Brasilianas.org discute hoje, na TV Brasil, regulação econômica da mídia

País conseguirá levar esse debate adiante? 
 
(Em sentido horário: André Barbosa; Eugênio Bucci; Veridiana Alimonti e Aurélio Rios)
O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, afirmou em seu discurso de posse, no início do ano, que levará adiante a promessa da presidenta reeleita, Dilma Rousseff, de debater a regulação econômica da mídia. Os defensores dessa medida levam em consideração que hoje apenas seis famílias controlam 70% da imprensa no país. Além disso, muitos grupos de comunicação possuem propriedades cruzadas além do limite permitido pelo Artigo 12 da Constituição Federal.
 
Após o posicionamento do novo ministro das Comunicações, representantes de diversos setores da sociedade, especialmente do meio político e jurídico, declararam preocupação quanto a proposta petista, acreditando que ela possa colocar em risco a liberdade de imprensa. Para discutir esse assunto, Luis Nassif recebe hoje, a partir das 20h00, no programa de debates Brasilianas.org (TV Brasil), o especialista em crítica e conceito de ética jornalística e colunista da Revista Época, Eugênio Bucci; o superintendente da Diretoria Geral da TV Brasil, que foi representante da Presidência durante o processo de instalação da TV digital no Brasil, André Barbosa, a advogada e membro do conselho diretor do Intervozes, Veridiana Alimonti, e o procurador Federal dos Direitos do Cidadão, Aurélio Rios.
 
 
Não perca, e participe encaminhando perguntas (clique aqui) que poderão ser selecionadas ao vivo, durante o debate.
 
Saiba onde sintonizar a TV Brasil, em canal aberto, parabólica ou TVs por assinatura: clique aqui
 
Redação

8 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Perda de tempo. Um governoque

    Perda de tempo. Um governoque levou uma lavada daquelas ontem vai conseguir fazer alguma mudança na área de comunicação. Lembra no outro mandato quando a Dilma tinha 70% de aprovação e nos mandou mudar de canal. O momento era aquele, agora esquece.

    1. NENHUM governo, com ou sem

      NENHUM governo, com ou sem índices elevados de aprovação,  consegue aprovar qq projeto que altere o status quo no que se refere à mídia. Convém não esquecer que a maioria no congresso (mais da metade dos parlamentares, segundo aqui informado) é beneficiária do esquema em vigor. Sem enorme pressão da sociedade (que, convenhamos, não se mexe), inclusive com projeto de lei de iniciativa popular, a regulamentação só sai por interferência divina, por MILAGRE.

  2. Obs: Horário de verão (Brrasília)

    Perdi o ultimo programa ao esquecer do horário de verão.

    Não é mais retransmitido pela aberta TV-U (TV Universitária) em Recife-PE.

    Se não me engano, o Brasilianas é repetido num horário mais tarde (pela GVT, pelo menos).

  3. Por uma publicação (jornal) nacional (sem ser panfletário)

    quem se lembra q nalgumas bancas centrais das capitais,o PCdoB tinha a Tribuna Operária?Grana da Albânia,somente?E a Voz da Unidade,repleto de artigos(não apenas estritamente políticos)e até de um Encarte-Suplemento dos debates públicos pré-Congresso do PCB nas principais bancas do país?Só grana de fora?Não vale a mesmice de Teoria&Debate,nem debates internos, ou entre 4 paredes.Que tal o exemplo da New Left Review q publica também artigos de liberais-democratas?Debate, não monólogo e doutrinação pra quem não precisa,Catecismos e de “Certezas”, “Convicções”. Medo de promover o pensa- mento crítico e a dúvida? Não sei onde li,era um marxista (ou marxiano,evitemos os “istas”)q dizia preferir dialogar com os diferentes do q com os iguais.

  4. O governo Dilma, nesse

    O governo Dilma, nesse dramático momento, falar em reforma político ou de mídia  soa como píada. Infelizmente, se houve algum momento de reforma política, foi quando FHC e Lula estavam no auge de sua popularidade. Ambos, porém, seja lá qual for os motivos, não a fizeram.

    Mas a História é um roteirista imprevisível (rs) e ela faz com que personagens altamente secundários na política se destaquem, bancando mudanças profundas numa sociedade. Dois exemplos me vem agora à mente = quem assinou o fim do aparthaid nos EUA foi Lyndon Johnson e o governo que criou o real foi o de Itamar Franco (apesar da mídia tucana fazer questão de apagar isso da história). 

  5. enquanto não houver pressão

    enquanto não houver pressão popular, nada sai sobre isso.

    é bom lembrar que já há resultados importantes decorrentes da confecom ,

    mas nada foi feio ainda.

    quem sabe a grande mídia caia  da ároore arqueológica

    da impunidade por excesso de putrefação.

  6. A imprensa somente não

    A imprensa somente não consegue botar cabresto na presidente, como faz com Legislativo e o Judiciário. Cunha discursou hoje dizendo que é prioridade. Será ?…

  7. O Joel Lima já escreveu o que

    O Joel Lima já escreveu o que mais ou menos eu ia comentar, discutir regulação da mídia com um governo que toma uma surra dessas no congresso sendo traído pelo PMDB da forma que foi?

    Discutir regulação de mídia ou achar que esse governo fará isso com um congresso desses é uma quimera, miragem, delírio. Aliás, isso deveria ser pauta desse encontro.

    Mas há uma “regulação da mídia” que a Dilma pode fazer e não depende de congresso pra isso, só que quero que ela me prove que estou errado em relação a ela pois não acredito que com essa covardia que vem demonstrando ela faça que é cortar parte das verbas da Globo, jornalões e cia. Foi assim que a Cristina Kirschner na Argentina abriu espaço pra regulação, com maquiavelismo e não esse “republicanismo” de alcova que parte da militância despolitizada do PT prega na internet (despolitizada porque não era com esse tipo de alienado que a gente costumava fazer campanha até o Lula virar presidente, é impressionante como há um pessoal que castra as críticas e trata o PT como clube de futebol ao invés de partido).

    Nenhum grupo de mídia no Brasil sobrevive sem verba estatal, é aí que a Dilma pode atacar, se quiser sobreviver politicamente e não afundar a construção de um Brasil mais justo começado em 2003, pois ninguém perdoará seu fiasco à frente da presidência e que não me venha a patrulha de sempre dizer que isso é uma crítica injusta, ela teve tudo ao alcance dela pra brilhar e por conta do temperamento e teimosia dela, cercando-se de imbecis e carreiristas como o Mercadante e aquela turma da Democracia Socialista do RS ligado à turma da Mensagem ao Partido (do Zé Cardozo e toda a tralha que afunda o PT nacionalmente), levou a esse estado de coisas atual.

    Que ela afunde a Globo, pelo menos entrará pra história pela frente. Não há condição de regulação de mídia com esse congresso e com um governo que só faz apanhar sem comunicação alguma dando verbas milionárias à mídia podre do país.

     

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador