Categories: BlogsEleições

NÃO à censura ao blog “Os Amigos do Presidente Lula”: blogosfera livre

NÃO à censura ao blog “Os Amigos do Presidente Lula”: blogosfera livre

Que o MPE trate da mesma maneira imprensa tradicional e internet: respeitando o direito à liberdade expressão e de escolha política

O MPE (Ministério Público Eleitoral) apresentou denúncia contra o blog “Os Amigos do Presidente Lula” junto ao TSE, por acreditar que a sua existência provocaria um desequilíbrio entre os postulantes à presidência da República, no encaminhamento feito pede a retirada do ar do blog: a censura rondando a internet.

Acontece que o blog existe há cerca de cinco anos e se caracteriza pela militância política na internet, um espaço democrático e de liberdade de expressão, pelo menos deveria ser compreendido dessa maneira pelas autoridades eleitorais.
Manifestar preferência política e divulgá-la não representa crime, muito menos risco ao embate eleitoral, muito pelo contrário, demonstra capacidade de organização social na defesa de suas escolhas, que não podem ser cerceadas pelo MPE, ainda mais por um argumento tão frágil e insólito.

Por que será que o MPE não representa contra os principais meios de comunicação brasileiros, que, explicitamente, fazem propaganda diária e incessante favorável à oposição, na maioria das vezes publicando apenas factóides ou distorcendo dados?
Será que isso também não representa um risco ao equilíbrio justo do processo eleitoral? As campanhas tendenciosas e editoriais parciais de jornalões como O Globo, FSP e Estadão não merecem atenção especial da justiça eleitoral?
O que falar da Veja e Época, que utilizam suas capas nas bancas de jornal como outdoors pró-oposição e/ou contra-governo semanalmente?

Questões que, com certeza, não serão respondidas pelo MPE, visto suas ocupações primordiais de tentar calar o presidente Lula, neutralizar as centrais sindicais e censurar os blogs nessas eleições. Tal (re)ação comprova o crescimento inconteste de alcance e influência da internet, espaço diverso e múltiplo de construção e divulgação da informação. O poder dos blogs se destaca nessa nova ordem, onde a informação não tem dono, circula livremente, no máximo pode ser lida como apenas mais uma versão.

O apoio ao blog “Os Amigos do Presidente Lula”, se configura também na defesa da liberdade de expressão, de escolha política e do exercício livre dessa opção. Desempenhada na observação dos fatos e suportadas pela responsabilidade social que esta prática requer.

Leia Mais

Redação

Redação

Recent Posts

Avança no CCJ projeto para vetar benefícios sociais de invasores de imóveis

Condenados por invasão de propriedades também não poderão participar de programas do governo ou assumir…

7 horas ago

Tarifa para o aço “fortalece indústria e preserva emprego”, diz Alckmin

Vice-presidente e ministro diz que medida para reduzir importações fortalece setor importante e que está…

8 horas ago

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

Autorização foi concedida por Alexandre de Moraes, para esclarecer se ex-presidente apresentou cartão da vacinação…

9 horas ago

Camex estabelece cota de importação para itens de aço

Tarifa dos itens vai sofrer aumento de 25% quando cotas forem ultrapassadas; medida não deve…

9 horas ago

Analistas dizem que Tesla virou de Cinderela a um conto de terror

Tesla enfrenta a concorrência de marcas americanas e chinesas. Os gracejos de Musk transformaram-se em…

10 horas ago

Governo estuda estender crédito para reformas residenciais

Em café com jornalistas, Lula falou sobre políticas de crescimento e projetos do governo e…

10 horas ago