Com apoio de autoridades, velha imprensa trata Lula como troféu de caça, por Joaquim de Carvalho

Eles comemoraram a condenação de Lula

Depois da selfie, jornalista vai à prisão para mostrar onde Lula, segundo ele, vai ficar: “se beber muita água, a direção corta”

do Diário do Centro do Mundo

Com apoio de autoridades, velha imprensa trata Lula como troféu de caça

por Joaquim de Carvalho

O governo do Estado do Paraná, chefiado pelo réu em ação de improbidade Beto Richa, abriu as portas do Complexo Médico-Penal de Pinhais, para mostrar ao repórter Germano de Oliveira a cela onde Lula, segundo a revista, vai ficar.

É um local encardido, com aparência de mal cheiroso, pequeno.

A abertura da penitenciária revela a indigência das autoridades que ocupam postos de comando no Brasil. O objetivo é escrachar uma liderança política que tem quase 40% das intenções de voto no primeiro turno das eleições deste ano e venceria qualquer candidato em um segundo turno.

O repórter que fez a reportagem para a IstoÉ, Germano de Oliveira, faz de Lula a única pauta da sua vida. Em 2014, quando trabalhava em O Globo, Germano escreveu que Lula e Marisa poderiam passar o Reveillon no triplex do Guarujá.

O casal não só não passou o Reveillon lá como não pernoitou uma única noite no imóvel. Motivo óbvio: não era deles.

Quando fez a reportagem, Germano usou a imagem de Lula e Marisa no Reveillon do triplex do Guarujá não para falar de corrupção ou lavagem de dinheiro, mas para mostrar que o casal estaria sendo beneficiado no cronograma de construção da OAS/Bancoop, responsável pelo imóvel.

A informação era para mostrar que outros donos de cota nos condomínios bancados pelo consórcio estariam sendo passados para trás. A reportagem registra que o casal Lula da Silva era dono de cota no condomínio — o que é correto, mas não do triplex.

Na interpretação da Lava Jato, a imagem usada pelo jornalista se tornou fato verídico,  e que Lula e Marisa planejavam o Reveillon no Guarujá.

A farsa ganhou corpo em janeiro de 2017, quando saiu da boca de Leo Pinheiro, ex-presidente da OAS, que Lula havia solicitado em janeiro de 2014 que o apartamento ficasse pronto até o Reveillon daquele ano.

A reportagem de Germano e a declaração de Leo Pinheiro foram para os autos do processo conduzido por Moro e o resultado é o que todos conhecem: Lula condenado a 9 anos e seis meses de prisão, com a pena elevada pelo TRF-4 a 12 anos e 1 mês. Moro cita a reportagem como um evidência de que o apartamento era mesmo de Lula.

Com a condenação de Lula confirmada pelo TRF-4, Germano fez uma self com outros quatro jornalistas, para se vangloriar:

— Os cinco jornalistas que fizeram a diferença na cobertura da Lava Jato, que acabará levando Lula para trás das grades. Da esquerda para a direita: Vladimir Neto, da TV Globo; Ricardo Brandt, do Estsdao; André Guilherme, do Valor; este que vos fala Germano Oliveira, da ISTOE; e Flávio Ferreira, da Folha de S.Paulo. Faltaram outros grandes repórteres como Fausto Macedo, do Estadao, Cleide Carvalho, do Globo. Essa turma eh da pesada e se reuniu hoje na sede do TRF4, em Porto Alegre, quando os desembargadores condenaram Lula por 3 a 0 a 12 anos e 1 mês de cadeia. Ainda da psra (sic) confiar na Justiça — escreveu ele.

Nesta semana, Germano  conta, pelas páginas da IstoÉ, como é atrás das grades, “local em que o petista irá dormir — uma cela de 12 metros quadrados (…) “:

A cela, com uma janela e porta em aço, conta com um vaso sanitário no chão (o chamado boi), com pouca privacidade, e um tanque com torneira. Os agentes penitenciários asseguram que é possível bebê-la sem sobressaltos – a água, fornecida pela Sanepar, esclarecem, é potável. Mas se Lula exagerar no consumo, não tem conversa: a água será cortada.

Jornalistas sérios trabalham com fatos de interesse público. Qual o interesse público nesta descrição?

Isto é parte do linchamento, parte de um roteiro cujo desfecho jornalistas como Germano já escreveram. Lula é um troféu de caça.

Que o jornalismo brasileiro, moldado pelo padrão ético da Globo, aja assim, nenhuma surpresa. Mas é estarrecedor que, ao lado de linchadores, se coloque ministros como Édson Fachin, indicado por Dilma Rousseff ao Supremo Tribunal Federal.

Ele negou habeas corpus pedido pela defesa de Lula, o que já era esperando, tendo em vista sua posição a favor da prisão após a condenação em segunda instância.

Mas, ao decidir que o mérito da decisão caberá ao plenário do Supremo, ele deu a oportunidade para uma decisão que permita aos veículos de comunicação a imagem que querem exibir como troféu: Lula sendo preso.

É que Fachin poderia submeter sua decisão à segunda turma do STF, da qual faz parte, onde o HC, pela posição dos ministros Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Celso de Mello, certamente seria concedido.

No plenário do Supremo, a concessão do HC também é provável, já que, dos onze ministros do STF, seis já manifestaram posição contrária a prisão a partir da decisão em segunda instância: Celso de Mello, Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Rosa Weber.

Porém a artilharia está centrada em Rosa Weber. “Ela pode mudar de posição”, repete diariamente Merval Pereira, o principal comentarista de política da Globonews e da CBN, além de colunista de O Globo.

O jogo da mídia comercial é pesado e, a prevalecer sua pressão, o Judiciário como instituição se reduzirá ao tamanho de uma editoria do jornal O Globo.

Juízes ganham muito acima da média (nem precisaria do artifício do auxílio-moradia) e não podem ser demitidos. A sociedade, através da Constituição e das leis, aceita conceder-lhe vantagens para que não precisem se curvar ao poder. E, neste caso, não é o poder político, mas de quem se comporta como dono desse e de todos os outros poderes.

Fachin, ao submeter sua decisão ao plenário do STF e não à segunda turma do Supremo, agradou a esse poder e colocou Rosa Weber na linha de tiro.

 

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

Lourdes Nassif

Redatora-chefe no GGN

View Comments

  • Essa implacável perseguição a
    Essa implacável perseguição a Lula me faz lembrar do conluio midiático na invasão do Iraque, com uma enxurrada de notícias fakes sobre armas de destruição em massa.

    Ultimamente tenho pensado sobre a perseguição dos EUA ao Partido Baath que, como sabermos, era secularista e com pendor socialista. Destruido o baathismo, o espaço vazio foi ocupado pelo fundamentalismo islamico a ditadura teocrática.

    É que vejo muita semelhança entre o modus operandi dos EUA no Oriente Medio, Africa(Libia, Nigéria..) para se apossar das riquezas deste pais e o que se passa no Brasil e América Latina....tais paises hoje continuam sendo produtores de riquezas mas nada que beneficie o povo: empregos e lucros servem apenas as matrizes das grandes corporações, enquanto o povo se digladia...e morre à míngua, sem merecer piedade por parte do mercado.

    Com estas guerras, sejam elas de modo convencional com uso de misseis ou hibrida sob a desculpa de combate a corrupção, os EUA tem se dado muito bem, conforme blog O Cafezinho os EUA já fatuaram dezenas de bilhões de reais graças a Lava Jato, isso porque a Lava Jato levou ao poder um fantoche a serviços dos EUA e grandes corporações.

    Assunto importante mas que não tem merecido a devida atenção, o assunto só veio a tona quando o FBI confessa que atuou na Lava Jato mas esse grave fato já caiu no esquecimento. Os EUA são mentores da Lava Jato....o juizeco é apenas operador....os brasileiros e Institituições e midia são operadores da inteligencia americana. Fato:

    Somos mesmo um povo que não sabe de nada sobre sua propria realidade, conforme apontou pesquisa somos o segundo povo que menos sabe o que se passa na frente do seu proprio nariz, enfim, graças a Globo somos um pais fake, com Justiça fake...com governo fake...com imprensa fake...

    Que tal um levantamento comparativo entre a perseguição dos EUA ao baathismo e ao lulismo, claro, guardadas as diferenças de cada caso e a realidade dos paises envolvidos.....

  • "É que Fachin poderia

    "É que Fachin poderia submeter sua decisão à segunda turma do STF, da qual faz parte, onde o HC, pela posição dos ministros Ricardo Lewandowski, Dias Toffoli, Gilmar Mendes e Celso de Mello, certamente seria concedido.

    No plenário do Supremo, a concessão do HC também é provável, já que, dos onze ministros do STF, seis já manifestaram posição contrária a prisão a partir da decisão em segunda instância: Celso de Mello, Marco Aurélio Mello, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Rosa Weber."

     

    Quem escreveu isso é de uma inocência incrível, já que esses dois ministros já voltaram casuisticamente atrás em seus posicionamentos em outras oportunidades.

  • togas, togados, canalhas, canalhices.

    ENQUANTO ISSO, ALI NUM DOS DO MUITOS COVIS ONDE "BANDIDOS DE TOGAS" SE REUNEM PARA DAR ATESTADOS DE BONS ANTECEDENTES, HABEAS CORPUS, PRESCRIÇÃO DE ROUBALHEIRAS DE GRANA PUBLICA, E OUTRAS CANALHICES, AOS SEUS AMIGOS E COLEGAS DE BANDIDAGENS, OS VERDADEIROS BANDIDOS DA POLÍTICA:>>>>>>>>>>

    https://www.facebook.com/photo.php?fbid=1985298318459049&set=p.1985298318459049&type=3&theater

    A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu o arquivamento de um inquérito que investiga o senador José Serra (PSDB-SP). A investigação, baseada na delação premiada de Joesley Batista e de outros executivos da J&F, apura se Serra deixou de declarar à Justiça Eleitoral parte das doações recebidas para abastecer a campanha à Presidência da República de 2010. 

