Brasil cai no índice de democracia, e UOL diz que a culpa é da declaração de Dirceu

Há dois níveis de manipulação das notícias. O que emana da chamada imprensa oficial; e o que vem das redes sociais.

 

Do lado da mídia, o jogo consiste na manipulação das interpretações. Ou seja, analisar casos reais com critérios sem sentido. Algumas vezes por ignorância, outras para pagar o óbulo. Ou seja, se tenho que fazer alguma crítica a alguém que é contra o PT; para não me expor, faço outra similar ao PT.

 

Dia desses, o Elio Gaspari denunciou os pendores autoritários de Bolsonaro. Depois, o óbulo dos pendores autoritários do PT, embora relativizando. O exemplo dado foi do empresário agredido em uma manifestação petista, que precisou ser hospitalizado. O tal empresário, em momento de grande comoção – que precedeu a prisão de Lula – invadiu o evento provocando os manifestantes. Seria o mesmo que um sãopaulino invadindo uma manifestação da torcida do Corinthians berrando ofensas contra o time. Recebeu um safanão de um manifestante, se desequilibrou e caiu na rua. Esse incidente foi debitado à tendência autoritária do PT.

 

Tudo bem! Foi o pagamento para explicar que não se pode comparar a ameaça à democracia representada por Bolsonaro com o PT.

 

Agora a UOL, em matéria analisando os estudos do The Economist, sobre as ameaças à democracia no mundo, desenvolve as seguintes conclusões.

O gráfico publicado pela UOL não revela recuo de 2006 para hoje. Em 2014, o Brasil mantém a mesma nota 7,38 de 2006. O recuo se dá a partir de 2014, por razões óbvias: houve um golpe de Estado que apeou do poder uma presidente eleita. E, depois disso, operações penais que atropelaram todos os princípios de direito, sob o beneplácito do Supremo Tribunal Federal. Finalmente, um STF que passou a desrespeitar a Constituição.

 

Mas onde a brava UOL foi identificar laivos de ameaça à democracia:

 

  1. Na proposta de Constituinte por Fernando Haddad. Democracia, como se sabe, é o regime do povo pelo povo. A Constituinte proposta por Haddad seria definida por constituintes eleitos pelo povo. Ela é inconveniente por outros motivos, jamais por qualquer ameaça à democracia. Ameaça é o não cumprimento da Constituição pelo Supremo.

  2. A declaração de José Dirceu de que o PT vai tomar o poder. Um ex-dirigente, condenado, sem poder exercer os direitos políticos e fora de qualquer atividade partidária.

  3. A proposta de indulto a Lula pela presidente do PT Gleisi Hoffmann. Indulto presidencial é uma medida incluída na Constituição Federal. E não apenas na brasileira, como na americana. É desinformação completa relacioná-lo com ditaduras.

 

Se quiser responsabilizar o PT, se poderia falar de sua absoluta ignorância em relação ao uso das formas democráticas de poder, à maneira como se descuidou do STF e da Procuradoria Geral da República, ao fato de ter se lambuzado com o sistema de financiamento de campanha, adotando o mesmíssimo modelo de todos os demais partidos, ao fato de não ter aprofundado os sistemas de participação popular. Jamais a qualquer pendor autoritário.

 

Dizer que o índice de democracia no Brasil começou a cair a partir de 2006, apenas para incluir o governo Lula, é falsidade ideológica, à luz do gráfico analisado. As demais suposições podem ser questão de ignorância, que coloca o jornalismo no mesmo nível de interpretação das redes de WhatsApp.

 

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Apoie agora

25 comentários

  1. Democracia…

    Eu colocaria nessa ameaça à democracia o UOL e toda a imprensa brasileira. Eles que têm desestabilizado e muito o Pais e estão colaborando para levar ao poder um elemento totalmente desqualificado.

    Sabia que a frase de Dirceu seria explorada das formas mais torpes. Agora compete ao Fernando Haddad explicar que não é bem assim…  Mas falta aos brasileiros discernimento sobre seu proprio Pais. 

  2. Foi o Zé!

    Me lembrei da fábula Foi o Zé, que minha mão contava para meus manos e manas como forma de dizer que eu, por ter nome curto curto, de Zé, levava a culpa de tudo: o Zé já nasceu culpado, dizia ela…

    “(…)

     

    “Foi o Zé! 
    Zé nasceu no Dia dos Mortos. Ainda no Todos os Santos, a mãe lhe sentiu as primeiras dores, mas ele esperou pelo Finados, para vir ao mundo. A família e os vizinhos queriam Maria; nasceu Zé. Pior ainda: ia ser Maria José e foi José Maria. Um tio desavisado levou-lhe uma boneca que dizia ‘mamãe’. Zé guardou a boneca por muito tempo. Era um conservador.

    Quem começou a vida assim, devia ter sido muito pacato. Mas, não. Zé mostrou quem era, logo no Finados em que completou o primeiro aniversário. Puxou a toalha da mesa e atirou no chão todos os bolos confeccionados pelas tias, para a comemoração. Quando a mãe entrou na sala e perguntou quem fizera aquilo, o pai respondeu: – Foi o Zé!

    Desde então, a frase ‘Foi o Zé!’ ficou pronunciada, anos e anos seguidos. Estendeu-se pela cidade e atravessou fronteiras. Quando morreu um canário de briga, não foi o gato: foi o Zé! Começou matando passarinhos. Aos oito anos, passou a matar pombos. Aos doze, já preferia galinhas. No Finados de seus quinze anos, foi quem derrubou o peru, com uma pedrada. Tudo o que aconteceu de mal, na pequena cidade, desde que o pai pronunciou a frase pela primeira vez, foi o Zé.
     

    Segue link para o texto na íntegra

    http://www.vermelho.org.br/noticia/233152-1

  3. Melhor dizendo

    … É o mesmo que um são paulino entrar na torcida do Corintinhas gritando ofensas e comemorando, logo após o Corintinhas ter sido eliminado da libertadores.

  4. Ja ameaçar…..;

    de “metralhar petrlalhas” parece que é a coisa mais normal do mundo em qualquer democracia, na opinião do uol……..faz decadas que Bolso(cheio…) ameaça a democracia, mas parece que no caso do Bolso é so “liberdade de expressão”…..quem fica feliz é a imprensa internacional, que ganha leitores sem fazer força enquanto a imprensa nacional vai de “sindrome de Lêmingue”…….todos em fila indiana se jogando do penhasco….. 

  5. Ameaça à democracia

    As grandes ameaças atuais à democracia são claramente: 

    Bolsonaro, os fascistas e militares, a nossa vergonhosa imprensa, o judiciário politiqueiro e a máfia demotucana (com Temer, com tudo).

     

  6. Uma pequena reflexão.

    Devemos considerar que escolhas para Ministros do STF passam pela aceitação do Legislativo e que condutas dos magistrados afrontando as Leis, a Constituição e até a ONU não temos como prever. Condutas ao arrepio da Lei não devem ser debitadas às escolhas e, sim, a quem as pratica.

    No estrito cumprimento das Leis Dilma estaria no Poder até hoje, Lula seria candidato, Bolsonaro teria sua candidatura barrada por diferentes tipos de crime: racismo, apologia à tortura, defesa do torturador Brilhante Ustra, defesa aberta de Ditadura nos moldes da Militar, incentivo ao extermínio de petistas, etc. 

    Certamente, que escolhas políticas (ideologia do Magistrado combinando com a ideologia do partido eleito de esquerda, o PT), mais atinadas com os interesses da classe trabalhadora, dos pobres e do Brasil são essenciais para postos chaves do Judiciário, algumas delas, como o cargo de PGR pode ser agora, por falta de responsabilidade da própria PGR, que se partidarizou, uma escolha entre um dos 3 da lista tríplice e não, necessariamente, o mais votado; buscando a melhor opção e mais atinada com o Governo de Esquerda, com a Democracia e uma Justiça imparcial e honesta, se vencermos a Eleição, o que tem tudo para acontecer pela 5 vez consecutiva. 

