciativa será apresentada entre os dias 4 e 7 de setembro, na Universidade Federal do Pará, em Belém. Os alunos foram credenciados após vencerem a fase regional do concurso, realizada em Vitória, no Espírito Santo no início de junho.
O primeiro projeto, intitulado “Sobre Nós”, se classificou na categoria Produção Transdisciplinar, modalidade Produção Multimídia. Sob autoria das estudantes Isabella Santos Souza, Marcella Dal Sasso, Laís Joazeiro e Jéssica Gonçalves, o trabalho aborda os contratempos jurídicos, afetivos e sociais que dificultam a adoção de crianças negras, com deficiência ou mais velhas no Brasil. Além de um vídeo-documentário, elas criaram uma página no Facebook e organizaram um evento, em maio do ano passado, no Teatro Central da Unifran, com a presença de especialistas no assunto.
Ao apresentar uma revista na versão em Braille e um programa de rádio em prol da inclusão social de pessoas com deficiência visual, o segundo projeto, “[In]Visíveis”, de autoria das alunas Kétila Maria, Milena Fischer, Maria Júlia Blanco, Ana Flávia Teixeira, Júlia Paiva e Andressa Barros venceu na categoria Produção Transdisciplinar, modalidade Projeto de Comunicação Integrada. O trabalho também contou com a colaboração de Pedro Medeiros, estudante de Publicidade e Propaganda da Unifran, que fez a diagramação e arte-final da revista.

Na capital paraense, os dois projetos concorrem com os vencedores regionais em cada uma das modalidades nas outras quatro regiões do país (Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul). Ambos tiveram a orientação dos professores Igor Savenhago e José Augusto Nascimento Reis, sob supervisão do coordenador do curso, Anderson Venâncio.

Sobre a participação da Unifran no Expocom
Desde 2015, os estudantes de Jornalismo da Unifran participam do Expocom. O concurso valoriza as melhores produções em mais de 60 modalidades de seis categorias. E o número de conquistas da Unifran, que teve, agora em 2019, um recorde no número de trabalhos finalistas, tem crescido ano a ano.

Em 2015, um trabalho foi finalista. Em 2016, cinco foram finalistas e um trouxe o troféu de campeão regional. Em 2017, foram quatro finalistas, com dois troféus conquistados. Em 2018, foram três trabalhos finalistas, com um troféu. E, neste ano, sete trabalhos finalistas, com mais dois troféus.

Considerando as indicações de 2019, a Unifran já soma 19, com seis conquistas. O desafio, neste ano, é conseguir o primeiro título nacional.

O Expocom
O concurso, realizado pelo Intercom, Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, o maior do país no gênero, é dividido em duas fases: uma regional e outra nacional.

Na fase regional, recebe estudantes de todos os estados da Região Sudeste – São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo –, que apresentam os mais recentes estudos na área em seis categorias: Jornalismo, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Rádio-TV-Internet, Cinema e Produção Transdisciplinar (esta última envolvendo trabalhos produzidos sob uma interface entre dois ou mais cursos).

O intuito é estimular o desenvolvimento educacional e científico nessas áreas. É considerado uma porta de entrada para a pesquisa e para o mercado de trabalho, já que permite a participação de estudantes a partir do primeiro ano de cada curso.

Redação

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador