Roland Freisler, do Tribunal do Povo, manda os pêsames

do Blog de Jota A. Botelho no GGN


Em fins de agosto de 1942, o Ministro de Justiça do Reich, Otto Thierack (à direita)
empossou Roland Freisler no cargo de presidente do Tribunal do Povo (Volksgerichthof)

Formação

Freisler descendeu de antiga família de agricultores e professores, originária de Hessen. Após o ensino básico, dedicou-se ao estudo de ciências jurídicas e econômicas. Primeira Guerra Mundial. Roland Freisler combateu na Primeira Guerra Mundial, participou da batalha de Langenmarck como voluntário e foi ferido. Após seu restabelecimento lutou na frente leste (Ostfront) e caiu prisioneiro dos russos em Wolhynien. Conseguiu romper o aprisionamento em 1920 e retornou à Alemanha.

República de Weimar


Fotos: Proclamação e Promulgação da Constituição da República de Weimar

Após seu retorno, Freisler concluiu seus estudos de ciências jurídicas em Jena. Obteve a classificação “bom” nos de exames oficias de habilitação (Referendarexamen e Assessorexamen). Doutorou-se com o atributo “summa cum laude” e estabeleceu-se como jurista em Kassel. Tornou-se respeitado advogado de defesa, inclusive em círculos nacional-socialistas. Agia com segurança e convicção. Suas ações geralmente eram sensacionais e vitoriosas. Em 1924 tornou-se conselheiro de estado (Staatsverordneter) em Kassel, posteriormente deputado municipal da assembléia do estado (Kommunallandtagsabgeordneter). Em 1932 tornou-se membro da câmara dos deputados da Prússia.

Terceiro Reich


Fotos: Hitler – Da obscuridade a Chanceler

Em março de 1933, o ministro da justiça da Prússia, Hanns Kerrl nomeou Roland Freisler diretor e dirigente do seção de pessoal deste ministério. Em maio do mesmo ano Freisler assumiu o cargo de secretário de estado, e em novembro tornou-se membro do Reichstag (câmara de deputados do Reich). Atuou no Ministério da Justiça do Reich até ser nomeado por Adolf Hitler em 1942, ao Tribunal do Povo (Volksgerichtshof – corte especial de justiça para casos de alta traição à pátria). Assumiu a presidência do Volksgerichtshof em substituição a Otto Thierack, que tinha sido promovido ao Ministério da Justiça do Reich (Reichsjustizministerium).

Morte

Roland Freisler morreu no dia 03 de fevereiro de 1945, atingido por um estilhaço de bomba, ao se dirigir ao porão do prédio do Tribunal do Povo em Berlim, para proteger-se de um bombardeio norte-americano.

Vitória Russa, com hasteamento da
Bandeira Soviética no Reischstag

Documentos incriminadores contra Freisler como advogado

1-  Freisler no banco dos réus: por insulto e abuso contra a forma republicana de governo, transgressão e violação da paz (1926-1931)

 

2- Freisler como um inimigo do Estado de Direito e a favor do Direito Nazista em Hesse (1929-1933)

Ação policial contra Roland Freisler na Prússia: trecho do Despacho StA MR 165, nº. 3982, Vol. 9, pp 476

Roland Freisler durante a sua formação em Kassel trabalha com os advogados Theodore e Alfred Dellevi – ambos cidadãos alemães de fé judaica –  a partir de 13 Fevereiro 1924, juntamente com seu irmão mais novo, Oswald, que já havia se estabelecido como advogado em Kassel. Entre os irmãos havia uma clara divisão de trabalho: Oswald era especialista em direito civil e Roland Freisler em direito penal. Quanto se converteu ao Nacional Socialista, na primeira hora, Freisler passou a defender os inúmeros casos criminais dos membros de alto perfil do Partido Nazista (NSDAP ) – principalmente das SA – que passaram a ter uma participação mais ativa nas batalhas e arruaças de rua, mas, sobretudo, por difamações e abusos contra os adversários políticos e uma oposição ferrenha contra a democracia incipiente da República de Weimar. Freisler rapidamente se tornou um “advogado de celebridades” do nacional-socialismo em Hesse, que muitas vezes representava-os, mas também aos bandidos das SA, com considerável sucesso no tribunal. Desta forma, foi ganhando proeminência junto aos nazistas como um ”grande jurista”. (…)

Fontes:
http://pt.metapedia.org/wiki/Roland_Freisler & apêndices

 

Luis Nassif

0 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador