Congresso debate cobertura midiática sobre meio ambiente

Enviado por alfeu

Do Envolverde

Começa hoje o Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental

O mundo em transição é um fato, mudanças nas tecnologias, nos biomas, na economia, no clima. E os jornalistas em meio a tanta transformação?

Vivemos um “mundo em transição”. E este é o tema que conduz os debates do VI Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental (VI CBJA). Acontece no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, entre os dias 20 e 22 de outubro, com organização da Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental e Instituto Envolverde.

O CBJA é o principal evento para jornalistas e profissionais de comunicação  que atuam com pautas ambientais e de sustentabilidade no Brasil. A cada dois anos, reúne profissionais de todo o país para um diálogo aberto sobre a cobertura ambiental realizada no Brasil e uma atualização sobre temas fundamentais para o desenvolvimento sustentável. O evento também reúne pesquisadores da área de jornalismo ambiental em uma mostra científica reconhecida no cenário acadêmico.

Pautas

Nestes três dias, mesas de diálogo vão avaliar a cobertura da mídia sobre as pautas da sustentabilidade, como: “Mudanças climáticas e a pauta da COP 21”, “Resíduos sólidos e o desafio do século XXI” e “Crise de abastecimento de água: a pauta da urgência”. Já as rodas de conversa priorizam um olhar sobre as mudanças no ambiente jornalístico: “A era da desinformação – a manipulação da opinião pública através da web” e “De que jornalismo o amanhã precisa?” reúne jornalistas que estão refletindo e experimentando nas fronteiras do fazer jornalístico. Um diálogo de peso também está prometido na mesa “Convergência de mídias e novos negócios no jornalismo”, que traz a criatividade e o empreendedorismo de figuras como Gustavo Faleiros (Earth Journalism Network e Infoamazônia.org), Ricardo Voltolini (Ideia Sustentável) e Bruno Torturra (Fluxo), com mediação de Dal Marcondes (Envolverde).

Renomes 

Outros debates sobre jornalismo investigativo, movimentações da legislação ambiental e jornalismo ambiental nas cidades também marcam presença, trazendo a experiência de nomes como Luciano Martins Costa (Observatório da Imprensa), Maria Zulmira (Planetária/criadora do Repórter Eco), Natália Viana (A Pública), Mario Osava (Inter Press Service), Sérgio Lírio (Carta Capital) e Liana John (Camirim Editorial, cinco vezes agraciada pelo  Prêmio de Reportagem sobre Biodiversidade da Mata Atlântica).

A abertura fica por conta do testemunho corajoso de Lúcio Flávio Pinto (Jornal Pessoal), que chama a atenção para a linha de frente: “Eu sou da linha de frente e nunca vou sair. Porque isso dá uma qualidade única ao Jornalismo entre todas as Ciências: o ‘eu vi’, o ‘estar na hora certa, no lugar certo’. Vivência. É isso que falta para o jornalismo hoje”, ele adianta.

Depois de três dias de reflexão e crítica, a palestra de André Trigueiro (editor-chefe do Cidades e Soluções/Globo News) promete encerrar o VI CBJA com uma boa dose de entusiasmo. Trigueiro foi premiado mais de 20 vezes pelas suas reportagens e é hoje a maior referência brasileira no jornalismo ambiental televisivo. Ele divide com o público as inspirações de quem enxerga caminhos e papeis estratégicos para o Jornalismo neste cenário de um “Mundo em Transição”.

O VI CBJA conta com o patrocínio de Tetra Pak,  Itaipu Binacional, Correios, Agência Nacional de Águas (ANA) e Fundação Banco do Brasil.

VI Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental

Dias 20, 21 e 22 de outubro de 2015

Local: Sesc Vila Mariana – Rua Pelotas, 141, Vila Mariana, São Paulo

Inscrições gratuitas e informações: jornalismoambiental.org.br

Redação

Redação

Recent Posts

Avança no CCJ projeto para vetar benefícios sociais de invasores de imóveis

Condenados por invasão de propriedades também não poderão participar de programas do governo ou assumir…

43 minutos ago

Tarifa para o aço “fortalece indústria e preserva emprego”, diz Alckmin

Vice-presidente e ministro diz que medida para reduzir importações fortalece setor importante e que está…

2 horas ago

PF tem aval para aprofundar investigação sobre vacina de Bolsonaro

Autorização foi concedida por Alexandre de Moraes, para esclarecer se ex-presidente apresentou cartão da vacinação…

2 horas ago

Camex estabelece cota de importação para itens de aço

Tarifa dos itens vai sofrer aumento de 25% quando cotas forem ultrapassadas; medida não deve…

3 horas ago

Analistas dizem que Tesla virou de Cinderela a um conto de terror

Tesla enfrenta a concorrência de marcas americanas e chinesas. Os gracejos de Musk transformaram-se em…

3 horas ago

Governo estuda estender crédito para reformas residenciais

Em café com jornalistas, Lula falou sobre políticas de crescimento e projetos do governo e…

3 horas ago