     

    • Uma reflexão ainda menor

      Alexandre: respeito muito as suas opiniões publicadas neste blog.  Mas você está relativizando as nomeações, quando o correto seria apontar displicência e até conivência com interesses alheios aos da Democracia. Fux já era conhecido, tanto é que Zé Dirceu diz que vai contar coisas sobre ele no seu livro (de que adianta agora ? só pra constar na história ?)

      O PT deveria ter humildade e não tentar a quinta vitória consecutiva. Deveria ter estimulado a formação de uma frente democrática como fora proposto por políticos experientes (Jaques Wagner, Flavio Dino para dar só 2 exemplos). Mas não. Com a costumeira arrogância, prepotência e egoísmo, o PT nos levou à beira do abismo fascista, cevando a candidatura Bolsonaro porque esta seria fácil de ser derrotada. Não é, porque o antipetismo é muito forte na sociedade, consequência de anos e anos de manipulação midiática. E até hoje os dirigentes negam a força do antipetismo (vivem na ilusão ?)

      Hoje Mino Carta visita Lula e ontem ele afirmou que vai dizer algumas verdades para seu velho e querido amigo. Até que enfim Lula não conversará com subservientes ou puxa-sacos. Mas parece que já é tarde…

      • Concordo integralmente Marcos

        Concordo integralmente Marcos que se poderia haver um maior cuidado nas escolhas, como o caso de Fux, mas, isto não significa que por não ser a escolha ideal e ele ser um conservador, penso eu, que seja correto(s) o(s) Magistrado(s) dos tribunais não seguir(em) a Constituição e as Leis e nem respeitar tratados internacionais que o Brasil é signatário, por exemplo, contra a candidatura Lula, realizando condenação e prisão sem provas, por exemplo.

        Esta não é uma previsibilidade. Há Juramento de seguir a Constituição para os ministros do STF ao ser empossado no Cargo.

        Lula deveria ser candidato se a Constituição e as Leis fossem cumpridas no Brasil. 

        Eu ainda acredito na vitória de Haddad. Respeito outros candidatos de esquerda, votaria em Ciro, que nem todo mundo o coloca na esquerda, ou Boulos no 2 turno, se um deles estivessem lá no lugar de Haddad. 

         

      • Faltou humildade ao PT?
        Afora

        Faltou humildade ao PT?

        Afora o princípio elementar de que em política não existe essa história humildade, seria bom lembrar que o Lula tinha intenções de voto estratosféricas enquanto foi candidato, assim como havia fortíssima tendência de que seus eleitores migrariam para aquele que ele indicasse. Você acha mesmo que o PT deveria ter tido a “humildade” de abandonar a luta?

        É curioso isso, porque um candidato como Ciro Gomes, por exemplo, que mal chega a dois dígitos nas pesquisas, pensa exatamente o mesmo e vem, desde o ano passado, cobrando do PT que desista de uma candidatura própria para dar apoio a ele. Ainda agora, pretende uma aliança com Alkmin e Marina, cobrando destes que renunciem às respectivas candidaturas para apoiá-lo contra o Haddad, alegando ser o único capaz de derrotar Bolsonaro. Alkmin já disse que não, a menos que encabece a chapa.

        E é ao PT que faltou humildade.

        A polarização atual não é “culpa” do PT. O mundo está polarizado, entre os que querem tudo para si (e sua classe!) e os que acreditam ser possível maior distribuição de renda, respeito às diferenças, e desenvolvimento para todos. Aliás tudo aquilo que fizeram Lula e Dilma em seus governos. A Dilma, diga-se, antes de ser biocotada de todas as formas possíveis.

        Dizer que Bolsonaro foi cevado pelo PT é de uma arrogância e má-fé que não dá para acreditar. Quem sabe o Trump também foi cevado pelo PT, assim como todos os radicais de direita que hoje se multiplicam pelo planeta. Bolsonaro é daqui, do Rio de Janeiro, conhecemos ele e seus filhotes de longa data, fui vizinha dele num condomínio na Tijuca e sei “tudo o que eles fizeram no verão passado”. A barbárie vem de longe, não tem nada a ver com o PT. Ou melhor, tem sim, porque ele e sua gang – incluídos aí todos que engendraram o golpe de 2016 – precisam de um inimigo comum (conhece a história do nazi-fascismo?) que justifiquem sua existência. E foram muito auxiliados nisso por um Judiciário e um MP venais e sem moral.

