Celebridades trocam marcas próprias por campanhas milionárias

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
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Enviado por Aufeus

Do Observatório da Imprensa

O jornal que embrulha a carne e o rei

Foi encantador ver Fátima Bernardes misturar jornalismo com salsichas, linguiças e frangos e ainda ter de explicar se vêm com ou sem hormônios e conservantes. Tocante ouvir a jornalista radiante por ter trocado a profissão por mais um programa de auditório onde ela dança, pergunta, canta, ri muito e informa pouco. Tudo no intervalo do Fantástico de domingo (23/2) e nos dias subsequentes. No anúncio, ela diz que gostou muito de ter substituído o “boa noite” pelo “bom dia”, mas ficou no ar se gostou de substituir notícias por embutidos como garota propaganda da Seara. Ela dá um sorriso ao lado de sobrecoxas e cortes de frango no anúncio da última edição de Veja – que não cita a jornalista na matéria da página 73 sobre “o cara do bife”

Não, a cara que aparece na reportagem de Veja não é da apresentadora, mas do “é uma brasa, mora” Roberto Carlos, brasa agora simbolizando as chamas que vão grelhar o churrasco feito com Friboi. Roberto Carlos, o ex-vegetariano convicto, perdeu a convicção e resolveu, assim, por acaso, estrelar a campanha milionária da Friboi ao lado de Tony Ramos (O Globo, 22/2). O comercial produzido pela Conspiração Filmes é igualmente emocionante para quem curtia o Rei, apesar da polêmica da biografia proibida. No filme, Roberto Carlos almoça com família e amigos, mas reclama quando o garçom traz massa apenas para ele – se for Friboi, a carne é dele. Toca o refrão: “Eu voltei, agora pra ficar…”

Tanto a Friboi quanto a Seara das salsichas de Fátima pertencem ao maior produtor de carne do mundo, o grupo JBS, do empresário Joesley Batista, que delirou com os R$ 300 milhões de vendas depois que Tony Ramos assumiu a campanha que vai marcar sua carreira. Nunca mais rosto do ator vai aparecer como o jagunço Riobaldo da minissérie Grande Sertão, Veredas, como o Marcio Ayala da novela Pai Herói, o grego Nikos em Belíssima, o empresário Antenor Cavalcanti de Paraíso Tropical ou o indiano Opash Ananda de Caminho das Índias sem que o símbolo da Friboi pulule na cabeça do público. Mais de 20 peças e alguns filmes, a medalha oficial da Ordem do Rio Branco recebida há cinco anos – e agora, Friboi. Junto com o Roberto Carlos, com quem esteve pela primeira vez aos 16 anos interpretando a dupla Tony e Tom & Jerry, no programa Jovem Guarda.

O que sobrou

Por que as carnes atraíram subitamente Tony, Fátima e Roberto? Fátima foi contratada por 5 milhões de reais, segundo o portal Newtrade (23/2), e o Rei, calcula-se, por quantia igual – o que não é nada para o grupo que no ano passado faturou 100 bilhões de reais.

Pelé vende shampoo contra caspa Head & Shoulders, Luciano Huck vende a TIM, Marília Gabriela vende imóveis – marcas que, como os carros, já não vendem mais os produtos, mas quem os pilota. As ações da Victoria’s Secret caíram 31,5% em 2007 quando Gisela Bündchen deixou a grife de lingeries. As inserções de celebridades têm o poder de Midas. O economista americano Fred Fuld garantiu na revista Forbes que o valor de mercado da Bündchen pode chegar a 445 milhões de dólares (1,05 bilhão de reais), engolindo o de Neymar (77,5 milhões de dólares, 183 milhões de reais).

Tudo bem para as marcas. Mas o que acontece com a marca do ator, da jornalista, do cantor até então romântico fazendo campanha contra carne? Com que cara fica o público?

Numa entrevista à coluna “Direto da Fonte”, de Sonia Racy (Estado de S.Paulo, 16/12/2013), o diretor Luiz Fernando Carvalho reconheceu que a televisão brasileira tem dado claros sinais de esgotamento. E noutra entrevista ao Magazine Littéraire (fevereiro, 2014), o escritor espanhol Eduardo Mendoza desabafa por todos: como está difícil amar a espécie humana… e acreditar nos ídolos.
 

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

7 Comentários

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  1. Bom para êles…
    Mas, devo

    Bom para êles…

    Mas, devo admitir que o poder de convencimento, deles, sobre mim…É ZERO!

    Seja a marca que for, basta tentar influenciar com um FAMOSO REMUNERADO, PARA QUE EU – como consumidora- a abandone.

    Contudo…respeito (embora NÃO SIGA) Toni Ramos. Há alguns anos recusou uma campanha MILIONÁRIA para o “dia dos pais”, no papel de filho. Disse que seria MENTIROSA POIS O PAI DELE JÁ HAVIA FALECIDO.

  2. Como acreditar em alguém que era paga para apresentar…

    de cara lavada, fazendo caras e bocas, as mentiras da Globo como se notícia fossem? Eu, hein? Tô fora!

  3. pô, desde que me entendo por

    pô, desde que me entendo por gente tem ator vendendo produto na televisão. Citando alguns Lima Duarte, Antonio Fagundes, Fernanda Montenegro, Eva Wilma, etc. Eu me pergunto, por que agora que a Fátima e o Roberto (perdão pela intimidade do trato) entrarm nessa que há o artigo?

  4. repugnante
    Nem olho para os produtos que eles vendem (anunciam). Não me convencem.
    Como pode uma pessoa (artista) que mora no Rio , nunca tinha vindo ao Recife e Fortaleza, vieram só na campanha, dizer que o apto tal é maravilhoso, que a area de lazer é isso e aquilo? Nem conhece a construtora e dizer que assina embaixo? Me poupem…..Fico lembrando da propaganda da Nicete Bruno e do falecido esposo. Fizeram uma propaganda de uma construtora que nem era uma dessas famosas… aptos super simples no Recife, que iam construir…e eles apareciam curtindo o apto, fiquei me perguntando, como pode? ??? Pouco tempo depois, ele já doente, eles apareceram numa das salas de sua mansão que acabaram de comprar ou construir, não lembro agora, e ela falou que mesmo já com a idade um pouco avançada era o sonho dele e eles realizaram. E o apto simples????? Eu sempre me ligo nessas …..

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