    Raquel Dodge afirmou que o prazo de prescrição para o crime é de seis anos, ou seja, já está esgotado. A relatora do caso é a ministra Rosa Weber, que decidirá se atende ao pedido ou não. A praxe no Superior Tribunal Federal (STF) é aceitar as solicitações de arquivamento feitas pela Procuradoria-Geral da República.

    https://www.conversaafiada.com.br/politica/escandalo-dodge-tira-serra-da-cadeia

    No mesmo dia da condenação de Lula sem provas, a procuradoria-geral da República pediu o arquivamento de uma das ações da JBS em que o senador José Serra (PSDB-SP), um dos articuladores do golpe, é citado;

    José Serra foi o responsável pelo projeto de entrega do pré-sal e foi acusado de receber R$ 52,4 milhões em propinas, dos quais R$ 23 milhões na Suíça;

    A denúncia foi feita pelo delator Pedro Novis, ex-presidente da Odebrecht;

    Para a PGR, o caso Serra prescreveu;

    A questão é: a lei é igual para todos?

    Durante seu voto no TRF4, o DESEMBARGADOR VICTOR LAUS destacou que Lula "não está acima do bem e do mal" e ainda que "A LEI É PARA TODOS".

    Será?

    https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/338620/Pode-vomitar-PGR-arquiva-a%C3%A7%C3%A3o-contra-Serra.htm

     

    28 IMAGENS QUE MOSTRAM OS CORRUPTOS POR TRÁS DOS ATOS CONTRA DILMA

    https://falandoverdades.com.br/34-imagens-que-mostram-os-corruptos-por-tras-dos-atos-contra-dilma/#at_pco=smlwn-1.0&at_si=5a4bfc5aaf9f3086&at_ab=per-2&at_pos=0&at_tot=1

    https://falandoverdades.com.br/pgr-atrasa-inquerito-de-aecio-por-mais-2-meses/

    ·         JANOT, (PGR que TEMER substituiu), disse sobre Temer:

    “O BANDIDO que se esconde atrás do MANTO POLÍTICO não é político, é bandido”,

    mas poderia ter acrescentado:

    O BANDIDO que se esconde atrás da TOGA, não é magistrado, é bandido.

    ·         A DRA. ELIANA CALMON TINHA MUITA RAZÃO QUANDO DISSE QUE MUITOS DE

    SEUS COLEGAS DE PROFISSÃO E DE CARGOS SÃO "BANDIDOS DE TOGAS"

    https://www.youtube.com/watch?v=wHKIErwmG-4

    https://www.youtube.com/watch?v=l2QhigH5iUM

    http://www.correiocidadania.com.br/antigo/ed296/politica.htm

  • Velha imprensa
    A foto dos joios do jornalismo brasileiro, quanta maldade e ódio, não podem ser chamados nem de animais, pois os animais têm o instinto superior à estes insetos.

    Os servos da mídia fascista, são repugnantes, a vida se encarregará destes lacaios.

  • Joseph-Ignace Guilhotin

    Joseph-Ignace Guilhotin sugeriu o uso de um dispositivo para cortar a cabeça de condenados. Esse dispositivo passou a ser chamado de guilhotina em "homenagem" ao seu nome. Seus familiares ficaram tão horrorizados que mudaram o  sobrenome. Monsieur Guilhotin teria sido executado na guilhotina. Oliveira é um sobrenome muito comum entre nós, também em Portugal, o que dispensa qualquer mudança de identificação em familiares envergonhados. Mas tenho esperança de que no futuro, quando o Direito voltar a vigorar, algum Germano entre numa cela para reportar, e fique nela trancafiado.

Recent Posts

EUA não reconhecem Palestina como Estado no Conselho de Segurança da ONU

Para o vice-embaixador dos EUA na ONU, Robert Wook, cabe aos israelenses uma negociação com…

8 horas ago

Em agenda na Colômbia, Lula sugere a retomada da Unasul

Integração sul-americaana poderia gerar avanço além da esfera econômica; Brasil deixou a Unasul em 2019,…

9 horas ago

Justiça fecha escolha de jurados para julgamento de Trump

Seleção para suplentes será retomada em Nova York na sexta-feira; ex-presidente enfrenta 34 acusações criminais

10 horas ago

Google demite funcionários que demonstraram apoio a Gaza

Empresa justificou a ameaça de ocupação como violação inaceitável das políticas do Google; trabalhadores dizem…

10 horas ago

Petro recebe Lula e propõe aliança estratégica para alavancar a América Latina

Em agenda oficial de Lula na Colômbia, mandatários discutiram o fortalecimento da cooperação bilateral em…

11 horas ago

CIA, a principal ferramenta do ‘Estado profundo’ americano, por Valdir Bezerra

No final das contas, temos uma situação em que a CIA é quem acaba controlando a…

11 horas ago