        Aliás, a esse respeito, posso lhe dizer o seguinte: fui do Judiciário por muitos anos (sou desembargadora aposentada) e não há muito espaço de escolha ali. Juízes são, como regra, os paladinos do conservadorismo, que defendem mesmo que a moeda de troca seja a Constituição Federal. Além disso, são farsantes como qualquer outra pessoa, capazes de fingir ser o que jamais foram para obter promoções, revelando a posteriori seu verdadeiro caráter.

        Aliás, há um post magnífico do André Araújo, aqui mesmo no blog do Nassif, sobre como deve ser a relação dos integrantes da Corte Suprema com aqueles que os indicaram. Não deixe de ler.

        E, por favor, não nos ameace – ao petistas – com uma possível vitória do Coiso. Se isso acontecer seremos todos culpados, principalmente os que não reagiram ao golpe de 2016.

    • Ouvidorias da Casa Grande, vulgo justiça.

      Em maio de 2003 tomei o primeiro susto, depois de um péssimo presságio: o judiciário poderia travar Lula e o PT por simples ideologia. O que me levou a pensar isso foram os laivos de ódio e encancarado desprezo, percebidos por mim em conversas com amigos tradicionais, operadores do Direito. Desde então mantive-me de ouvidos ligados nas manifestações do pessoal da justiça – da mídia eu já conhecia – e não deu outra: exceto uma galerinha de jovens advogados, deles petistas de carteinha, o que tenho percebido ao longo desses 15 anos tem sido franca hostilidade. Confrontando até com o decoro dos respectivos cargos. E foi justamente através do Direito sergipano que a desgraça começou, em 2005, com um homem fraco no STF, rendendo-se ao estrelato e mergulhando o país nessa loucura que pode sair cara até à civlização ocidental, muito além do Brasil, pois.

      A justiça da Casa Grande mantém fiel ao princípio do Alvará régio de 1741.

  7. O BRASIL jamais tomará jeito

    O BRASIL jamais tomará jeito tão cedo

    ..aqui, enquanto persistir o desenho e Poder deste JUDICIÀRIO IMORAL e inapenável, incalcansável e vitalício, jamais veremos o respeito às leis, a ética e a constituição prevalecer em QUALQUER segmento e/ou setor da nossa sociedade

    Estamos entregues ao mundo cão, à lei do mais forte, aonde a cidadania vale NADA pra quem não tem berço ou apreço social

    O PROBLEMA esta, não em quem faz as leis nem nestas, mas em quem é PAGO, convocado a garantir-lhe o devido respeito  ..em especial o judiciário e TODAS as forças Públicas (civis ou militares) armadas

    ESTAMOS DOMINADOS por bandidos

    URGE encontrarmos meios de destituirmos e condernamos diversos juízes, desembargadores, magistrados, dvs promotores e policiiais que fazem do ABUSO DE PODER, da feitura de crimes, suas rotinas

     

    e a imprensa com isso ? A imprensa faz parte deste esquema de violência ..ENVENENANDO e distorcendo tudo aquilo que não lhe sirva aos interesses

  8. Nada contra o cidadão, mas
    Nada contra o cidadão, mas como justificar a permanência do Jose Eduardo Cardozo por 5 anos no ministério da justiça? um militante do PSDB foi nomeado para direção da polícia federal! Sem esquecer das escolhas para PGR e STF. O uol está confundindo autoritarismo com bananice.      

    • PT: funilaria e volta às origens

      Isto porque o PT no poder fez exatamente o contrário do que fez para construir o partido na década de 80: despolitizou as organizações populares (exceto MST que tem direção autônoma) e lambuzou-se no caixa 2. Os dirigentes afastaram-se das bases e ainda pior: domesticaram os sindicatos e outros tipos de organização de trabalhadores. Achavam que os acordos de cúpula com as elites econômicas e políticas sustentariam seu projeto de poder. Tomaram uma facada nas costas e Lula tá na cadeia sofrendo todo tipo de ilegalidades jurídicas.

      Mas o PT não aprendeu: continua arrogante e egoísta. Cevaram o Coiso e aí está a desgraça a nossa frente.

      • Concordo. Faço apenas,
        Concordo. Faço apenas, respeitosamente, um reparo: avalio que o Bolsonaro é produto do antipetismo que foi às ruas na campanha do impeachment, inconformados com a derrota do Aécio neves. A blindagem da lava jato não foi suficiente para evitar o perecimento do PSDB. A cada aparição, Alckmin não consegue disfarçar o fracasso de sua campanha. Tenho certeza que estarão juntos num eventual governo Bolsonaro, barganhando cargos e outras facilidades. 

  9. Conversando eu com um
    Conversando eu com um bambambam engravatado trabalhador de um grande banco sobre eleições,o referido bambambam citou a falta de educação do povão,quando falei a ele q ficava difícil mesmo, já q aprovaram a limitação de gastos na saúde e educação e prejudicaram os royalties do Pré-Sal q iriam para a educação,o mesmo nem deu bola,fez um ar de descrente e soltou”Será q o Pré-Sal é tudo isso mesmo!”fiquei em choque com q ouvira de um homem supostamente culto,eu concluo q a percepção do povo é rasa e é muito manipulável,perdoem-me,não sou melhor q ninguém,vcs sabem pelos meus comentários,mas esse aí me parece um homem das cavernas ou vive em outro planeta !!

  10. Para

    um portal de internet que diariamente trata o Haddad como mais radical e perigoso do que o capitão nazista, qual é a novidade?

     

    Em tempo: uma provável vitória do capitão nazista, o Lula não sairá vivo de Curitiba.

  11. Só não entendo por que o

    Só não entendo por que o financiamento de campanha feito pelos outros partidos é considerado legal, mas se o PT faz o mesmo ele está se lambuzando.

  12. Fakenews Exame credita a Bolsonaro marjoraçao do valor Petrobras

    Aqui um exemplo contrário, de positivação do candidato escolhido pelo establishment.

    https://exame.abril.com.br/mercados/efeito-bolsonaro-faz-petrobras-voltar-a-ser-a-mais-valiosa-da-al

     

    MERCADOS 

    Efeito Bolsonaro faz Petrobras voltar a ser a mais valiosa da AL

    A estatal ganhou mais de 20 bilhões em valor de mercado em apenas um dia e desbancou a Vale

    Por Karla Mamona
     3 out 2018, 09p3

     

     

     

     

     

     

    ignora completamente a subida do valor do Barril de Petróleo no mercado Internacional.

  13. Futebolística

    Mitigando?

    “…empresário agredido em uma manifestação petista, que precisou ser hospitalizado. “

    “O tal empresário, em momento de grande comoção – que precedeu a prisão de Lula – invadiu o evento provocando os manifestantes.”

     

  14. Fico me perguntando se todos

    Fico me perguntando se todos estes jornalistas de direita realmente aprenderam a odiar o PT e a esquerda, como seus patrões mandaram. Fizeram já este tipo de avaliação na Inglaterra, onde o jornalismo de cabresto também existe, embora de maneira diferente e menos acentuada. Chegaram à conclusão de que tais jornalistas passam 24 horas por dia tentando imaginar aquilo que seus chefes gostariam que eles escrevessem. Aqui, esta situação chegou ao cume do paroxismo, sendo mesmo atributo que em breve entrará como eixo de qualquer formação acadêmica em jornalismo. 

    • Batata!

      São contratados pela definição ideológica sim; mas daí em diante vale o nível de puxasaquismo; tentar adivinhar o que o patrão quer. Sistema que se retroalimenta no dia a dia, também mediantes cursos e seminários dirigidos, concessões, intermediações em empregos públicos e privados, etc..

      CORRUPÇÃO!

Deixe uma mensagem

Por favor digite seu comentário
Por favor digite seu nome