Como os jornais reagiram às denúncias contra Eduardo Cunha

Cintia Alves
Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.
[email protected]

Dos três principais veículos impressos do País, apenas a Folha teve coragem de pedir, em caso de o deputado federal virar réu no STF, seu afastamento do comando da Câmara

Jornal GGN – De todos os fatos importantes que ocorreram na quinta-feira (20), a denúncia que a Procuradoria Geral da República encaminhou ao Supremo Tribunal Federal contra o deputado Eduardo Cunha (PMDB), por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no âmbito da Lava Jato, foi o que ganhou destaque em quase todos os veículos da imprensa brasileira.

Uma questão foi levantada a partir da constatação de que Cunha pode vir a ser réu diante do Supremo em algumas semanas: deve o terceiro nome na linha de sucessão presidencial permanecer no comando da Câmara quando o processo penal for iniciado? Cunha já disse que é possível. E o que disseram nos espaços de opinião os principais jornais impressos do País?

A leitura de Folha de S. Paulo, Estadão e O Globo revela que apenas o primeiro veículo teve coragem de defender que Eduardo Cunha seja afastado da presidência da Câmara se o STF julgar que existem “elementos suficientes para receber a denúncia” do procurador-geral, Rodrigo Janot. Para o jornal dos Frias, isso evitará dúvidas sobre o uso da Câmara para atrapalhar as investigações e manterá a imagem da Casa distante do “banco dos réus”.

“Sem que haja ordem judicial em sentido diverso – nem mesmo se formulou pedido dessa natureza –, Cunha pode tomar a decisão que considerar mais adequada politicamente. À diferença de Severino Cavalcanti [ex-presidente da Câmara acusado de cobrar mensalinho de um empresário], o peemedebista não deixou de ter ascendência sobre a maior parte de seus colegas.

A situação será outra, no entanto, se o plenário do STF julgar que existem elementos suficientes para receber a denúncia, dando início ao processo penal.

Nessa hipótese, para que seus atos não mereçam sempre dupla interpretação e para que a imagem da Câmara dos Deputados não se confunda com a de uma figura no banco dos réus, Eduardo Cunha precisará deixar o comando da Casa. Espera-se que ele e seus pares tenham consciência disso”, publicou a Folha.

Já o Estadão trouxe na página que comporta opiniões sobre diversos assuntos ao menos três pautas que dizem respeito ao PT: a falta de reação de Dilma Rousseff diante da crise; o modo como o PT reagiu à fala de FHC sobre a presidente ter a “grandeza” de renunciar, e a restrição à Avenida Paulista aos domingos, encampada pelo prefeito Fernando Haddad. Nenhuma linha denotando qual o posicionamento do veículo diante da denúncia de Cunha na Lava Jato.

Sobrou para a colunista Eliane Cantanhêde dizer algumas palavras ásperas sobre o deputado. Por exemplo, que, “há décadas, desde que Cunha despontou na política, já enrolado em maracutaias, sabe­-se que ele é bastante polêmico e, de santo, não tem nada.”

Cunha, dessa vez, foi acusado de cobrar pessoalmente, em 2011, cerca de 5 milhões de dólares em propina para não atrapalhar os negócio da Petrobras com uma empresa fornecedora de navios sonda. A denúncia da PGR traz detalhes sobre o local, o horário, o veículo usado e as pessoas que Cunha encontrou no Rio de Janeiro para tratar da transação financeira. Ele ainda teria articulado o recebimento de dinheiro sujo por meio de uma igreja evangélica.

“(…) contra fatos não há argumentos, e os fatos envolvendo Eduardo Cunha parecem muito bem embasados. São milhões de dólares de empresas que têm contratos com a Petrobras que passearam por contas no exterior, por notas frias e até por igrejas e foram parar nas contas de Cunha e de Collor”, publicou Cantanhêde.

“A chance de Cunha manter a presidência da Câmara é zero”, apostou a colunista, “mas todo mundo já sabe como ele é e como ele age. Ele vai gritar, espernear e usar a metralhadora giratória antes de cair”, advertiu. “E, certamente, não cairá sozinho”, projetou, parecendo mais preocupada com o que isso traz de resultado para a crise do governo Dilma.

O Globo, por sua vez, desenrolou em alguns parágrafos as expectativas que se criaram em torno da denúncia de Cunha. E, ao final do editorial, desejou que instituições mantenham-se em pé diante do possível estouro do deputado, propenso a retaliações.

Assim como o Estadão, o jornal fluminense não respondeu à questão: Cunha deve ou não se afastar da presidência da Câmara?

“O estilo pessoal de Eduardo Cunha — ele avisa, sintomaticamente, que não renuncia à presidência da Câmara — aconselha cautela em comemorações antecipadas. O político desce a ladeira do prestígio e do poder (…), mas isso não significa que ainda não possa causar estragos no Congresso. O melhor é que assim não seja, diante da densa zona de turbulências econômicas por que passa o país, algo também capaz de tumultuar o ambiente político.”

Cintia Alves

Cintia Alves é graduada em jornalismo (2012) e pós-graduada em Gestão de Mídias Digitais (2018). Certificada em treinamento executivo para jornalistas (2023) pela Craig Newmark Graduate School of Journalism, da CUNY (The City University of New York). É editora e atua no Jornal GGN desde 2014.

11 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Esperava algo de diferente?

    Esperava algo de diferente? Aqui em Minas o jornalão dos mineiros foi completamente superficial. Já a Rádio de Minas deu a reportagem em chamada no jornal da manhã mas deixando um viés de que poderia ser algo para exclusivamente beneficiar o Palacio do Planalto.

  2. Cumplicidade total

    Cunha, melhor, cunhas são cúmplices do pig. Eles nem tentam mostrar dignidade e estão sempre ao lado dos demostenes e cunhas da política. E tem quem acredite neles, o que é incrível. aquela turma de bobo que foi as ruas contra a corrupção mas que vive lendo esta poracaria e nela se mira. Estes bobos são corruptos por osmose.

    Mas nada de novo: o pig é bandido.

  3. O e.m. minas

    O jornal Estado de Minas moribundo e inacreditavelmente cretino e corrupto dá em manchete:  

    “Janor diz que Eduardo Cunha “pressionou” empreiteira Schahin”

    É tudo. Que lástima! Que falta de vergonha na cara! Que bandidagem do jornal! Morre, mas espalhando merd…..

  4. PIG ficou nú

    O homem que ia apear os Petralhas do poder, é mais sujo que puleiro de pato. Nem Javé o salva, talvez o Silas Malafaia, quem sabe, pelo menos para seu rebanho de idiotas. O PT, no desvariu da governabilidade, igualou-se a oposição, nem uma depuração, ampla geral e irrestrita, o salvará da pecha de partido de corruptos. Resta o legado da inclusão social, que se não expurgado os corruptos de nada adiantara, cumplices, liadose funcionarios do lider do PT na Câmara dos Deputados, o deputado José Nobre Guimarães, játão condenados em segunda instancia. Quem o blindará? Foi salvo com os”dolares na cueca”, para ser usado como moeda de acusação pelo grilheiro Tasso Jereissati. Tasso com a familia mergulada na Zelotes, não tem mais interesse. Seu fim como o do Eduardo Cunha está próximo.

  5. jesus.com

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/230233-em-nome-de-jesuscom.shtml

    …………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………….

    “…Como pessoa física, Cunha detém nada menos que 284 domínios. O latifúndio virtual integra um plano imodesto, anunciado pelo deputado, de “criar um mundo evangélico na internet”…”

  6. O Globo, Estadão e a oposição

    O Globo, Estadão e a oposição também, ainda acalentam o sonho de que o Cunha coloque a Dilma pra fora do governo, só por isso eles não caem de pau em cima do ainda presidente da Câmara. 

    Por sua vez, o Cunha diz que não vai retaliar nada e ninguém. Alguém acredita? Ele sempre faz o contrário do que diz para a imprensa. Todos sabem que retaliar o governo e tudo que venha dele agora é a razão da vida dele.

  7. E ……………………..

    Os midiotas que foram às paseatas em SP, porando faixas cujos dizeres eram – “Somos cunha”, agora com que cara ficam ???

    Aliás, estes individuos têm cara ???????

    ANALFAS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  8.  
    Cristina Kirchner defende

     

    Cristina Kirchner defende Lula e Dilma e fala em ‘conspiração’ no continente Postado em 21 de agosto de 2015 às 1:40 pm (…) FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.diariodocentrodomundo.com.br/essencial/cristina-kirchner-defende-lula-e-dilma-e-fala-em-conspiracao-no-continente/ LÁ VEM O MATUTO QUE SENTE CHEIRO DE GOLPE DESDE O DIA EM QUE NASCEU EM PINDORAMA … Ainda sobre golpismo descarado!E de natureza midiático-jurídica! A irresponsável ‘Rainha da Febre Amarela’ Eliane TUCANêde *afirmou:“Esse entusiasta e festivo ato de apoio dos sindicalistas ao Eduardo Cunha fez lembrar ato semelhante produzido por esses mesmos manifestantes em defesa do José Dirceu, lá no início do Mensalão!A mudança mais discernível foi na versão do grito de guerraa:‘Cunha guerreiro do povo brasileiro!’Em vez de ‘Dirceu guerreiro do povo brasileiro!’” *diatribe proferida na edição de 21/08/2015 do programa ‘GloboNews em Pauta’!Ignomínia canalha, iníqua e covarde! RESCALDO:“eu vi a hora de jogar o aparelho de televisão janela abaixo!E o eletrodoméstico ligado!Somente não cometi o ato em função da possibilidade de ferir algum(a) inocente!Em nível do solo!” É a impunidade, estúpido! Saudações democráticas, progressistas, civilizatórias, ecumênicas, nacionalistas, antigolpistas e antinazifascistas, Messias Franca de MacedoFeira de Santana, BahiaBrasil – em homenagem ao honesto, leal, generoso, sapiente e impávido povo trabalhador brasileiro! 

  9.  
    … MAIS UM

     

    … MAIS UM NAZIFASCIGOLPISTA TOGADO VOLTA A ENTRAR EM CAMPO!
    Ou, da Série ‘on time’!

    Ah nazifascistas, terroristas, [mega]corruptos de merda cheirosa!

     

    … Ou, sai [eduardo] ‘CU(nha)’ do ‘Aécio Furnas Forever’, e entra “o supremo” gilmar DANTAS do mesmo Aécio ‘Never’ – o “Ô candidato” fragorosamente derrotado do ‘AeroPÓrto [Arquivado (sic)] da Fazenda do Titio’!…

    Ah “rebanho” de sacripantas!…

     

    http://www.brasil247.com/images/cache/1000×357/crop/images%7Ccms-image-000452235.jpg

     

    #####################################

    GILMAR PEDE INVESTIGAÇÃO DA CAMPANHA DE DILMA

    O ministro Gilmar Mendes determinou nesta sexta (21) que a Procuradoria Geral da República apure eventuais crimes relacionados à campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff; segundo ele, há “vários indicativos” de que a campanha e o PT foram financiados por propina desviada da Petrobras; “Há vários indicativos que podem ser obtidos com o cruzamento das informações contidas nestes autos de que o PT foi indiretamente financiado pela sociedade de economia mista federal Petrobras. Somado a isso, a conta de campanha da candidata também contabilizou expressiva entrada de valores depositados pelas empresas investigadas”, afirma

    21 DE AGOSTO DE 2015 ÀS 20:54

    (…)

     

    FONTE: http://www.brasil247.com/pt/247/brasil/193920/Gilmar-pede-investiga%C3%A7%C3%A3o-da-campanha-de-Dilma.ht

Você pode fazer o Jornal GGN ser cada vez melhor.

Apoie e faça parte desta caminhada para que ele se torne um veículo cada vez mais respeitado e forte.

Seja um apoiador